A internet é um dos avanços tecnológicos que mais contribuem para facilitar a vida cotidiana. Você não precisa mais sair de casa para pagar contas no banco, planejar viagens, fazer pesquisas na biblioteca e nem para frequentar aquele curso que te interessa. Sim, hoje em dia você não precisa mais encarar trânsito para se deslocar até a escola e passar horas no banco da sala de aula:
você pode fazer um curso à distância no conforto de sua casa, escolhendo quando, como e onde estudar.

Os cursos à distância vieram para facilitar a vida, mas exigem tanto ou mais foco e disciplina do que os cursos presenciais. Como você estará em casa, sua atenção pode facilmente ser desviada para outros assuntos, comprometendo seu rendimento. Nesse post, vamos dar alguma dicas úteis para organizar sua rotina de estudos e ter aproveitamento máximo no seu curso à distância. Confira!

1. Defina o melhor horário de estudos

Para isso, você precisa se conhecer e saber em qual período do dia você rende mais. Você se sente mais ativo e produtivo nas primeiras horas manhã ou seu cérebro funciona melhor à noite? Decidido o horário mais adequado, defina quantas horas por dia você vai estudar e seja disciplinado: dedique-se somente aos estudos naquele horário!

2. Organize uma agenda de estudos

Com base na grade de disciplinas do curso, monte um cronograma de estudos. Pode ser uma planilha do Excel, um documento do Word ou mesmo uma folha escrita à mão, não importa. O cronograma será útil para você visualizar as matérias a estudar, as tarefas e os prazos de entrega dos trabalhos. Quanto mais detalhado for o cronograma, melhor.

3. Defina prioridades e trabalhe com antecedência

Analise seu cronograma e veja quais são os prazos para cada tarefa. Obviamente, o melhor a fazer é dedicar-se primeiro às que têm prazo mais apertado. Tente terminar cada tarefa com boa antecedência, pois assim você terá tempo para reler e aprimorar seu trabalho antes do prazo final de entrega.

4. Diversifique as matérias estudadas no dia

É melhor evitar estudar uma mesma matéria ao longo do dia inteiro. Depois de cerca de duas horas estudando o mesmo assunto, a atividade se torna monótona e vai ser difícil manter o interesse e a atenção naquela matéria. É mais produtivo ter um cronograma diversificado, com tempo para estudar assuntos diferentes no mesmo dia, em vez de dedicar um dia para cada matéria isoladamente.

5. Evite metas genéricas

Um exemplo de meta genérica seria: hoje vou estudar português. Você já vai começar perdendo tempo para decidir que parte da matéria vai estudar. O melhor é ser bem específico em suas metas. Então, muito mais do que estudar português, estabeleça objetivamente: hoje vou dedicar meu estudo de português à interpretação de texto e variações de estilo na escrita. Com metas específicas, você já separa o material apropriado e vai direto ao ponto, evitando perda de tempo.

6. Evite distrações na hora de estudar

Você é do tipo que abre o computador para começar um trabalho e decide dar uma olhadinha rápida nas redes sociais ou nos seus e-mails? Então, já deve saber que essa olhadinha rápida pode significar horas perdidas. Quando você menos espera, seu horário de estudo já terminou e você ainda nem saiu do Facebook. Então, faça o contrário: comece logo a estudar, termine as tarefas do dia e só depois disso, já com o dever cumprido, abra os e-mails e as páginas das redes sociais. Considere o Facebook como o seu prêmio por ter se dedicado aos estudos! Você estudou muito e merece esses momentos de lazer.

Com essas dicas, você pode aproveitar todos os benefícios de um curso à distância e tirar o máximo de aprendizado. Já tem experiência com cursos à distância? Então conte para a gente quais são suas estratégias. E, se você está procurando entrar na área de aviação, confira os cursos do CEAB!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here