Saiba mais do treinamento na selva do curso de comissária de bordo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Talvez cause surpresa identificar o módulo de treinamento de selva no curso de comissária de bordo ministrado pelo Centro Educacional de Aviação do Brasil (Ceab), afinal a associação mais comum ao se pensar no trabalho desses profissionais é o de atendimento cortês para a prestação de serviços de bordo e no repasse de instruções úteis de segurança durante os voos.

No entanto, refletindo com calma na questão, percebe-se a validade do módulo de treinamento de selva no curso de comissária de bordo, porque é de conhecimento de todos, apesar dos modernos recursos de segurança e das estatísticas amplamente favoráveis, a ocorrência de situações excepcionais como aterrissagens forçadas em terrenos inóspitos, onde se exige muito da resistência física e mental até a chegada dos primeiros socorros.

E pensando em tais eventos que o treinamento de sobrevivência na selva foi idealizado – e é um curso obrigatório para fazer o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mas será que esse treinamento na selva para as comissárias de bordo é pra valer mesmo? É feito em uma selva ou em ambiente similar? As alunas têm que caçar a própria comida, passarem horas e horas sem comer ou beber água, enfrentar situações prováveis como incêndio, transporte de feridos, tratamentos de machucados e outras adversidades do gênero?

Veja a seguir.

 

Equipe e método de avaliação

Antes de maiores detalhes é importante discorrer a respeito da equipe de profissionais responsáveis em aplicar e supervisionar o treinamento na selva no curso de comissárias de bordo do Ceab.

São instrutores que acumulam mais de 20 anos de experiência no mercado e formaram alunos que trabalham em companhias aéreas nacionais e internacionais, sejam como atendentes de aeroportos, comissários de voos ou aeromoças.

No treinamento na selva, será considerado para avaliação se as candidatas cumprem com todas as regras (não é permitido, por exemplo, trazer comida de casa ou qualquer outro item fora da lista pré-determinada para auxiliar nos testes. De alimentação autoriza-se apenas, água, sal e açúcar), se realizam as tarefas com eficiência, se mantém a estabilidade emocional, se são pegas cochilando ou com a atenção dispersa e se demonstram habilidades de trabalho em grupo.

 

Localidade

O local da prática do treinamento na selva do curso de comissárias de bordo ocorre no centro de treinamento do Ceab, um local próximo à cidade de Juquitiba, interior de São Paulo.

 

Atividades exercidas

No treinamento na selva do curso de comissárias de bordo ensina-se a preparação de armadilhas para capturar animais para que sirvam de alimento, como tatú, pássaros, coelhos e etc.

Fazer fogueiras com pedaços de madeiras, folhas, algodão de roupas, pilhas, baterias e palha de aço está incluso no módulo e todas as alunas recebem as orientações dos instrutores que supervisionam as atividades.

Não poderia falta no treinamento na selva do curso de comissárias de bordo instruções sobre primeiros socorros. São repassados procedimentos da técnica de respiração boca a boca, desengasgamento e imobilização.

 

Quando o módulo é feito?

O treinamento da selva é uma das últimas etapas do curso de comissária. As alunas passam antes por aulas teóricas presenciais ou online que abordam temas mais usuais na profissão, como postura e etiqueta, maquiagem para aeromoças e conhecimentos sobre as aeronaves.

 

Conclusão

O módulo de treinamento na selva do curso de comissárias de bordo foi idealizado para preparar as futuras profissionais para lidar com situações excepcionais, ainda que raras, que envolvem a profissão e é um certificado obrigatório para prestar o exame de admissão da Anac.

No treinamento serão desenvolvidas atividades como:

  • Reconhecimento de animais venenosos;
  • Deslocamento com uso de bússola;
  • Armadilhas para capturar animais;
  • Preparo de fogueiras;
  • Primeiros socorros;
  • Combate a incêndios;
  • Teste de resistência e resgate em águas.

Para se inscrever ou saber mais a respeito dos cursos promovidos pelo Ceab clique aqui e se achou o conteúdo interessante, curta, compartilhe.

Seu apoio faz a diferença.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×