Cursos à distância podem ser uma excelente oportunidade para entrar no mercado de trabalho, ou mesmo mudar de carreira. Eles são cada vez mais procurados pelos alunos porque oferecem inúmeras vantagens.
Uma das mais elogiadas é a economia de tempo, ao liberar os estudantes da necessidade de fazer deslocamentos diários.

Além de livrar todo mundo do trânsito, é graças à chamada EAD (educação à distância) que muitos moradores de cidades menores podem ter acesso a certos cursos que não existem presencialmente perto deles.

Há ainda outros pontos positivos, como a flexibilidade de horário — você pode estudar de madrugada se preferir, fazer viagens de trabalho sem ficar com faltas — e a redução de gastos com despesas de transporte e alimentação fora de casa. Outra vantagem é o fato de o próprio aluno ditar seu ritmo de estudos: você pode repetir a videoaula de um assunto que achou mais complicado ou passar mais rapidamente por um assunto que domina bem, sem precisar esperar pelo ritmo dos colegas.

Contudo, para ter sucesso no ensino à distância é preciso tomar alguns cuidados antes e durante o curso. Organizamos neste guia 10 atitudes infalíveis para que você se dê bem com a modalidade. As 3 primeiras você deve tomar antes mesmo de começar seus estudos; já as 7 seguintes te mostram como trilhar esse caminho de forma tranquila, com qualidade de vida e bom aproveitamento. Aproveite!

Cuidados para antes de começar o curso à distância

1. Escolha uma instituição confiável

O ensino à distância está cada vez mais difundido no Brasil, sendo aceito sem problemas nos meios acadêmicos e no mercado de trabalho. Mas você precisa escolher com cuidado a instituição em que vai se matricular. Se vai investir tempo e dinheiro em um curso, que seja um de qualidade e reconhecido.

2. Conheça o método

Antes fechar a matrícula, procure saber como é dado o curso que você quer. Quais são os materiais usados? Livros, apostilas, videoaula, chats, conferências, softwares interativos? Tente se familiarizar com os programas que o curso requer antes mesmo de iniciar as aulas.

3. Resolva questões técnicas

Se você deseja fazer EAD, provavelmente já tem um computador disponível para seus estudos. Mas antes de começar de fato, cheque também se sua banda de internet é suficiente para as necessidades do seu curso. Não há nada pior do que deixar de completar uma atividade por problemas de conexão.

Como se organizar para aproveitar da melhor forma possível cursos à distância

1. Prepare seu espaço

Você não vai a uma instituição de ensino, mas precisa de um espaço só para estudar. Por isso, escolha um cantinho da casa onde consiga se concentrar. O local deve ter boa luminosidade, além de cadeira e mesa confortáveis. O ideal é que o ambiente escolhido seja o mais isolado possível das distrações da casa, como pessoas conversando ou assistindo à TV — em alguns casos, também se recomenda que seja bem longe da geladeira.

2. Afaste-se das distrações virtuais

Quem faz tudo ao mesmo tempo acaba não fazendo nada muito bem. Deixe o celular longe do seu alcance, de preferência sem som, para não ficar tentado a dar uma espiada a cada notificação sonora. E faça logout de todas as redes sociais enquanto estiver estudando no computador. Ninguém vai ficar chamando para conversar se você aparecer como offline, certo? Acredite: nenhuma conversa ou piada é tão urgente que não possa esperar algumas hora.

3. Crie uma rotina de estudos

Como em qualquer outro curso, o ideal é estudar com regularidade, sem deixar conteúdos e tarefas acumuladas para a última hora. Estudar um pouco todos os dias é bom para cérebro, que precisa de tempo para entender e consolidar o aprendizado. E procure estudar todos os dias no mesmo horário, porque o corpo se acostuma às rotinas e passa a responder melhor. Quando se faz um curso à distância, impor-se essa rotina é ainda mais indispensável, pois, apesar de não haver uma carga horária predefinida pela instituição de ensino, você consegue, por si mesmo, estabelecer o seu horário diário de estudos!

4. Transforme sua agenda em sua melhor amiga

Antes de começar cada dia de estudos, veja de quais tarefas e conteúdos terá de dar conta nas próximas semanas. Assim, você pode dividir as atividades por horas ou dias da semana, estabelecendo as prioridades. Portanto, mantenha a agenda sempre atualizada; assim você evitará surpresas desagradáveis e estresse por prazos apertados.

5. Faça um bom planejamento

A agenda é a ferramenta, mas o planejamento é a meta. Assim como os professores montam um plano de aula para o ano letivo inteiro, você também precisa saber o quanto de conteúdo tem para estudar em determinado intervalo de tempo. Divida o material por meses, semanas e dias. Se uma semana não rendeu o que deveria, tire o atraso no domingo. Se está dentro do plano, permita-se tirar o fim de semana todo para relaxar.

6. Mesmo a distância, troque experiências

Às vezes pode bater uma solidão, mas tenha certeza que vários colegas estão em suas casas enfrentando dificuldades semelhantes — e muitas vezes encontrando boas soluções que poderiam compartilhar com você. Por isso, mantenha contato com os demais alunos de seu curso, troque mensagens, marque encontros presenciais com quem mora perto. É uma boa forma de elevar sua motivação, sobretudo nos momentos mais tensos.

7. Diversifique as estratégias de estudos

Depois de estudar cada conteúdo, faça os exercícios recomendados e, ao iniciar cada dia de estudos, faça um resumo de tudo o que se lembra de ter estudado no dia anterior. Se ficar com uma dúvida, procure seu instrutor logo. Quando pude    r, organize também um grupo de estudos com seu colegas. Faça provas simuladas sempre que possível. A diversidade ajuda manter seu interesse em alta, com desafios novos. Assim, você não se cansa tão facilmente como aconteceria se ficasse estudando sempre segundo uma mesma fórmula, ou se ficasse só focado na teoria, sem aplicar os conhecimentos que está adquirindo.

Seguindo as estratégias indicadas acima, você vai detonar no ensino à distância. E as opções para quem busca cursos à distância são muitas. Já pensou em estudar para se tornar comissário de voo? É uma ótima chance de mudar de ares e mudar de vida! Entre os cursos à distância do CEAB Brasil, há também o de agente aeroportuário. São excelentes escolhas, oferecidas em uma escola reconhecida e com tradição. Aproveite e faça sua carreira decolar!

E aí, como você vai aplicar nossas dicas nos seus estudos à distância? Tem mais uma alguma para compartilhar? Nos conte nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here