Para onde vão os dejetos dos banheiros de avião?

Já se perguntou como é o funcionamento dos banheiro de avião?

Parece algo simplório, mas o mecanismo utilizado para armazenar os dejetos humanos em uma viagem aérea é de fato uma curiosidade interessante.

Se você se interessa por aviação, já deve ter ouvido falar de histórias em que fezes eram jogadas de dentro do avião pelo ar e podiam atingir cidades e pessoas.

Apesar de isso não ser completamente mentira, é algo que ficou bem distante no passado.

Os aviões modernos são equipados com um sistema extremamente seguro e limpo para deixar passageiros e tripulação tranquilos na hora de dar descarga no voo.

Quer entender melhor como isso funciona? É só continuar lendo.

Como os dejetos dos banheiros de avião são armazenados durante a viagem?

Banheiros terrestres dependem de grande quantidade de água para que os dejetos sejam levados para a rede de esgoto através de canos.

Esse sistema já chegou a ser utilizado em aviões no passado, substituindo a água por um líquido desodorizante denominado Anotec.

Porém era necessário carregar uma grande quantidade dele na aeronave, o que gerava mais despesas com combustível e até mesmo riscos de acidentes, tanto para quem está no solo quanto para o próprio avião.

Esse sistema, então, foi substituído por um sistema a vácuo criado por James Kemper.

Os banheiros de avião agora dependem da diferença de pressão entre o ambiente e a tubulação, o que faz com que a urina e as fezes sejam sugadas para os canos da aeronave.

Para facilitar essa tarefa e evitar sujeira, os vasos também são equipados com paredes lisas e um revestimento antiaderente.

Dali, os dejetos seguem para um reservatório localizado no fundo do avião, onde são armazenados até o fim da viagem.

Mesmo se a quantidade de fezes for muito grande, não há risco de odores incomodarem os passageiros, pois tudo fica pressurizado em um local distante.

Aviões maiores e para viagens intercontinentais podem chegar a ter dois reservatórios com capacidade de 250 litros cada.

Para deixar tudo mais fácil, tanto na hora de armazenar quanto na de descartar para o esgoto, todos os dejetos sólidos são transformados em líquido dentro do avião com a ação de um bactericida.

E como tudo isso é descartado?

Ao contrário do que alguns dizem, as fezes não são descartadas em pleno voo: os reservatórios armazenam os dejetos até o fim da viagem.

Quando o avião chega a terra firme, eles são esvaziados através de uma mangueira de um caminhão especial, que suga toda urina e fezes.

Tudo isso é levado para uma área do aeroporto que descarta tudo na rede de esgoto.

Existem leis em relação aos banheiros de avião?

A legislação diz que aviões devem ter um banheiro para cada cinquenta passageiros.

Supõe-se que cada ser humano seja capaz de 1,4 litros de excrementos em um período de 24 horas.

Levando voos de longa duração em conta, é necessário ter um sistema capaz de comportar dejetos durante toda a viagem sem prejudicar os passageiros.

Conseguiu entender melhor como é o funcionamento de um banheiro de avião?

Se você ainda tem alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários que vamos te responder.

Aproveite para nos dizer também o que acha do sistema dos banheiros de avião para eliminar os dejetos de viagens aéreas.