A profissão de comissário de bordo demanda bastante comprometimento e dedicação. Ao longo da sua preparação, o candidato passa por diversas etapas que têm o objetivo de garantir que ele obtenha o domínio de todos os aspectos que envolvem o cotidiano da profissão. E isso envolve a realização de cursos, provas e treinamentos.

Uma dessas etapas é o exame da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Essa prova é o principal passo para comprovar suas habilidades e conhecimentos em relação ao setor aéreo e à profissão que almeja seguir. Temido por muitos, o teste da ANAC não deve ser encarado como um obstáculo intransponível. Se bem preparado, o futuro comissário certamente será bem sucedido nessa etapa.

Vale lembrar que, antes de sequer se inscrever para a prova da agência, é necessário realizar um curso de formação de comissários de voo em uma escola homologada pela ANAC, como o CEAB. Ao longo do curso, o futuro profissional vai estudar todos os fundamentos teóricos e práticos necessários para sua carreira, saindo preparado para encarar os desafios da profissão e tirar de letra a prova da ANAC.

A Prova

O exame da Agência Nacional de Aviação Civil para comissários de bordo é dividido em quatro blocos, com 20 questões em cada um deles. São eles: Emergência, Sobrevivência e Segurança, Primeiros Socorros e Saúde, Regulamentação da Profissão de Aeronauta e Conhecimentos Gerais em Aeronaves. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70% de toda a prova, o que corresponde a  responder corretamente ao menos 14 questões de cada bloco.

A prova é realizada mediante agendamento via internet e pode ser feita em qualquer uma das inúmeras sedes da ANAC espalhadas pelo Brasil. Atualmente, todo o exame é digitalizado e feito em computadores e o resultado sai assim que o candidato terminar a prova.

O Aplicativo CEAB

Dentre todas as dicas que podemos dar para se dar bem no teste de comissário de voo da ANAC, uma das mais importantes é a realização de simulados e provas passadas da agência. Isso é de extrema importância para o candidato a comissário, uma vez que mostra o tipo de conteúdo exigido, além de o familiarizar com a dificuldade e o estilo das questões que ele terá pela frente.

Para isso, o CEAB desenvolveu um aplicativo para smartphone para auxiliar nos seus estudos para a prova de comissários de bordo da ANAC. São mais de 1600 questões selecionadas pela escola e separadas em quatro grupos de perguntas, seguindo os moldes do exame da agência.

Baixe seu Aplicativo na Apple Store no Google Play  ou no Windows Phone  comece a se preparar agora mesmo:

CEAB

No app, é possível escolher a quantidade de questões e matérias desejadas. As perguntas aparecem de forma aleatória e o simulado pode ser feito totalmente offline, sem necessidade de acesso à internet. Os resultados aparecem na tela por meio de gráficos separados por cada matéria, tornando mais fácil a verificação de erros e acertos e a medição do desempenho em cada bloco.

Para oferecer uma experiência mais próxima ao que os candidatos encontrarão no dia do exame, o aplicativo conta com um contador regressivo com o tempo da prova. Além disso, a cada atualização são adicionadas novas questões, aprofundando ainda mais a gama de conhecimentos estudados.

O exame da ANAC é uma etapa obrigatória para quem deseja se tornar comissário de bordo. Somente após aprovado é que o candidato pode participar de processos seletivos em companhias aéreas nacionais e internacionais. Essa é uma profissão exigente, mas extremamente gratificante, proporcionando experiência únicas, possibilidades reais de crescimento e ótimos benefícios ao profissional. Então não perca mais tempo. Baixe o aplicativo do CEAB para seu aparelho Android, iOS, Windows Phone e comece a se preparar agora mesmo.

O CEAB é uma das escolas de aviação mais reconhecidas do país. Com profissionais qualificados e experientes, oferecemos cursos presenciais e a distância para a formação de comissários de voo. Acesse o nosso site, conheça nossos planos e dê asas ao seu sonho de voar! 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here