54

A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church (na foto à esquerda). Apaixonada por aviação e por não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.

As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.

Devido a Segunda Guerra Mundial e com a convocação das enfermeiras para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo. Tudo isso sem perder o charme e a elegância, já que esta profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou e perdeu o símbolo sensual que possuía. Foi então que surgiu o “comissário“.

Hoje é uma das profissões que mais cresce no Brasil, devido a ascensão da aviação brasileira e o baixo custo de passagens aéreas.

222 COMENTÁRIOS

  1. Que bom foi ler essas informacoes.
    Primeiro feliz Ano Novo!!
    A gente tem cidadania Europeia, e moramos aqui em Londres ja faz bastante tempo, meu filho tem 17 anos e desde pequeno tem essa ideia de ser Piloto, a gente nao tinha nocao de como comecar esse processo, mas gracas a esse site estamos muito bem informados de tudo agora, e com certeza ele vai ser muito bem encaminha do por aqui que tambem deve ter algumas otimas escolas, vamos procurar…, Abraco.

  2. mal sei o que é ser um comissária de bordo

    e ja me apaixonei pela profissão aparenta ser muito

    interessante pelo fato de ter um treinamento na selva,

    curso de primeiro socorros e de não ser algo tão “borocratico”

    já me deixa muito entusiasmada com a profissão!!!!!!

  3. Joe, que bom que gostou desse nosso post! Visite sempre o blog para se manter informado, pois em breve teremos novidades!

    Jessica, para saber mais sobre a profissão de Comissária de Bordo, você pode ler os outros posts aqui no Blog, além de visitar o nosso site: https://ceabbrasil.com.br.
    Se tiver qualquer dúvida, estaremos aqui para esclarecê-las!

  4. Ameiii tudoooo… todas essas informações só aumentaram a minha vontade de ser uma comissaria, estão de parabéns, cada dia que passa vocês vão inovando!

    • Olá , meu sonho é ser aeromoça ,e tenho só 15 anos , mas tenho algumas curiosidades sobre a profissão , queria saber se eu podia fazer alguma atualização com vocês , pois não quero desistir desse sonho jamais , obrigada, Milene

      • Olá Milene, tudo bem? Nós temos matérias de recapitulação, mas somente para quem já concluiu o curso. Se você pretende seguir a profissão, eu te aconselho a investir em um curso de idiomas que vai ser muito útil para o seu futuro nesta carreira.

  5. Sempre gostei da profissão de aviador…
    Por isso entrei na CEAB pois é uma escola de aviação
    conceituada no mercado…
    E fico muito contente por ingressar nessa carreira de comissário de bordo…
    Espero ser um excelente profissional.

    Grato!

    Att: Bruno Lima

  6. Acabei de me formar ( Comissário de voo ) pelo CEAB e posso dizer que, sem dúvida, é a melhor escola de aviação do Brasil. Compromisso, responsabilidade e qualidade no ensino, são características explícitas nesta instituição. Obrigado CEAB por realizar nossos sonhos.

    • Prezada Carla ,a sua altura realmente não se adequa as exigências de algumas Cias Aéreas,mas esta decisão é somente sua.
      Posso afirma-lhe que tem comissárias no mercado com sua altura.
      Mas um sonho não se desiste tão fácil,quem sabe voce compensa a estatura com algum idioma ou diferencial?
      Boa sorte, e obrigado pela visita em nosso blog.
      Atenciosamente,
      EQUIPE CEAB

  7. O meu sonho desde os 8 anos sempre foi de ser aeromoça, ainda n tenho idade p/ser mas daqui 2 anos eu curso, e serei umas das melhores.Pq eu qero e sei q posso pois terei as melhores instruções p/isso c/cursos excelentes.

  8. Parabéns pelo site de vocês…
    Estou começando um curso de Aeromoça em Junho..
    ee procuro o máximo de informações possíveis
    sobre minha futura profissão.
    Obrigada pelas informações e dicas apresentadas neste blog.
    Atenciosamente,
    Ariane

  9. gostei muito do blog que voces fizenram falando como surgiu a aeromoça, no finhalzinho do proximo ano estarei ai com voces, sei ta longe ainda mais enquanto isso vou me informando pelo site e descobrindo mais coisas, para fazer parte dessa linda familia da aviação um grande abraço para todos da ceab e ate lá…!!!!

