Quais são as funções da aeromoça durante um voo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

aeromoça

A aeromoça é alguém cujo principal dever é garantir a segurança e o conforto dos passageiros durante o voo da companhia aérea. Elas fazem parte da tripulação de cabine do avião, que é a equipe de pessoal que opera um avião comercial ou mesmo militar, enquanto viaja internamente ou internacionalmente. Desde que a carreira começou em 1912, os comissários de bordo masculinos também foram conhecidos como mordomos ou hospedeiros de ar e as mulheres como aeromoças ou comissárias de bordo. Os atendentes de voo são especialmente treinados para a aeronave em que trabalham, uma vez que a segurança dos passageiros é a principal preocupação.

O trabalho de uma aeromoça antes mesmo do embarque

Quase todas as funções do comissário de bordo estão relacionadas à segurança, embora o atendimento ao cliente também seja importante.

Aproximadamente uma hora antes de cada voo, as aeromoças recebem diversas informações importantes de seu comandante. As condições meteorológicas, a turbulência possível, a duração do voo e outros fatores que podem afetar o próximo voo são discutidos em detalhes. Elas também são informadas sobre detalhes de segurança e materiais de emergência relevantes para a aeronave que ocuparão.

Uma lista de clientes é verificada e os atendentes são notificados se qualquer passageiro de necessidades especiais, crianças pequenas ou VIPs estiverem embarcando no voo. Todo esse procedimento é chamado de briefing.

Adentrando a aeronave

Após o briefing, os comissários de bordo inspecionam a aeronave, assegurando que o equipamento de segurança esteja instalado e funcionando corretamente. Se um equipamento, como um extintor de incêndio, for encontrado inutilizável, a aeromoça deve substituir o item antes da decolagem.

Uma vez que os passageiros são chamados a bordo, os comissários de bordo ajudam no processo de embarque. Eles atendem todas as necessidades especiais de passageiros, crianças ou VIPs, garantindo que recebam os cuidados adequados durante a acomodação na aeronave.

aeromoça

As passagens e os locais reservados são verificados. A aeromoça também é responsável por monitorar os passageiros; elas são treinadas para detectar comportamentos suspeitos e evidências de intenções maliciosas, para evitar o sequestro ou o terrorismo. Além disso, eles ajudam os clientes a carregar a bagagem de mão quando necessário.

Informações de segurança

As aeromoças são responsáveis ​​por informar aos passageiros sobre os padrões de segurança específicos da aeronave em uma demonstração rápida antes da decolagem. Os passageiros se conscientizam de como localizar a sua saída de emergência mais próxima, como fechar corretamente os cintos de segurança, o que fazer em caso de turbulência, como operar coletes de segurança ou dispositivos de flutuação e como usar as máscaras de oxigênio.

Em alguns casos, os passageiros assistirão a um breve vídeo que cobre essa informação, enquanto a aeromoça monitora seu comportamento. Após a demonstração de segurança, os atendentes fazem uma nova verificação da cabine, certificando-se de que os dispositivos eletrônicos e os telefones celulares estão desligados, e de que os assentos e as bandejas estejam na posição correta.

Todo o procedimento, desde o embarque até a decolagem, é conhecido como serviço de pré-decolagem.

Finalmente, um voo tranquilo e confortável

Depois que o avião estiver em segurança no ar, os comissários de bordo verificam o conforto dos passageiros. Eles fornecem fones de ouvido ou travesseiros aos passageiros que os solicitem e servem comida ou bebidas. Além de servir aos clientes, a aeromoça deve realizar verificações de segurança regulares e se atentar a ruídos incomuns. Uma vez que o avião começa a sua descida, os atendentes devem garantir que todo o lixo tenha sido removido da cabine e de que os assentos estejam em suas posições corretas antes de realizar uma verificação de segurança final. Após o pouso, os comissários ajudam os passageiros a desembarcar com segurança da aeronave.

Todo esse trabalho exige bastante preparo da aeromoça. Entenda como ser uma profissional apta a cumprir as funções de uma comissária, acompanhando sempre o nosso blog. Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×