Início ANAC Comissário de voo: Você está prestes a descobrir a história da Aviação...

Comissário de voo: Você está prestes a descobrir a história da Aviação Brasileira – Clique e descubra!

0
127
13

Você não pode iniciar a carreia nesse mundo das alturas sem entender sobre a história da aviação.

Que comece a nossa jornada…

Os balões antigamente eram experimentos realizados, a construção do primeiro balão foi criado pelo Padre Bartolomeu Lourenço Gusmão, brasileiro que deu o nome de Passarola para seu balão, conseguindo atingir uma altura de 4 metros.

Imagina você conseguir criar um projeto onde existiria a possibilidade de voar?

Os cientistas ficaram maravilhados com tamanha conquista em 1709!

Por meio deste, os balões foram cada vez mais aperfeiçoados, sendo utilizados naquela época como um meio de transporte aéreo, porém ocorria uma grande falta de segurança, e muito acidentes surgiram e foram registrados, porém acabou-se tomando outras alternativas para não expor as pessoas ao risco, então o transporte não deveria ser mais usado.

O início da aviação se deu a partir de um experimento realizado pelo Alberto Santos Dumont, cientista que criou o “avião” em 1906, seu projeto se formou pela construção de uma máquina pesada feita para voar, onde era chamado de 14-Bis.

E a partir disso os aviões tornaram-se uma tecnologia mais eficaz, não servido como um simples “hobby”, transformou-se no meio de transporte aéreo mais rápido e seguro.

Investigação de Acidentes na Aviação do Brasil

A responsabilidade da empresa é adotar medidas que forneçam proteção e segurança a saúde do trabalhador.

Podendo ocorrer doenças que acabam sendo desencadeadas devido a função da condição de trabalho estabelecida por cada indivíduo.

Portanto, a norma do sistema de Comando da Aeronáutica classifica as ocorrências que envolve as aeronaves em incidentes graves, adotada para o uso no Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Ocorre uma série de classificações que avaliam os indicadores de segurança das operações aéreas, pode-se relacionar devido às horas voadas, número de decolagens e tamanho de frota.

21 Fatores que contribuem para acidentes aeronáuticos (Você não pode deixar de ver o #19)

Os fatores de estudo enquadram-se nos seguintes problemas:

  1. Controle de tráfego aéreo
  2. Manuseio de material
  3. Fabricação
  4. Indeterminado
  5. Pessoal de apoio
  6. Projeto
  7. Esquecimento
  8. Infraestrutura
  9. Aspecto fisiológico
  10. Influência no meio ambiente
  11. Coordenação de cabine
  12. Condições Meteorológicas
  13. Manutenção
  14. Pouca experiência de voo
  15. Instrução
  16. Aplicação de comandos
  17. Indisciplina de voo
  18. Aspectos psicológicos
  19. Planejamento
  20. Supervisão
  21. Julgamento

Organização dos sistemas de aviação

Para promover o planejamento e desenvolvimento do transporte aéreo internacional, estabeleceu-se a finalidade exigida pela ICAO (International Civil Aviation Organization), onde o principal objetivo assegura um crescimento seguro e eficaz da aviação civil internacional, como incentivo de operar as aeronaves para fins pacíficos, prover a segurança de voo na navegação é de extrema importância para os aspectos aeronáuticos.

O incentivo de desenvolver aviões, aeroportos e instalações são fatores que determinam as necessidades que os povos do mundo têm com relação ao transporte aéreo.

A organização do sistema de aviação trabalha para obter uma segurança regular, eficiente e econômica, fornecendo todos os direitos e possibilidades para as operações de companhias áreas internacionais.

A importância da segurança de voo

Antigamente a aviação civil não possuía uma tecnologia altamente desenvolvida como nos dias de hoje, faltava uma infraestrutura completa que suprisse os riscos de acidentes aéreos.

Depois da Grande Guerra, ocorreu a evolução da aviação comercial, sendo estabelecida naquela época diversos riscos que comprometiam a segurança do voo, pois as ocorrências eram baseadas nas diversas condições de visibilidades meteorológicas.

Por isso que as ferramentas utilizadas para prevenir e melhorar os sistemas de segurança foram embasadas nas investigações de acidentes.

Conhecimento do Dicionário do Comissário: 5 Siglas da Aviação Civil

ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

ASV – Agente de Segurança de Voo

ATC – Air Traffic Control

CAA – Civil Aeronautic Board

E-book Gratuito: Tudo sobre a profissão de aeromoça e comissário de voo

Você pode aprender mais com este e-book, tenha total acesso as informações do ramo da aviação civil, aumente o seu conhecimento profissional.

Acesse o link para fazer o download do material: https://tinyurl.com/s4qb2nx

Visite nosso site e conheça todos os cursos oferecidos pelo CEAB!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 − 7 =