  10. Ceab,o meu sonho é de me tornar um bom profissional ,seguindo a carreira de CMS, quando era pequeno queria ser modelo e fazer comerciais brilhar nas telinhas, quando consegui isso , vi q não era minha area,fiz um comercial em julho de 2004 da Rayder, ganhei em 2 lugar no concurso do Leão lobo para fazer a novela floribella, mas não tive dinheiro para ir até são paulo para o teste ,participei da seleção para protagonizar com o Bruno Gagliasso na novela America, mas não consegui,Desde pequeno adimiro essa profissão,a primeira vez q voei,quaze morri de medo!!!não queria entar no avião nem com reza brava,mas um menino da minha idade me disse! vc esta com medo , eu disse sim estou , olha se vc estiver de morre até dentro de sua casa , vc vai morre!assim fiquei com mas coraje.E falo para todos meus amigos q tem medo da avião,q é um transporte mas seguro do mudo !Ceab me aguarde q estarei ai fazendo o meu tão esperado curso !q não vejo a hora de me tornar um bom profissional
    Abraços

    • Luciana ,aqui vai um breve histórico.”A profissão de comissário de bordo (aeromoça) surgiu em 1930 por reinvidicação de uma mulher, Ellen Church, pois era apaixonada por aviação e, por não poder pilotar uma aeronave por ser mulher , a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o vôo. As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuíam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam. ”
      Atenciosamente,
      EQUIPE CEAB

  11. Amei esse site!Eu quero ser comissária de bordo, desde criança,e cada vez que pesquiso para ter mais,informaçoes fico mais anciosa por isso;Continuem a colocar tudo que for possivel sobre,comissária de bordo;Porque sempre estarei visitando este site.Amei muito saber,da origem dessa profissao que tanto adimiro, e se DEUS quiser ano que vem,estarei ai dando inicio ao meu sonho.
    Parabéns a todos que contribuem para manter o site.

  12. Olá pessoal meu nome é Mônica, tenho 19 anos moro em Belo Horizonte e vou engressar na carreira de comissária num futuro bem próximo!
    Gostaria de saber se a Empresa CEAB oferece alguma forma para o aluno receber bolsa de estudo?

    Grata!

  13. Boa note!
    adorei conhecer sobre a historia das comissarias de bordo.
    e como tenho vontade de entrar nessa carreira,gostaria que me esclarecem algumas duvidas.
    a onde eu encontro esse curso essa escola de aero moça em vitoria-espirito santo,e qual e a idade minima para entrar no cuso.pois tenho 17 anos e estou anciosa para fazer parte desse time.
    grata desde ja.
    e parabens pelo blog!!!

    • Larissa,o CEAB (www.ceabbrasil.com.br) se localiza em SP-capital,mas temos cursos aos sábados para alunos de outros estados,ou indicar hospedagens próximas a nossa escola para hospedagem.
      Atenciosamente,
      EQUIPE CEAB

  14. eu me apaixonei da primeira vez q ouvi falar do serviço de aeromoça !!!!
    mais q pena q ñ posso fazer o curso agora pois so tenho 15 aninhos mais quando tiver mais velha vou fazer

  15. oá meu nome é Rosangela sou brasileira moro em Portugal, meu sonho desde criança é ser aeromoça mas tenho 34 anos gostaria de saber se ainda tenho oportunidade de ser ou tenho que continuar a sonhar

  16. Adorei saber algumas curiosidades sobre a profissão. Fiz o curso de comissária em 1990, porém, várias coisas aconteceram, não consegui voar, e só trabalhei em terra na Rio Sul.Porém , gostaria de saber se posso fazer alguma atualização com vocês, pois meu sonho de voar não morreu. Pela atençao, obrigada.Denise

  17. Estou muito indecisa quanto a minha profissão, final do ano presto vestibular e estou indecisa em várias áreas como jornalismo, enfermagem e turismo!Mas ler sobre Comissários de bordo nesse site, acabei me aproximando ainda mais e correrei atrás para ver se ela é realmente minha profissão.Me apaixonei!

  18. oi tudo bem eu adoro aviao e aeromoça tambem eu quando crescer quero ser aeromoça entao um beijo para toda as aeromoça bjsssss…..♥

  19. A profissão de comisária de bordo e muito interessante
    eu adoro conhecer pessoas já faço curso de linguas quero ser uma aeromoça porque eu amo esta profissão.bjs

  20. Oi eu tenho 12 anos e me enteresei pelo curso de aeromoça.Vcs devem estar pensando:Nossa essa menina sonha alto demais! Só tem 12 anos, na 6 serie e ja ta pensando em se forma em aeromoça! Eu sei que ainda falta 6 anos para eu poder me formar, mais mesmo asim eu gostaria de saber se tem um curso do CEAB aqui na Bahia pra no futuro próximo eu me formar?? .Eu e minha tia olhamos fotos, videos, lemos sobre vcs e gostamos muito. Eu achei que o CEAB é o curso ideal pra eu me formar ñ é pq eu sou metida que eu to falando isso mais sim pq eu gostei muito de vcs. Se aqui na Bahia não tiver um curso do CEAB eu sou capaz de ir fazer ai em SP pois eu me interessei muito em vcs e também eu ia gostar muito de passar 3 meses ai em SP. Bjs tchau AGUARDO A RESPOSTA.

