Em um mundo cada vez mais exigente e competitivo no mercado de trabalho, a realidade virtual veio quando a aprendizagem rápida se faz necessária. Além de aprofundar o conhecimento e, também, ajudar a trabalhar seu comportamento em atividade profissional. Como o processo de aprendizado é muito individual, muitos pessoas tem dificuldades em aprender somente com os livros e memorização.

Ao ter a possibilidade de vivenciar certas situações, retemos melhor o conhecimento, pois é necessário trabalhar os sentidos e o corpo, já que necessita ação. Já é habitual ouvirmos sobre imersões quando se trata de educação profissionalizante, em que a prática é priorizada, trabalhando a lógica do pensamento  e ligando os pontos ao viver determinada situação, para obter melhor proveito do conhecimentos.

Muito utilizado no mundo do entretenimento, a RV simula com perfeição todo um cenário hipotético em um ambiente digital. Dessa forma, o usuário irá imergir nesse ambiente, experimentando todas as situações decorrentes como no mundo real. 

avião-decolando
Avião decolando

Realidade virtual já era utilizada na aviação

Algumas empresas da aviação já utilizam a realidade virtual, como a Embraer, em 2000, criou um Centro de Realidade Virtual (CRV), para aprimorar e acelerar o processo de desenvolvimento de suas aeronaves, dando resultados de velocidade de produção. Foi útil, também, na identificação de falhas, a RV foi utilizada em todas as fases do processo para verificar a correção das montagens. 

Inclusive, a Embraer, na Arena da Game XP, expôs até um simulador com realidade virtual, que simula o avião ligar e fazer os primeiros procedimentos para decolagem, levando uma experiência única ao público. O objetivo era passar sensações bem realistas para que as pessoas terem maior contato com a aviação e que e lembrem das boas sensações, através  da memória muscular dos processos.

Algumas companhias aéreas, como a British Airways e a Iberia já utilizaram a realidade virtual como um meio de entretenimento para levar experiências sensoriais dos filmes, documentários e séries aos seus passageiros de primeira classe.

Realidade Virtual é implantada em nossos cursos

A realidade virtual é uma excelente alternativa para a aprendizagem experiencial, sobretudo, em casos de alto risco. Ao simular certo tipo de situação, para que possam avaliar como será a reação do aluno, estando em um ambiente seguro. Dessa forma, tendo consciência se estará apto para solucionar aquele tipo de conflito ou não. Poder levar tudo isso à sala de aula é disruptivo e inovador.

A CEAB é única escola de aviação que trouxe a realidade virtual para seus alunos, investindo em diferenciar seu método de ensino. Uma experiência única,  complementando os estudos tradicionais, de forma mais poderosa que uma leitura das atividades profissionais. O leva ter mais segurança quando for concorrer no mercado de trabalho, pois estará mais qualificado e apto com uma aprendizagem holística.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here