Ao comprar uma passagem de avião é necessário optar pelo assento.
Você já parou para pensar se existe um local melhor para viajar? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm e, se não entenderem um pouco sobre os tipos de assentos existentes, podem acabar escolhendo um que não é tão adequado às necessidades pessoais.
Então, se você costuma viajar frequentemente de avião ou se você é comissário de bordo, confira essas dicas que podem contribuir com a sua viagem ou com a dos seus passageiros.
Dicas para escolher o assento no avião
- Maior espaço: quem é muito alto, o recomendado é escolher assentos com mais espaço, principalmente em viagens longas. Esses estão na primeira fileira e também nas saídas de emergência. Se você precisar reservar um desses fique atento porque algumas empresas cobram uma taxa extra para isso.
- Viajando com crianças: as pessoas que levam crianças de colo na viagem devem preferir também os primeiros assentos devido ao maior espaço e conforto. Caso a criança já seja um pouco maior, é melhor optar pelos lugares do corredor. Se dois adultos a acompanham, é melhor escolher três assentos juntos e deixar a criança no meio. Lembre-se de que você não poderá viajar com ela nas saídas de emergência.
- A melhor vista: se você quer viajar e observar a paisagem, a dica é optar pelos assentos que ficam antes das asas do avião. Caso você opte pelas primeiras fileiras intermediárias, não conseguira ver bem as paisagens.
- Barulho: se você vai aproveitar a sua viagem para descansar, precisará de silêncio. Nesse caso, opte pelas fileiras de 1 a 7, pois após isso, o barulho da turbina vai ficando cada vez mais alto. Evite também os que ficam perto dos banheiros.
- Muita bagagem de mão: se você for levar uma bolsa maior e quer acomodá-la com mais facilidade, saiba que o local para guardar a bagagem é o mesmo em toda a aeronave. Porém, os ocupantes do voo que entram primeiro têm mais liberdade de acomodar os pertences, pois tudo estará vazio. Se for esse o seu caso, prefira as poltronas do fundo que são as primeiras a embarcarem.
Leia também: Curso Comissário EAD
Os assentos preferidos
Em uma pesquisa, que foi realizada pelo site de busca de passagens aéreas Skyscanner, com mil passageiros de 40 países diferentes, 60% das pessoas preferem viajar olhando a paisagem. O exemplo de aeronave usado foi o Boeing 757.
“Nossa pesquisa mostrou que a parte dianteira do lado esquerdo do avião é a mais procurada, possivelmente por proporcionar uma melhor escolha das refeições e por estar menos suscetível ao ruído do motor, além de permitir um desembarque mais rápido”, explicou Mateus Rocha, Diretor Geral da Skyscanner no Brasil.
“Curiosamente, alguns passageiros preferem a poltrona do meio próxima das asas, onde tendem a sentir menos a turbulência. A janela é mais escolhida por aqueles que querem dormir, principalmente em viagens longas, enquanto os que vão mais vezes ao toilet dão preferência ao corredor para evitar incomodar os outros passageiros”, completou.
Dos entrevistados, 40% optam por sentar no corredor e 42% deles gostam de se sentar nas seis primeiras fileiras do avião. O assento mais concorrido e preferido dessas pessoas é o 6A e o pior lugar segundo eles é o 31E, que fica no final do corredor, no meio das poltronas e, na maioria das vezes, perto dos banheiros. Isso pode explicar o resultado da pesquisa.
Leia também: 730 Mil Passageiros devem Circular pelo Aeroporto de Confins em Março