A TAM divulgou esta semana que receberá o novo Airbus A350 em dezembro deste ano e vai realizar o seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos em direção a Manaus (AM).
Em março, começará a operar internacionalmente com a nova aeronave voando na rota São Paulo/Guarulhos – Miami (EUA) e, a partir de abril, entre São Paulo/Guarulhos e Madri (Espanha).
TAM – Comunicado Oficial
“Escolhemos São Paulo/Guarulhos – Manaus como a rota inaugural do A350 XWB para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Além disso, é interessante termos um avião deste porte, mesmo de forma temporária, no principal trajeto do mercado brasileiro de cargas e da TAM Cargo, nossa unidade de cargas”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.
Para que os futuros pilotos do A350 XWB estejam totalmente familiarizados com o manuseio da aeronave, eles vão cumprir cerca de 60 dias de treinamento em solo e em voo. Esses profissionais hoje operam o modelo A330 e serão designados para comandar o A350 XWB devido à similaridade (comunalidade) entre as linhas de produtos da Airbus. Essa semelhança inclusive facilita e reduz custos de operações, treinamento e manutenção.
“Desde 2012, a TAM se prepara para a entrada dessa aeronave inovadora em nossa frota, inclusive com a formação de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente ao projeto”, revela José Zaidan Maluf, vice-presidente de Frota e Motores do Grupo LATAM Airlines.
“Todas as áreas da empresa que serão responsáveis pela operação do A350 XWB – incluindo as tripulações técnica e comercial, e equipes de aeroportos, operacionais e administrativas – estão passando por treinamentos para estarem prontas para receber o novo equipamento”, complementa o executivo.
A TAM será a primeira companhia aérea das Américas e a quarta do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. A empresa já encomendou 27 aviões do modelo, cujas entregas estão previstas para ocorrer entre o fim de 2015 e 2019, e possui outras cinco opções de compra.
Fonte: Aviação do Brasil