O que acontece com o nosso corpo quando viajamos de avião

Design sem nome

Aumento de altitude, ar condicionado e mudança do fuso horário. Tudo isso afeta bastante o nosso estado durante um voo, não é? Listamos alguns dos efeitos que uma viagem de avião pode causar no corpo humano, bem como minimizá-los com alguns truques simples e eficientes.

Como nosso corpo se sente em um voo de avião

assento de avião

1) Sensação de ouvidos tampados

Um avião comercial voa a uma altura que varia entre 9 e 12 mil metros. A mudança de pressão entre o momento da decolagem e do alcance da altura ideal causam a sensação de ter ouvido tampado, um desconforto para muita gente.

Essa diferença faz com que o ar dentro do ouvido empurre o ar que está dentro das vias respiratórias. Para aliviar essa sensação, o ideal é mastigar um chiclete ou ficar engolindo a saliva constantemente. Isso faz com que as pressões se igualem mais rápido dentro do nosso corpo.

Leia também: Saúde nas alturas: 5 dicas para comissários de bordo

2) Redução do nível de oxigênio

Como a cabine do avião é pressurizada, a oferta de oxigênio acaba sendo um pouco menor do que um ambiente no nível do mar. Isso ocorre devido à altitude em que a aeronave se localiza. O corpo humano compensa essa falta aumentando a frequência cardíaca e respiratória.

Este efeito é semelhante ao que acontece com os jogadores de futebol quando vão jogar em alguns locais altos, como em La Paz, capital da Bolívia.

Essa diferença normalmente não é sentida por jovens e pessoas saudáveis. Hipertensos e ou pessoas com problemas pulmonares tendem a sentir um desconforto maior.

3) Ar condicionado

Em voos muito longos, nossa pele e mucosas podem ficar ressecadas por causa do ar condicionado, já que o oxigênio não é tão úmido como estamos acostumados. Por isso, mantenha sempre na bolsa um hidratante labial e algum colírio para lubrificar os olhos.

É necessário também uma atenção especial para os olhos, especificamente os de quem utiliza lentes de contato. Os globos oculares podem ficar ressecados, causando desconforto e irritação. E claro, mantenha-se hidratado. Isso tornará a viagem mais confortável, evitando problemas de garganta.

4) Jet lag

Nas viagens longas, é comum sentirmos fadiga e cansaço por causa da mudança no fuso horário. Estudos apontam que a cada fuso, o corpo humano precisa de 12 horas para se recuperar. Mas alguns efeitos podem ser diminuídos, aliviando a diferença de horário:

  1. Procure adaptar seu relógio biológico de acordo com o destino da viagem uma semana antes de viajar;
  2. Esteja descansado antes de voar. Quanto maior o cansaço, maior serão os efeitos do jet lag no organismo;
  3. Quando chegar ao destino, tente forçar seu organismo e seu relógio biológico a se adaptarem o quanto antes ao novo horário.

5) Turbulência

O maior perigo ao passar por uma turbulência é ter alguma lesão física. Com o avião tremendo, é fundamental o uso do cinto de segurança, evitando que você saia do seu assento.

Normalmente, aviões têm instrumentos que detectam com antecedência as zonas turbulentas, dando tempo para desviar, mas isso nem sempre é possível. Nesses casos, o ideal é manter-se seguro em seu assento.

avião - corredor

E você, tem alguma dica para encarar uma dessas situações? Compartilhe com a gente na seção de comentários ou em nosso Instagram!

Segurança a Bordo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *