Início Notícias de Aviação

Porte Obrigatório do CHT Digital Começa a Entrar em Vigor em Fevereiro de 2021

160

Atenção: Novo modelo de Licença será Usado por Todos os Profissionais Licenciados da Aviação Civil

A posse obrigatória do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) na modalidade digital será exigida a partir de 1º de fevereiro de 2021 para pilotos, mecânicos, comissários de bordo e despachantes de voo.

No entanto, o documento deve ser apresentado em um novo formato, com um código QR Code para a licença e um documento oficial com foto.

Lançado em agosto de 2019, o projeto CHT Digital forneceu acesso a licenças digitais para mais de 40.000 especialistas em aviação civil.

Graças à tecnologia QR Code, o novo formato de licença permite o acesso às licenças e habilitações emitidas e atualizadas pelo sistema, após a conclusão de cada processo.

Anteriormente, o prazo para a emissão de nova licença ou para a atualização de títulos e exames era de pelo menos 30 dias, prazo para a assinatura e apresentação de nova licença impressa no cartão pela Casa da Moeda.

Outro ganho para os regulados com a CHT Digital foi a isenção da taxa de emissão para a segunda via da licença, representada pelo valor de R $ 43,34.

O custo da impressão, tanto para novas licenças quanto para emissão de licenças atualizadas, foi atribuído ao Governo Federal, e trouxe economia de R $ 800 mil aos cofres públicos por ano.

Como acessar a Licença Digital CHT?

Para acessar a licença digital, o profissional deve entrar no sistema: CHT – Sistema para emissão do Certificado de Habilitação Técnica e inserir o login e senha de acesso ao Sistema de Aviação Civil (SACI).

Entretanto, o CHT Digital só é válido após a apresentação de um documento de identidade oficial com foto.

Porém, os reguladores também devem salvar seus documentos completos offline em dispositivos móveis ou imprimi-los para apresentação quando necessário.

Saiba que o sistema de acesso: CHT- O sistema de emissão de Certificados de Habilitação Técnica é realizado através do login e senha utilizados no Sistema de Aviação Civil (SACI), porém, o acesso ao sistema SACI deve ser sempre regularizado.

O cartão CHT Digital também pode ser impresso se o profissional tiver interesse em transferir a licença em meio físico.

Portanto, a partir de 1º de fevereiro de 2021, os profissionais da aviação civil devem portar uma versão digital da licença (CHT Digital), da qual cada licença tem um código QR que pode ser lido.

Operador de Aeroporto deve Solicitar o CHT

Para que os profissionais possam entrar na zona restrita de segurança (ARS), os operadores aeroportuários devem solicitar os números do CHT em formato digital ou impresso (papel ou cartão) e documento de identidade oficial com foto.

No entanto, qualquer aplicativo ou programa pode verificar documentos online lendo o código QR.

Os profissionais com qualificações válidas e identificação oficial podem ser liberados para usar o ARS.

Por que é Necessário o CHT Digital?

Antes de iniciar o exame, o inspetor deve solicitar ao profissional o CHT Digital, ou seja, o formato digital ou impresso (papel ou cartão), e carteira de identidade oficial com foto.

Contudo, Para isso, qualquer aplicativo ou programa pode verificar documentos online lendo o código QR.

Portanto, os profissionais que podem verificar sua proficiência e comprovar sua identidade estão livres para fazer o exame.

Acompanhe as Notícias do Setor de Aviação no Canal do CEAB:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove + quinze =