    • Oi Josiete
      Ficamos muito felizes ao ver que você, mesmo tão nova, já é apaixonada pela aviação e tem o sonho de ser comissária.
      Pra fazer o curso, você terá sim que vir até São Paulo… Mas três meses passam rápido, e você terá mesmo que se acostumar a ficar longe de casa (afinal, voará muito como aeromoça!).

      Assim que completar seus estudos e tiver 18 anos ou mais, pode pegar suas coisas e embarcar pro CEAB. Até lá, continue estudando muito e pesquisando sobre a profissão, que é realmente incrível.

      Até lá!

      Abraço

  21. OLÁ, EU TBM SOU MAIS UMA SONHADORA EM SER AEROMOÇA, DESDE CRIANÇA PENSO NESSA PROFISSÃO E ATÉ HJ NÃO MUDEI DE IDÉIA…EM BREVE ESTE MEU DESEJO VAI SE TORNAR REAL ESTAREI FAZENDO PARTE DA ESCOLA CEAB, EM NOVEMBRO DA TURMA QUE VAI SE INICIAR…E TODOS O DIAS EU ENTRO NO SITE CONTANDO OS DIAS E AS HORAS PRA ESTAR NA CEAB..BJOS AMEI ESTA ESCOLA…

    • Oi Lilian!
      Já está tudo certo para o início das suas aulas então? Que ótimo!
      Ficamos felizes em ver que a qualidade de ensino do CEAB é reconhecida.
      Esperamos por você!

      Abraços e até lá

  22. Olá pessoal tudo bem?

    Espero que sim!! Nossa foi muito bom pesquisar nesse site de como me tornar uma comissária de bordo…sempre foi meu sonho desde que tinha uns 7 anos…

    Apesar de ter somente 14 já estou estudando pra isso e não vejo a hora de ter 18 para iniciar meu curso!!!

    Gostaria de saber quais são os valores e, mesmo sendo de menor se posso visitar a escola com minha mãe?!

    Grata desde já: Ana Claudia

    POR FAVOR RESPONDAM MEU COMENTÁRIO NO MEU E-MAIL QUE É ana-emo4ever@hotmail.com

    Bjuxxx =*

  23. gostaria que respondesse minha pergunta:como fazer para ser uma aeromoça ou comissaria de bordo?
    tenho vocação e peço todos os dias ajuda de Deus para essa tarefa e trabalho. Se tivesse esse emprego, me dedicaria de corpo e alma.
    Como faço? Que curso posso fazer?
    sou jovem e tenho coragem! Só preciso saber o caminho.
    um abraço
    katia

    • Oi Katia!
      Bom, pelo visto você já tem as características básicas para ser comissária: disposição, humildade e garra. Agora, falta apenas saber se seu perfil físico está de acordo com que a profissão pede. Informações sobre altura e idade são importantes.

      Façamos assim, Katia: encaminharemos pra você um informativo, que diz mais sobre a profissão, ok?

      E aproveitando: você está no caminho certo pra ser aeromoça. A única coisa que lhe falta agora é começar o curso de Comissário aqui no CEAB.

      Grande abraço!

    • Oi Leandro!

      Você conseguiu realizar o seu sonho? Que maravilha!

      Se puder contar mais sobre como foi o processo, toda a experiência vivida até chegar onde chegou… Seria fantástico!

      Um abraço

  24. *Bom dia, tenho 24 anos e gostaria de saber quanto+ ou – custa o curso no total, pois estou pensado em fazer.
    Se puder me responda por e-mail
    Desde já muito obrigada…..
    Um grande abraço (bianca_kbueno@hotmail.com)

  25. OI, BOA TARDE! AGORA QUE DESCOBRI ESSE SITE EU ACESSO TODO DIA, MAIS GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O CURSO DE AEROMOÇA, QUANTO CUSTA, POR QUE EU SOU DE SANTA CATARINA, SE NO CASO TERIA QUE ME MUDAR, E QUAIS AS CHANCES DE VIAJAR PARA FORA DO PAIS…
    AGUARDO RETORNO

    OBRIGADA E UM ABRAÇO PRA EQUIPE CEAB

    • Oi Rosiane!
      Ficamos felizes ao ver que o blog ajuda quem deseja mais informações sobre essa profissão tão bela!
      Pode nos mandar sugestões de assuntos e temas que queira ver aqui!!!

