O guia para criar cronograma de estudos para cursos de EAD

O ensino a distância é uma revolução para a transmissão do conhecimento no mundo. Por meio dele é possível receber educação de qualidade com flexibilidade. Ou seja, de onde você estiver, nos horários que você puder e sem perder a interação com professores e colegas que também acontece nos cursos presenciais.

Mas existe um lado desafiador nessa nova forma de estudar: a disciplina para manter um cronograma de estudos. Afinal de contas, quando estamos em uma sala de aula, não existem distrações. Mas quando estudamos em casa, muitas coisas podem acontecer para tirar o seu foco.

Pensando nisso, montamos um guia para te ajudar a montar o cronograma de estudos perfeito. São formas para te ajudar a não perder tempo e manter o foco naquilo que realmente importa. Leia este texto até o final e comece a aplicá-lo agora mesmo.

Identifique as necessidades de estudos

Para começar o seu cronograma de estudos, o primeiro passo é identificar as necessidades. Por exemplo, você precisará de um tempo determinado para fazer as aulas semanalmente.

Mas também é importante dedicar algumas horas aos estudos extra classe. E é nesse momento que a maioria das pessoas se confunde.

Por isso, entenda exatamente o quanto de dedicação semanal será necessária e entenda como encaixar essas horas na sua agenda.

Já pensou em estudar uma hora por dia depois do jantar? Ou usar o horário de almoço para isso?

Mantenha uma agenda para os seus cursos

Depois de identificadas as necessidades, chega a hora de colocar na agenda os horários de estudos, tanto os das aulas, quanto os dos exercícios extra classe.

O ponto importante aqui é bloquear a sua agenda para isso. E é nesse momento que você começará a desenvolver a sua disciplina.

Se você marcou que os sábados pela manhã serão dedicados aos estudos, nada de marcar um compromisso com os amigos nesse mesmo horário.

O truque é lembrar que se você tivesse que se deslocar até a escola, dificilmente faltaria à aula, não é mesmo?

Use a ajuda de aplicativos de produtividade

Mesmo quando nos mantemos disciplinados e sentamos à mesa de casa para estudar, qualquer coisa parece motivo para nos distrairmos.

Seja a louça na pia ou alguém que bate à porta inesperadamente.

Mas para que o seu cronograma de estudos seja eficiente é preciso saber manter o foco.

E para isso existem diversos aplicativos de celular que são verdadeiras mãos na roda.

Você já experimentou o método pomodoro?

Nele você passa 25 minutos estudando e tem 5 minutos de distração para arejar a cabeça.

Depois um novo ciclo começa e você volta a estudar normalmente.

Nesse formato, as pequenas distrações, como colocar a roupa na máquina de lavar, têm hora para acontecer e você não precisa se sentir incomodado por isso.

Valorize os momentos de descanso

Por mais que nós desejemos isso muitas vezes, nossos cérebros não são máquinas. Eles precisam de tempo para descansar.

Por isso, quando for montar o seu cronograma de estudos, não se esqueça de considerar um certo tempo para fazer nada.

É claro que será necessário se esforçar para manter a rotina como você planejou, mas são exatamente esses momentos sem compromissos que permitirão que a sua cabeça esteja pronta para absorver mais conhecimento quando a hora da produtividade chegar.

Um cronograma de estudos é como um compromisso que você faz consigo mesmo. Ele bloqueia os horários na agenda para que você possa se dedicar e ajuda a manter um norte.

Sendo disciplinado e seguindo as orientações desse texto, você nunca mais se sentirá desesperado para estudar todo o conteúdo das aulas.

Você já fez alguma espécie de cronograma de estudos? Conte nos comentários o que você aprendeu com essa experiência.