Início Comissário de Voo

Onde os comissários de voo dormem?

1411
Descanso da tripulação
Local de descanso para os comissários de voo (Crédito: KLM)

Se você já viajou de avião, deve ter se perguntado onde os comissários de voo dormem, certo?

Descanso comissária de bordo
Sarcófago: local de descanso da tripulação

Ainda que os passageiros não percebam mas, em voos internacionais, os comissários e aeromoças estão em constante atendimento. No entanto, há uma escala durante todo o tempo do voo para que não apenas eles, mas os pilotos possam ter seu momento de descanso.

companhias como KLM e Emirates, por exemplo, que possuem locais de repouso mais sofisticados e que possuem até luz de leitura, caso o comissário precise.

Descanso da tripulação
Local de descanso para os comissários de voo (Crédito: KLM)

O espaço destinado ao descanso dos tripulantes é chamado de SARCÓFAGO (exatamente, igual aos que eram colocados os egípcios após a morte), e tem este nome peculiar por não ter janelas e ser um espaço estreito. 

Desta forma, a função é promover o descanso dos profissionais da aviação. A localização dos sarcófagos varia de acordo com o tamanho e modelo do avião (Boeing 747, B777 e B787, por exemplo). Pode ser acima dos assentos dos passageiros ou abaixo da cabine de comando.

No programa Viaja Com a Gente!, a ex-comissária de bordo Nivea Zamarian nos ajudou a responder algumas as maiores perguntas feitas pelos viajantes. Vamos conferir?

Quanto tempo dura o descanso das comissárias de voo e pilotos?

Dependendo do tempo de voo, este descanso pode variar de 1:30h até 4h, onde metade dos comissários descansam e os outros ficam a disposição dos passageiros. Já os pilotos tem um espaço destinado e reservado para eles, sem que haja interferência dos demais profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − 5 =