Início Artigos

KLM desvenda mitos da aviação comercial

575

Mitos são talvez os maiores causadores de temor em viagens de avião. Não fosse por histórias que se espalham entre os passageiros, talvez o medo de voar poderia ser menor. Por conta disso, companhias aéreas e fabricantes de aviões sempre trabalham para tornar a imagem da aviação comercial mais clara e compreensível, que estatísticamente é a forma mais rápida e segura de realizar longas viagens.

Ainda assim, muitas pessoas evitam ao máximo o meio de transporte por inúmeras razões e alguns medos infundados, como o do desconhecido. Sabendo disso, a empresa holandesa KLM preparou um guia de mitos e verdades sobre o funcionamento de suas aeronaves e algumas curiosidades sobre a tripulação da empresa. Confira abaixo:

30
Não se preocupe: o vaso sanitário não vai sugar você durante o voo (KLM)

 

1. É possível ser sugado pelo vaso sanitário durante o voo?

Mito: O som alto da sucção pode ser assustador, mas o sistema não pode te sugar para baixo. Todos os sanitários possuem um sistema fechado a vácuo. Ou seja, quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque. Apesar do barulho assustador, a KLM garante que o sistema é seguro.

2. A porta da aeronave pode ser aberta durante o voo?

Mito: As portas da cabine só podem ser abertas se a pressão no interior e exterior da aeronave forem a mesma. Então é praticamente impossível que isso aconteça, pois a pressão do ar em grandes altitudes é baixa, razão pela qual a pressão da cabine é aumentada artificialmente.

As portas de emergência do avião só podem ser abertas com a aeronave no solo (KLM)
As portas de emergência do avião só podem ser abertas com a aeronave no solo (KLM)

3. O comissário de bordo tem permissão para prender um passageiro?

Verdade: O piloto é a autoridade máxima durante o voo. Por isso, a pedido (e em nome) do capitão, o comissário de bordo pode ser autorizado a prender um passageiro, se necessário. Por outro lado, isso só acontece se o passageiro oferecer risco aos outros ou a si mesmo.

4. A tempestade aumenta o risco de um acidente de avião?

Mito: Não, mas pode dificultar a visibilidade do voo. Uma forte tempestade pode causar turbulências durante o voo e elas podem ser desconfortáveis para os passageiros a bordo. Mas, e se o avião for atingido por um raio? Tecnicamente, o raio pode danificar o sistema, mas não chega a comprometer o segurança do voo. Se isso acontecer, uma inspeção completa será realizada assim que o avião pousar.

Tempestades causam turbulências durante o voo, mas isso não compromete a segurança (KLM)
Tempestades causam turbulências durante o voo, mas isso não compromete a segurança (KLM)

5. Quem nasce a bordo de uma aeronave, pode voar de forma gratuita para o resto de sua vida?

Mito: Seria uma verdade maravilhosa, mas infelizmente não acontece!

6. Ingerir álcool durante o voo deixa a pessoa bêbada mais rapidamente?

Mito: Não há estudos que comprovem essa história. De qualquer maneira, a companhia sempre recomenda evitar a mistura de álcool e sedativos antes do embarque e durante o voo.

7. Para trabalhar de aeromoça ou comissário é preciso ser alto?

Verdade: Não que seja preciso ser alto, mas a altura mínima exigida é de 1,58 e, a máxima, até 1,90 de altura.

8. Não existe fileira de número 13?

Verdade: Na KLM, não existe essa fileira, porque este número é atribuído à má sorte em muitos países. A superstição em torno do número pode gerar desconforto e aumentar o medo de voar em quem já não gosta de aviões.

Os aviões da KLM não têm a fileira de assentos número 13 (KLM)
Os aviões da KLM não têm a fileira de assentos número 13 (KLM)

9. Os pilotos possuem um paraquedas sob seus assentos?

Mito: Não há paraquedas a bordo das aeronaves da KLM.

10. Os comissários falam, no mínimo, quatro línguas?

Mito: Os assistentes de bordo da KLM falam inglês e holandês, no mínimo. Mas proficiência em outros idiomas estrangeiros é considerada, naturalmente, um bônus.

Fonte: Airway

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

um × 2 =