Início Imprensa Quem são as personalidades que dão nome aos maiores aeroportos brasileiros?

Quem são as personalidades que dão nome aos maiores aeroportos brasileiros?

0
2750
7

Muitos dos grandes aeroportos brasileiros recebem nomes de personalidades históricas. Certamente você já ouviu falar na maioria deles, mas nem todo mundo sabe quem são as pessoas que deram nome a cada um dos aeroportos. Gilberto Freyre, Afonso Pena, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves… Saiba quem são as personalidades que dão nome aos maiores aeroportos brasileiros.

Os grandes nomes dos maiores aeroportos brasileiros

1. Aeroporto Internacional Tancredo Neves (MG)

Tancredo Neves foi um político brasileiro nascido em Minas Gerais que se tornou presidente do país, mas faleceu antes mesmo de tomar posse. Um dia antes de tomar posse do cargo da presidência em 1985, Tancredo ficou doente e foi internado para fazer cirurgia. Pouco mais de um mês depois, não resistiu e faleceu.

2. Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (DF)

Mais um aeroporto que ganhou o nome de um ex-presidente brasileiro. O aeroporto de Brasília, Distrito Federal, ganhou o nome do presidente que teve mandato entre 1956 e 1961. A grande fama de JK, como era chamado, se deu pelo desenvolvimento econômico pelo qual o país passou na época, além da estabilidade política.

Esses fatores criaram uma aura positiva durante o seu governo, o que o tornou muito confiável entre o povo brasileiro. Não é à toa que ele já foi considerado o melhor presidente que já assumiu o cargo no Brasil, segundo opinião de José Sarney, e “Brasileiro do Século” em 2001 pela revista IstoÉ.

3. Aeroporto Internacional Afonso Pena (PR)

Afonso Pena, político que dá nome ao aeroporto de Curitiba, foi o primeiro mineiro a se tornar presidente do país. Entre os seus feitos mais notáveis, estão a criação do Serviço de Proteção ao Índio, um grande programa ferroviário, Serviço Geológico e Mineralógico e acelerou a imigração ao país, principalmente por parte dos italianos.

Também foi durante o seu governo que o serviço militar se tornou obrigatório, em 1908. Em 1909, o então presidente faleceu por pneumonia e o seu vice, Nilo Peçanha, ocupou o cargo até o fim do mandato.

4. Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (RJ)

Antônio Carlos Jobim, mais conhecido por Tom Jobim, dá nome ao aeroporto carioca e é considerado, até hoje, um dos maiores nomes da música brasileira no Brasil e no mundo. “Garota de Ipanema” foi um de seus maiores sucessos e roda o mundo até hoje, fazendo parte de produtos cinematográficas internacionais, bem como em muitas produções nacionais, comprovando que a música de 1962 não envelheceu com o tempo. Um dos maiores compositores da Bossa Nova é lembrado em muitos setores, e o aeroporto carioca é apenas um deles que lhe presta homenagem.

5. Aeroporto Internacional Gilberto Freyre (PE)

Gilberto Freyre, personalidade que dá nome ao aeroporto de Recife, é mais conhecido por sua obra “Casa Grande & Senzala”, até hoje considerada a maior representação da sociedade do país. O autor nasceu em Recife, fez pós-graduação em Nova York e, após voltar ao seu território natal, passou a se interessar pelos problemas regionais. Até hoje, é considerado uma das maiores personalidades recifenses e também brasileiras.

E você, acha que está faltando algum aeroporto na lista? Dê sua opinião nos comentários abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze − 9 =