Qual a diferença entre comissário de voo, de bordo e aeromoça?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

comissário de vooComissário de bordo, comissário de voo, aeromoça, e outros termos, são comuns para quem viaja frequentemente de avião em território nacional. Não é difícil notar quais são as funções desses profissionais quando se está dentro da cabine e a sua importância para que tudo corra bem durante uma viagem.

Mas será que existe uma diferenciação entre as designações descritas acima? O post de hoje esclarece essa dúvida. Confira!

O papel do comissário

Os profissionais que trabalham a bordo dos aviões são chamados de comissários, simplesmente por fazerem parte de uma comissão delegada para executar tarefas em conjunto, designada a cumprir as funções que fazem parte do escopo de trabalho de uma companhia aérea dentro das aeronaves.

O trabalho do Pessoal de Cabine

O Pessoal Navegante Comercial, chamados também de Pessoal de Cabine, são os tripulantes responsáveis pela segurança e comodidade dos passageiros a bordo, diferentemente do que é chamado de Pessoal Técnico, que são os pilotos e copilotos que compõem o restante da tripulação.

Entre as funções do comissário de voo, comissário de bordo e aeromoça, estão:

  • Fazer o possível para que o passageiro se sinta confortável durante a viagem, inclusive auxiliando na acomodação das bagagens de mão;
  • Executar tarefas administrativas, principalmente no que diz respeito à comunicação ao passageiro;
  • Estar preparado para atuar na segurança do passageiro, tanto na prevenção de situações adversas quanto nas ações de socorro;
  • Proporcionar tranquilidade em situações emergenciais;
  • Cuidar da logística de distribuição de comodidades e documentos necessários aos passageiros.

Diferença entre aeromoça, comissário de voo e comissário de bordo

Entre os homens e mulheres que fazem parte do Pessoal de Cabine e executam as tarefas que já descrevemos, existe diferenciação no papel de cada um que está ali?comissário de voo

Na verdade, comissário de voo e comissário de bordo são dois termos que descrevem o mesmo tipo de profissional. Em uma análise rápida, o comissário de voo deverá estar necessariamente a bordo da aeronave e por isso não há a diferenciação.

Aeromoça

Aeromoça é, na verdade, um termo cultural utilizado no Brasil e em Portugal para designar o comissário de voo do sexo feminino. Pode ser chamada formalmente também de “comissária”, ou “assistente” em outros países de língua portuguesa. Há quem chame também de “hospedeira do ar”, mas esse é um termo menos comum.

O motivo da distinção das funções

Como visto nos tópicos anteriores, não há uma diferença funcional entre aeromoça, comissário de voo e comissário de bordo. O principal motivo da diferenciação acaba sendo uma questão simples de gênero masculino e feminino, tendo em vista que os termos “aerorapaz” ou “aeromoço” nunca foram utilizados.

Fato é que mesmo que o termo “aeromoça” pareça mais informal, ele nunca foi visto como algo pejorativo entre os profissionais do ar. Pelo contrário. As comissárias normalmente têm orgulho de se descreverem dessa forma para quem pergunta sobre sua vida profissional.

Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais a respeito das funções do Pessoal de Cabine. E como você os chama? Comissário de voo? Comissário de bordo? Participe da conversa por meio dos comentários abaixo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×