      Para que você tenha informações completas, iremos encaminhar, via e-mail, um informativo do curso de Comissária.
      Viagens internacionais dependem da sua fluência em idiomas e no desempenho nos vôos nacionais.

      Caso você leia o informativo e tenha alguma dúvida sobre o conteúdo, nos avise!
      Um abraço

    • Oi Alex!

      Para ser comissário de Bordo, você deve começar a carreira fazendo um curso profissionalizante aqui no CEAB. Que tal ligar aqui e agendar uma visita, a fim de te direcionarmos melhor sobre isso? Nosso telefone é o (11) 3081-4949.

      Um abraço!

  26. Oi sou paranaense, moro a aproximadamente 60km de Curitiba, gostaria de saber se é possível fazer um curso para comissária de bordo em Curitiba, sem precisar mudar de estado, e se existe a possibilidade de ganhar bolsas.
    Obrigada.

    • Oi Solange!

      Como o CEAB não tem filiais, você precisa vir até aqui para realizar o curso. Ficamos em Pinheiros, São Paulo.
      É comum formarmos profissionais que não são de São Paulo! Por isso, vale pensar na possibilidade de passar um tempo aqui na capital paulista.

      Para que você concorra a uma bolsa de estudos, participe do nosso Concurso Cultural!! Acesse o site http://www.ceabbrasil.com.br/concursocultural e tenha informações extras.

      Um abraço!

    • Oi Jéssica!
      Responderemos tudo por email sim, mas vamos aproveitar para deixar tudo registrado aqui e, quem sabe, ajudar também a outras pessoas que possuem as mesmas dúvidas que você.

      Para se preparar desde já para a carreira, capriche nos estudos de idiomas. Inglês e espanhol são muito bem aceitos e, se puder, faça outro idioma também. Escolha o que mais gostar!

      Além disso, estude sobre culturas. É de grande valia!

      Continue a visitar o nosso blog! E deixe sempre comentários sobre o que deseja ver aqui.

      Grande abraço!

  27. Na verdade,quem me informou foi a moça que trabalha na escola que procurei aqui em Belo Horizonte.Ela disse que a TAM tem procurado profissionais com até 40 anos.Fiquei na dúvida se ela disse isso só pra eu fazer o curso.

  28. De forma alguma uma comissária de bordo pode ter menos de 1,58 de altura?
    No meu caso, eu tenho 16 anos e estou apaixonada pela profissão será que eu não tenho chance alguma?

    • Oi Polyana!
      Qual é a sua altura?

      Não podemos falar com exatidão, por aqui, quais suas reais chances. Para saber com certeza, você deve passar por uma avaliação de perfil!
      A avaliação é gratuita e feita aqui no CEAB, por nossos profissionais. Mesmo tendo 16 anos, você pode vir fazer a avaliação e tirar suas dúvidas… Assim, quando estiver prestes a completar 18 anos, você inicia o curso no CEAB.

      O telefone é o (11) 3081-4949. Entre em contato!

      Um abraço

  29. Olá!

    Eu tenho 19 anos, moro nos Estados Unidos há 2 anos.
    Estou no meio ultimo ano da high school, e logo quando eu me graduar vou para um curso de comissária de vôo na Florida. Minhas perguntas são:

    Se eu fizer um curso aqui, é válido no Brasil?
    E como tem visto permanente aqui, quando sair minha cidadania, será fácil arranjar emprego no Brasil?

    Eu falo inglês e espanhol, mas vocês me recomendam fazer o curso de novo, ai no Brasil?

    beijos e respondam por favor!

    • Oi Amanda!
      O curso, quando de acordo com as normas exigidas pelo órgão responsável de cada país, é válido sim. Tanto que formamos profissionais que atuam em todos os cantos do planeta!!

      Sobre a sua facilidade em conseguir emprego: é difícil comentar suas chances, que são baseadas em fatores muito subjetivos. Muita coisa é levada em consideração no momento do processo seletivo.

      Imagino que seu inglês seja muito bom… Como está a fluência no espanhol?
      Se tiver a oportunidade de cursar outro idioma, melhor ainda. Isso vai aumentar (e muito!) suas chances dentre a concorrência.

      Um abraço!

    • Oi Eliab!
      Ter curso superior pode sim ser uma vantagem, mas depende do curso. Há especialização que não agrega muita coisa à carreira de comissário.

      Caso tenha mais dúvidas, nos informe!

