Início Notícias de Aviação

Em 2021: Previsão de Melhorias em 4 Aeroportos Regionais do Pará

165

Imagem: Aeroporto de Redenção (PA) – COMARA

Entenda Agora sobre a Previsão de Melhorias em Aeroportos do Pará

Durante uma reunião entre o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o governados do Pará, Helder Barbalho, foi estabelecido novas promessas para o setor da aviação regional brasileira.

Contudo, o representante executivo nacional declarou que as obras de melhorias dos aeroportos de Breves (PA), Paragominas (PA), Redenção (PA) e Itaituba (PA), devem iniciar em 2021.

Reforma deve ser Aplicada em 2021!

Porém, a reforma dos aeroportos regionais é considerado um pleito antigo de moradores do interior do estado, e está dentro da pauta do governador Helder Barbalho desde a passagem dele como ministro da Integração Nacional do Governo Michel Temer.

No entanto, 4 aeroportos fazem parte de um grupo de 24 aeroportos regionais do Pará, que integravam o Plano de Desenvolvimento da Aviação Civil (PDAR), da qual foi elaborado em 2012 pela Secretaria de Aviação Civil, do Governo Federal.

Promessa de necessidade é vista no Setor de Aviação Civil

Portanto, o compromisso assumido pelo ministro Tarcísio é que as obras finalmente comecem após a conclusão dos trabalhos de revitalização do aeroporto de Oriximiná (PA), que está prevista para ocorrer em dezembro.

Em 2019, Barbalho acabou discutindo sobre a conclusão dos 4 aeroportos com autoridades do setor durante um visita a Brasília (DF).

Naquele momento, Barbalho encontrou-se então com o presidente da Infraero, Martha Seillier, e em seguida, com o secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, onde houve a promessa de levar os prefeitos das quatro cidades para reforçar a necessidade futura dos empreendimentos nas localidades previstas.

Os 4 Aeroportos Regionais de Pará

O Aeroporto de Breves é considerado o principal terminal aéreo da região da Ilha do Marajó, da qual representa um importante núcleo turístico.

Apenas a TwoFlex, até início do ano operava no terminal.

O governador do Estado do Pará menciona que a região do Marajó não possui atualmente nenhuma operação aérea noturna e extremamente dependente do transporte hidroviário, onde considera-se um meio altamente arriscado em diversas situações e emergência.

Aeroporto de Paragominas

Na região nordeste do estado, o Aeroporto de Paragominas situa-se em uma cidade com mais de 110 mil moradores.
Esta região é intensa em atividade econômica, mas o aeroporto não permite operações por instrumentos, mas atende apenas táxi aéreo e aviação executiva.

Companhia Azul opera em Aeroporto da Itaituba

Um dos 4 maiores aeroportos da região sudeste do Pará é o famoso Aeroporto de Itaituba.
Para esta localidade, ocorre o atendimento pela aviação comercial, notadamente MAP e Azul, da qual operam voos para as cidades vizinhas e a capital Belém.

A importância surgiu devido a ampliação da BR-163, que corta o estado e representa uma importante via para o escoamento da soja.

Melhorias em Aeroporto é prevista

Outro terminal aeroportuário que atende a região sul do estado é o de Redenção.

No entanto, em abril deste ano, uma equipe da Comissão de Aeroportos Regionais da Amazônia (COMARA), que pertence a Força Aérea Brasileira, esteve no terminal para resolver entraves que atrapalharam a prevista ampliação do aeroporto.

As obras da pista foram prejudicadas pela construção de um linhão de eletricidade no entorno a cabeceira, e hangares privados estão instalados de forma inadequada.

Gostou dessa informação do Ministério da Infraestrutura?
Esteja por dentro das notícias do setor da aviação.

Acompanhe todo conteúdo abordado no Blog do CEAB!

 

O Famoso Avião Antonov pousa no Aeroporto de Campinas (SP)

 

Companhia Azul vende Classe Executiva em voos domésticos com A330

 

Registra-se alta de 52,6% no Movimento Aéreo do Aeroporto de Brasília

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

15 − dez =

Pular para a barra de ferramentas