GRU libera pista para os gigantes 747-800 e A380

A concessionária GRU Airport, responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar os “gigantes” Boeing 747-800 e Airbus A380, atualmente as maiores aeronaves comerciais do mundo.

A liberação foi publicada nessa quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.

Guarulhos, apesar de ser o maior terminal nacional em movimento de passageiros, foi apenas o segundo aeroporto do Brasil a receber o certificado para receber os grandes jatos.

Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), está liberado para receber as aeronaves desde novembro de 2014 – a companhia aérea alemã Lufthansa já para o RJ com os Boeing 747-800.

GRU é autorizada pela ANAC

A ANAC liberou GRU para receber os novos jatos após a concessionária concluir todas as obras de adaptação no aeroporto para poder receber os aparelhos, que podem desembarcar com mais de 400 passageiros.

Para isso, o terminal conta com pontes de embarque especiais para aeronaves de dois andares e uma série de mudanças na pista e na área de táxi para poder manobrar e estacionar os aparelhos de grande porte com segurança e de forma eficiente.

E um A380 já está a caminho do Brasil.

O pouso de um aparelho da companhia Emirates Airlines está programado para o dia 14 de novembro.

A aeronave, porém, vem apenas para celebrar os oito anos da operação da empresa no mercado brasileiro.

Em seguida, o voo São Paulo – Dubai será retomado pelo Boeing 777.

Fonte: Airway