O setor aéreo é um segmento muito promissor, mobilizando diferentes setores da economia, movimentando o mercado e auxiliando na construção de uma sociedade mais integrada e globalizada. Com expectativas positivas para 2017, a aviação compõe um nicho de indústria que se apresenta em constante desenvolvimento e demanda crescente.

As recentes reformas e concessões de aeroportos e o aumento do número de passageiros que optam pelo avião como principal meio de transporte para viajar são tanto causadores quanto reflexos do crescimento dessa área. Para se ter uma ideia, entre 2012 e 2020, a expectativa é de que sejam criados mais de 600 mil empregos no setor aéreo brasileiro, entre comissários de voo, agentes aeroportuários e outros cargos.

A aviação civil é uma excelente opção para quem deseja começar sua vida profissional ou ainda para quem deseja trocar de carreira, possuindo diversas opções de trabalho, seja em terra, nos aeroportos, ou a bordo de aeronaves. Uma coisa é certa: para conseguir ingressar nessa área, é necessária muita dedicação.

Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas caso você deseje conseguir um emprego na aviação.

1. Conheça a Profissão Que Deseja Seguir

Procure saber como é o dia a dia do cargo pelo qual você se interessa. Conheça as funções e obrigações de cada um deles. Por exemplo: você realmente sabe o que faz um comissário de bordo? Informe-se. Pesquise também sobre os aspectos financeiros, as possibilidades de crescimento profissional e os requisitos necessários.

Fique de olho também nas vantagens oferecidas. Os cargos de profissional de check-in e comissários de voo contam com benefícios interessantes, especialmente em relação à concessão de passagens aéreas.

2. Faça um Curso de Formação

Esse é um ramo que sempre atraiu um grande número de pessoas. Por isso, vale ressaltar que a maioria dos cargos da aviação civil requerem uma formação específica, com a realização de cursos voltados para cada uma dessas profissões. São eles que vão fornecer ao profissional todo os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuar na área e para capacitá-lo para a execução do seu trabalho.

Para alguns cargos, como comissário de bordo, por exemplo, a aprovação em um curso de formação é obrigatória para que o candidato esteja apto a continuar o processo até conquista do certificado que o habilita a exercer a profissão.

O CEAB é uma das escolas de aviação mais reconhecidas do Brasil. Com uma equipe qualificada e experiente e um dos maiores índices de aprovação no país, oferecemos cursos presenciais e a distância para a formação de comissários de bordo e profissionais de atendimento.

3. Qualifique-se

Para aumentar ainda mais suas chances no mercado, invista em você mesmo e capacite-se. Para ser bem sucedido e se destacar, é importante que o profissional busque melhorar constantemente e some novos conhecimentos e habilidades que complementem e desenvolvam suas capacidades profissionais.

Por isso, é essencial que o profissional não se contente apenas com os conhecimentos específicos da sua área, que serão adquiridos ao longo de sua formação. Para comissários ou profissionais de atendimento, por exemplo, cursos que ajudem a melhorar suas habilidades comunicativas e de relacionamento com o público são boa opções de capacitação.

Dedique-se também a aprender outros idiomas, especialmente o inglês. Esse é um diferencial importante levado em consideração pelas companhias aéreas no momento da contratação. Quanto mais conhecimento, melhor.

4.Relacione-se

Para conseguir um emprego no mundo da aviação, não é necessário ter uma indicação. Porém, essa pode ser uma vantagem interessante para aumentar suas chances. Por isso, ao longo do curso de formação e também durante provas e processos seletivos, preze por um bom relacionamento com todos ao seu redor. Quem consegue se relacionar bem com as demais pessoas, cria um networking importante para garantir o sucesso profissional.

Aviação civil é um setor exigente e demanda foco e dedicação. Lembre-se de que preparação é a palavra de ordem para se dar bem em qualquer entrevista de emprego em qualquer área. No caso do setor aéreo, não é diferente. Qualifique-se e prepare bem seu currículo, realçando suas qualidades, experiências e conhecimentos relacionados ao cargo que almeja. Informe-se, prepare-se e destaque-se.

Clique aqui e saiba mais sobre como escolher o melhor curso e como planejar-se para 2017.
Ficou interessado? Acesse o nosso site, consulte nossos preços e dê asas aos seus sonhos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here