O que é o CMA e por que ele é obrigatório?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Sem o CMA os alunos dos cursos de habilitação para carreiras aéreas não poderão iniciar as aulas práticas de voo, pois é um certificado obrigatório exigido pela ANAC, além de ser uma medida de segurança para evitar riscos de complicações durante os voos e a saúde dos estudantes.

Mas o que exatamente se trata o CMA?

 

Exames CMA

CMA é a sigla para Certificado Médico Aeronáutico, trata-se de uma bateria de exames  para avaliar a aptidão física e psicológica do postulante a ingressar em uma carreira na área de aviação civil.

O ambiente em que os profissionais do setor trabalham é marcado por variações climáticas, pressurização, turbulências, radiação, portanto, é indispensável que tenham condições físicas para exercerem suas atividades da melhor forma possível, garantindo, assim, a segurança do voo.

 

O que reprova no exame CMA?

É uma longa lista que pode ser consultada aqui (anexo J), mas para dar uma noção dos critérios adotados listamos algumas das causas de incapacidade:

  • Obesidade acentuada;
  • Magreza acentuada;
  • Doenças infectocontagiosas;
  • Hanseníase em qualquer de suas formas;
  • Câncer de pele;
  • Sífilis;
  • Micoses profundas;
  • Cicatrizes extensas deformantes;
  • Bronquite aguda.

Informa-se que há 3 tipos de classificação para os resultados dos exames CMA: Apto, inapto e pendência.

Este último é para os casos em que a causa da incapacidade tenha resolução em curto prazo, como obturar uma cárie, por exemplo. É concedido o prazo de 30 dias para resolver o problema e refazer o exame.

Mas atenção: se passar do tempo determinado, terá que refazer todos os exames CMA e custear novamente as análises.

 

E no caso de reprovação do exame CMA?

Se considerado inapto e discordar do resultado da avaliação, o candidato poderá recorrer junto a ANAC em no máximo 30 dias a partir da data de publicação dos exames CMA. A agência julgará a questão valendo-se ou não de outros examinadores que não participaram da primeira análise.

 

Todas as categorias são submetidas aos mesmos exames?

Alguns são obrigatórios, independente da categoria, mas poderão ser solicitadas análises complementares ou específicas. O exame CMA é classificado em 4 classes:

  • CMA 1º classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR.
  • CMA 2º classe: piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre.
  • CMA 3º classe: piloto de aeronave leve e piloto de planador.
  • CMA 4º classe: piloto remoto de VANT.

 

 

Quanto custa o exame CMA? 

Os valores do exame CMA variam bastante, porque algumas das análises são feitas em um mesmo local enquanto outras não. Por exemplo: normalmente os testes psicotécnicos, oftalmológicos e a avaliação clínica são realizados por uma mesma instituição, mas exames laboratoriais, como de sangue e de urina, são feitos por instituições a parte, com tabela de preços própria ou o candidato poderá utilizar seu convênio médico para realizar alguns dos pré exames  solicitados o que torna o valor do exame mais barato.

Acresce que são cobrados valores de acordo com a classificação dos exames CMA. Por isso, não tem jeito. Tem que consultar os profissionais e entidades habilitadas para fazer essas avaliações.

 

Locais para realizar os exames CMA          

No site da ANAC há uma lista que divide por estado os locais e profissionais credenciados para promover a série de exames.

 

Antes dos testes

Antes de agendar ou comparecer no local na data marcada para os exames CMA é necessário que tenha gerado um código ANAC. Esse código é obtido ao acessar o sistema da ANAC, que o gera mediante o fornecimento dos dados pessoais.

Para quem já tem em mãos o código, basta fazer o agendamento informado a classe dos exames pretendidos, se 1º, 2º classe etc, e apresentar documento de identificação oficial com foto.

 

Conclusão

CMA é a sigla para Certificado Médico Aeronáutico e diz respeito a uma série de exames obrigatórios para o início das aulas práticas de voo. É uma exigência da ANAC para diminuir os riscos a segurança do voo e garantir que os profissionais estejam aptos para exercerem suas atividades para proporcionar conforto a tripulação.

Clique aqui para conhecer os guias educativos do Ceab para saber tudo a respeito do mercado de trabalho de aviação e dos cursos exigidos para se habilitar.

Se gostou ou achou o nosso conteúdo interessante, dê o seu apoio curtindo ou compartilhando. Agradecemos a colaboração.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×