Início Artigos

Perfil Ideal Para Ser Comissário de Bordo

2543
13

Conheça o Perfil Ideal Para Ser Comissário de Bordo

 

A profissão de comissário de voo é uma das mais cobiçadas em todo o mundo e alvo do interesse de muitas pessoas.

As experiências e os bons benefícios que ela proporciona são aspectos que atraem muitos pretendentes a seguir essa carreira. Mais do que servir os passageiros durante a viagem, o comissário possui uma série de responsabilidades, exercendo papel fundamental para que o voo transcorra com tranquilidade e segurança.

Preparado para qualquer situação de estresse que possa vir a acontecer.

O comissário é o responsável por auxiliar a todos dentro do avião, tirando dúvidas e zelando pela correção dos procedimentos a bordo.

Além disso, esse profissional é a cara e a imagem da companhia, sendo a primeira pessoa com quem os passageiros terão contato ao entrar na aeronave e o último rosto que eles verão ao se despedir já no destino escolhido.

Vale lembrar que o comissário de bordo lida com centenas de pessoas no seu dia a dia, dos passageiros com quem voa até as diferentes equipes com que trabalha.

 

Isso sem falar na diversidade de culturas e comportamentos com que se depara, especialmente aqueles profissionais que atuam em companhias aéreas internacionais.

 

Por tudo isso, o comissário é um profissional que deve estar sempre muito bem preparado.

Essa preparação começa já no curso de formação, em que o candidato é exposto, na teoria e na prática, a exemplos das mais diversas situações que ele vai e pode enfrentar na profissão.

Do atendimento cordial aos passageiros a noções de sobrevivência na selva e no mar

O futuro comissário deve dominar procedimentos e ter conhecimentos que vão muito além de decorar conteúdos para ser aprovado.

A preparação do candidato ainda é posta a prova no exame da ANAC e no processo seletivo das companhias aéreas, onde passará por avaliações médicas e também psicológicas.

Isso tudo para atestar que ele esteja apto a lidar, física e mentalmente, com os desafios do dia a dia como comissário.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as atribuições de um comissário de voo e a importância de ser um profissional sempre dedicado e bem preparado, conheça o perfil ideal para se dar bem nessa carreira.

Paciência: a maior virtude

 

Como dissemos, o comissário de bordo vai atender, tirar dúvidas e servir centenas de pessoas diferentes em um só dia, cada uma com um perfil diferente.

É essencial que o profissional mantenha a calma e seja sempre paciente.

Não importa se o passageiro é grosseiro, medroso ou esteja fazendo sua primeira viagem, o comissário deve sempre atendê-lo e prezar pela segurança de todos a bordo.

Autocontrole é Essencial

 

O comissário é a referência que as pessoas vão buscar em situações de estresse.

De pequenas turbulências a graves acidentes, ele é o responsável por transmitir segurança, confiança e tranquilidade para todos no avião.

Por isso, o comissário deve ser alguém capaz de manter o autocontrole em qualquer situação, buscando manter a calma e atender as necessidades de todos que precisarem.

Saber Transmitir Autoridade

 

Saber se impor sem se indispor.

Essa é uma frase que se adequa perfeitamente ao dia a dia do comissário.

Durante o voo, existem normas a serem seguidas por todos, passageiros e tripulantes, e elas deve ser seguidas.

O comissário é uma autoridade dentro da aeronave e deve portar-se e ser enxergado como tal, sem nunca deixar o bom atendimento e a cortesia de lado.

Sendo coerente, sucinto e explicativo, o profissional fará com que o passageiro entenda ou, se necessário, mude seu comportamento.

Podemos dar como exemplo as situações em que os passageiros não desligam o celular ou não respeitam o aviso de apertar cintos.

 

Saber Comunicar-se Bem

 

Como destacado anteriormente, o comissário de voo é responsável por todo o atendimento aos passageiros, tirando dúvidas, servindo refeições e bebidas e passando as informações de segurança.

O comissário deve saber identificar e usar a linguagem apropriada para cada pessoa, observando e levando em consideração aspectos como faixa etária e experiência em voos.

Falar com adolescentes é muito diferente do que comunicar-se com adultos, por exemplo.

Do mesmo jeito que passar instruções para um passageiro de primeira viagem é distinto do que falar com pessoas mais experientes e acostumadas.

Pensando nisso, e mesmo não sendo obrigatório em companhias nacionais, é importante que o comissário tenha fluência em outro idioma, preferencialmente no inglês.

Por seu caráter universal, o domínio nesse idioma vai permitir que o comissário se comunique com clareza com pessoas que não falem a sua língua.

 

Gostar de Pessoas

 

Uma das características mais importantes para comissários de bordo é ter prazer em lidar com o público.

A maior parte dessa profissão consiste em bem entender as pessoas, sendo simpático, prestativo e educado, sempre com um sorriso no rosto.

O comissário não distingue ninguém, não importando cor, sexo, aparência ou comportamento.

Todos devem ser atendidos da melhor maneira, tornando a experiência do passageiro a mais agradável possível, da sala de embarque ao aeroporto de destino.

Vale ressaltar que o profissional deve evitar envolver afetuosamente com os passageiros e nunca oferecer privilégios ou abrir exceções no tratamento.

Apesar de não ser um requisito obrigatório, cursos que ajudem a melhorar a capacidade comunicativa, de atendimento e de relacionamento com o público, são sempre bem-vindos.

Comissário de voo é uma ótima opção de profissão para quem busca um primeiro emprego ou até mesmo para quem deseja trocar de área.

O panorama positivo para os próximos anos, as boas vantagens e os requisitos simples exigidos são um atrativo interessantes para a profissão.

O CEAB é uma das escolas de aviação mais conceituadas e reconhecidas do mercado.

Oferecemos cursos presenciais e a distância para a formação de comissários de voo. Quer saber mais? Baixe nosso Guia Completo da Profissão e informe-se! Planeje-se e não deixe de realizar seu sonho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 + seis =