      Um abraço,

  30. Eu tinha esse sonho desde criança, mas ao crescer fui me esquecendo desse sonho. Hoje tenho 20 anos e voltei a pensar nesse sonho que já estava obscuro em mim… E pelo que eu li e as informações que eu encontrei no blog do CEAB voltei a acreditar e sonhar com isso; eu crescendo nessa área. Gostaria de me desenvolver na área,pois sou comunicativa, gosto muito de viajar e conhecer lugares novos… E se vocês puderem me ajudar mais, eu agradeço.

    Um Feliz Ano Novo a todos!

    • Oi Aline, como está?

      Pelo visto, falta apenas que você dê o primeiro passo para a sua carreira profissional!

      Você precisa entrar em contato com o departamento comercial aqui do CEAB para adquirir mais informações sobre o curso. Posso te adiantar que as primeiras turmas de 2010 já estão quase formadas, então você precisa correr para tentar garantir sua vaga. Analise sua disponibilidade de horário primeiro (é mais fácil fazer o curso somente aos sábados? Ou durante as manhãs?). Depois, veja se ainda há vagas para a próxima turma no horário em que escolheu. Assim, entre em contato com o CEAB pelo (11) 3081-4949 e agende uma avaliação de perfil.

      Além de gratuita e personalizada, a avaliação é a principal forma de ter todas as informações possíveis sobre o mercado, empregabilidade, cias aéreas etc.

      Depois é fazer o curso e se preparar para colher os frutos da profissão.

      Anote aí, Aline: (11) 3081-4949.

      Um abraço e feliz 2010!!

  31. Bom dia!!
    Amei o blog. Há 10 anos o meu sonho era ser comissária, mas como aqui em Varginha (MG) eu não tinha muita informação, infelizmente não pude realizar meu sonho. Gostei muito de encontrar este blog para poder navegar e pesquisar um pouco. Há sonhos que não se tornam realidade, mas a gente continua sonhando. Um dia gostaria muito de conhecer ou viver o dia a dia de uma comissária. No mais, desejo muita sorte para aqueles que realizarão seu sonho.

    E a vocês que ensinam, parabéns!!!!

  32. Parabéns por todas as história aqui comentadas. Assim, podemos adquirir mais informações e tirar nossas dúvidas.
    E o mais interessante é que não imaginamos mesmo o que uma comissária pode passar para chegar onde quer..

  33. Oi tudo bem,meu nome é Amanda tenho 16 anos,completo 17 em abril desse ano e queria muito ingressar na carreira de aeromoça,moro em santos e nao sei se tem alguma escola para que eu pudesse iniciar o curso,tenho o 2 grau completo e nesse ano terminarei o 3 grau….Queria saber se eu poderia iniciar o curso esse ano,ou teria que esperar completar 18,é que minha vontade é tanta que nao queria esperar ,entendi?,e se preciso fazer curso de ingles?

    No aguardo de sua resposta

    Um Beijo fica c/deus

  34. Olá tenho muita vontade de ser comissário de bordo, tenho 29 anos será que não é tarde para começar já que a aparencia conta muito, meu receio é de ter uma carreira curta.

  35. olá….nussa eu amei conheçe a historia mal eu sei o que é ser uma comissária de bordo e ja to mais ainda apaixonada de exercer essa profisão se Deus quise eu vo se uma comissária de acordo

  36. Amei o blog ! Desde criança queria ser comissária, mas devido aos estudos, família, acabei caindo a faculdade. Hoje estou indo ao 2 ano de medicina já, mas minha vontade é trancar e fazer o curso e seguir carreira … como sempre desejei … Tenho uma coleção de avião … ADORO!!! Morei meio ano em Buenos Aires já, falo o espanhol fluente …
    Tenho medo de trancar a faculdade e não dar certo … tenho apenas 19 anos … sou muito nova. Estou em uma fase louca … quero demais fazer o curso de comissária !!!
    Boa sorte a todos!!! Beijos.

  37. Nossa, gostei muito de tudo que é escrito aqui, amei mesmo. me apaixonei mais ainda e a vontade de ser aeromoça aumentou ainda mais! Pra mim seria um sonho realizado, realizar um curso com voces e se for aprovada então nem se fala né, to encantada
    PARABÉNS. 🙂 beijo.

  38. adorei oque li,eu espero ser um comissário de bordo é
    meu sonho ,eu nao tenho dinheiro para pagar um curso de comissário pq eu moro no Asas Brancas que fica em
    Taboão da serra -SP e uma instituição de amparo a criança como se fosse um orfanato.
    muito Obrigado.