Licença de Comissário de Voo CMS

Como Obter a Licença de Comissário de Voo CMS

Para obter a Voo CMS ou Licença para comissário de voo, é necessário cumprir alguns requisitos. Por exemplo: possuir no mínimo 18 anos, ter completado o ensino médio e concluído um curso profissional para comissário de voo homologado pela banca ANAC.

Portanto, os primeiros passos para você conseguir o CMS é passar pelo curso de formação profissional e cumprir as aulas teóricas e práticas conforme o manual do curso de comissário de bordo.

A carga horário mínima é de, 138 horas/aula.

Comissário de Voo

Confira os pré-requisitos para a retirar o CMS:

  1. Mais de 18 anos;
  2. Certificado de conclusão do Ens. Médio;
  3. Curso de Comissário de Voo homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil);
  4. Ser aprovado na prova teórica da ANAC e
  5. Ter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª classe válido (CMA).

Para mais detalhes referentes a obtenção do CMS e habilitação, leia as previsões do da Agência Nacional de Aviação Civil RBHA 63.

Após ter concluído o seu Curso para Comissário de Voo em uma Escola homologada pela banca ANAC, o aluno deverá executar o exame teórico da banca.

Com a aprovação no exame teórico ANAC, o formando estará pronto para disputar uma vaga de emprego nas companhias aéreas como Comissário de Voo – Comissário de Bordo e Aeromoça.

Os requisitos variam de acordo com cada empresa, ao ser admitido o novo comissário passa por treinamento teórico sobre o avião no qual irá trabalhar, o treinamento é feito na própria aeronave em solo ou em um simulador (mock-up).

WhatsApp CEAB Brasil

Após concluir o aluno é habilitado para seguir carreira na companhia que está ingressando, o total de horas aula é de no mínimo 27.

Além disso, a companhia aérea também é responsável por oferecer o estágio de voo, de no mínimo 15 horas. Porém, das 15 horas, 1 hora é separada para realização de exame prático, realizado por profissional habilitados da ANAC.

Somente após a conclusão do estágio de voo e a aprovação no ”cheque”, a empresa abrirá o processo administrativo, para que o candidato possa retirar na ANAC o seu CHT (Certificado de Habilitação Técnica), que garante que o novo comissário pode atuar na respectiva aeronave.

Processo Seletivo

https://www.youtube.com/watch?v=hudehOdsMZ4

Entre em contato com nossa central de atendimento e tire todas suas dúvidas agora mesmo!

0800 191 2422

BOTAO 0800

TELFONE

Pesquisar

CEAB Brasil - Escola Oficial dos Comisssários de Bordo

Páginas

Aeromoça 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Comissário de Bordo 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Agente de Aeroporto
Política de privacidade