Gol Experimenta a Tecnologia de Embarque em Voos com Reconhecimento Facial

Gol 01

O Aeroporto Internacional de Brasília é considerado o maior centro de conexão de voos domésticos do Brasil, e experimenta a tecnologia de reconhecimento facial, da qual dispensa apresentação de documento de identificação e cartão de embarque dos passageiros.

Gol

No entanto, a Companhia Gol Linhas Aéreas participa do programa Embarque + Seguro do Governo Federal, onde representa a iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, com parceria com Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Porém, este programa já foi testado em 5 aeroportos: Congonhas (SP), Belo Horizonte (Confins), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).

Entretanto, o programa Embarque + Seguro foi testado pela companhia aérea GOL e outras cia aéreas em 157 voos, apresentando mais de 2.641 passageiros voluntários.

Reconhecimento Facial – Comunicado

‟Os testes do Embarque + Seguro começaram em outubro do ano passado e serão encerrados no próximo mês de setembro. Em Congonhas, Santos Dumont e Confins, o programa permanece em execução e , em Salvador e Florianópolis, a tecnologia está sendo atualizada. Após esse período, vamos focar nas tratativas para a implementação definitiva nos principais aeroportos do País”, anuncia o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

Contudo, o objetivo do processo de embarque nos aeroportos deverá ser mais eficiente, ágil e seguro, porém, no presente momento estão sendo medidos nos pilotos diversos indicadores, como por exemplo a redução no tempo em filas, o acesso à sala de embarque e à aeronave, além dos custos de operação.

‟Caminhamos para um embarque ainda mais ágil e totalmente seguro em todos os aeroportos do País. Além de a medida ser seguro do ponto de vista sanitário ao dispensar o manuseio de papéis durante a pandemia, o reconhecimento facial permite a identificação precisa dos passageiros em poucos segundos”, destaca o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

A Gol, que nasceu com o DNA de inovação e tecnologia, investe continuamente em parcerias, produtos e serviços que melhorem a experiência e otimizem o tempo dos clientes. Esta iniciativa do Embarque + Seguro vai trazer mais comodidade e Segurança na jornada dos nossos clientes no aeroporto, diz José Luiz de Oliveira Belixior Junior, diretor de Operações Aeroportuárias.

Como Funciona o Embarque em Voos com Reconhecimento Facial?

Inicialmente, no momento de realizar o check-in no aeroporto, o passageiro acaba sendo convidado a participar do Embarque + Seguro. No entanto, após aceitar, o passageiro irá receber uma mensagem em seu celular onde deverá solicitar autorização para obtenção de seus dados (CPF e foto).

Depois do consentimento do passageiro, o atendente de aeroporto, irá utilizar o aplicativo do Serpro, onde realizará a validação biométrica do cidadão, comparando assim os dados e a foto, tirada na hora, com bases governamentais.

Quando estiver correto a validação, o passageiro fica aprovado para ingressar ao embarque na aeronave, passando pelo ponto de controle biométrico, da qual faz a identificação por meio de reconhecimento facial, por isso, não será necessário apresentar o documento e bilhete aéreo.

Leia também: Você quer ser um Agente de Aeroporto em 2021? Siga as Dicas do CEAB!

Leia também: Ensino à Distância para Comissários: Por que devo Fazer?

Agente de Aeroporto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *