Início Artigos

Quer ser um comissário de voo internacional?

8775

Já imaginou ter uma profissão em que você pudesse viajar pelos quatro cantos do mundo, conhecer lugares diferentes, falar outros idiomas e trabalhar com pessoas novas todos os dias?

Ser um comissário de voo internacional é um bom caminho para fazer tudo isso. Comissários de bordo em voos internacionais têm a oportunidade de passar por novos lugares, praticar línguas estrangeiras diariamente e ter experiências em outras culturas. Ficou interessado? Veja o que é preciso para ser um comissário de bordo em uma companhia aérea internacional!

Quais são os pré-requisitos básicos?

Deve-se ter mais de 18 anos, ter o ensino médio completo e ter a altura mínima requerida – 1,58m para mulheres, 1,65m para homens.

Como deve se comportar um comissário?

Um comissário de bordo deve ser comunicativo, simpático e paciente. Não perder a calma em situações complicadas, passar autoridade e respeito, e poder se adaptar às mais diversas situações.

Qual é a formação necessária e como posso adquiri-la?

Primeiro, deve-se passar por um exame médico feito em um hospital da aeronáutica, para garantir que se têm as condições físicas necessárias para o trabalho. Depois, participar de um curso de formação de comissários de bordo e passar no exame da ANAC (Associação Nacional de Aviação Civil).

O curso da CEAB oferece essa formação para quem deseja ser comissário, tanto em voos nacionais quanto internacionais. Ele cobre todas as necessidades de um comissário: postura, apresentação pessoal, como fazer o serviço de bordo, sobrevivência e tudo o que for necessário para se apresentar de forma equilibrada, simpática e elegante, como é praxe na profissão. Quem for de São Paulo pode participar do curso presencial. Quem não for, não precisa se preocupar: os cursos a distância oferecem a mesma formação e vão ajudá-lo a conquistar seu sonho!

Quais idiomas é preciso falar?

É fundamental que o comissário de bordo seja comunicativo e se expresse bem em mais de uma língua. Para quem quer ser comissário em companhias internacionais, inglês fluente é indispensável. Além disso, é bom que o comissário se dedique ao estudo de outras línguas estrangeiras, para aumentar suas chances na companhia internacional que desejar.

Em alguns casos, é necessário que se fale o idioma da companhia – a AirFrance, por exemplo, dá preferência para quem fala francês. E, em outros casos, falar português é requisito de contratantes internacionais, para voos de outros países que venham para o Brasil.

Como é o mercado de trabalho?

Oportunidades para trabalhar em voos internacionais surgem a todo instante. As companhias aéreas brasileiras selecionam comissários com bom domínio da língua inglesa para servirem em seus voos internacionais. Do mesmo modo, companhias internacionais do mundo oferecem oportunidades para comissários que falem inglês.

A Emirates Airlines, companhia com sede em Dubai, faz processos seletivos no Brasil. Outras companhias da mesma área, como a Qatar Airways e a Etihad Airways, também abrem muitas oportunidades para brasileiros. Recentemente, a American Airlines, dos Estados Unidos, também abriu vagas para nativos do Brasil.

Por isso, se você tem vontade de ser um comissário de bordo em voos internacionais, não perca tempo e se inscreva em um curso! Além disso, dedique-se ao estudo de línguas estrangeiras e aumente sua chance no mundo todo. A formação pode ser árdua, mas a recompensa virá quando você estiver voando por todos os continentes.

Você já pensou em ganhar a vida viajando pelo mundo? Comente aqui em que lugar você sonha em trabalhar!

Comments are closed.