Saiba mais sobre o curso de Comissário de Bordo e Aeromoça

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Um Curso de Comissário de Voo, também conhecido como Curso de Comissário de Bordo ou ainda Curso de Aeromoça, é um dos cursos profissionalizantes homologados pela ANAC, que habilitam os aspirantes a ingressarem na Aviação Civil, como Comissários de Voo em uma Companhia Aérea.

A profissão de Comissário de Voo possui ótimos salários e diversos benefícios, além do prestígio e as vantagens de viver viajando, conhecer novos lugares e ter uma rotina livre.

Mas o que faz um Comissário de Voo e o que é necessário para ingressar nessa profissão? Porque um curso homologado pela ANAC? E afinal de contas, o que é exatamente a ANAC? As respostas para essas e outras perguntas estão logo adiante na nossa leitura!

O que faz um Comissário de Voo

Comissário de Voo, Comissária de Voo, Comissário de Bordo, Comissária de Bordo, Aeromoça.
Como já dissemos na introdução desse artigo, todos esses são sinônimos de uma mesma profissão e todos podem ser chamados simplesmente de Comissários de Voo.

Esse profissional da Aviação Civil trabalha nos voos comerciais de transporte de passageiros, como funcionários das Companhias Aéreas.

Embora eles sejam aquela figura simpática dentro dos aviões, servindo alimentação e nos dando orientações, a principal função de um Comissário de Voo é a de zelar pela segurança, pelo conforto e pela tranquilidade durante os voos.

Para isso, eles possuem conhecimentos em navegação aérea, meteorologia, combate ao fogo, segurança na selva e no mar, além de serem preparados para dar atendimentos de primeiros-socorros e orientar os passageiros para que estejam sempre seguros no avião.

Comissários de Bordo trabalham em escalas, dependendo da Companhia Aérea em que estiverem trabalhando. Entre os voos, é possível terem até 2 dias de folga em uma cidade, o que acaba favorecendo para que conheçam muitos lugares, até mesmo em outros países, dependendo da Companhia Aérea.

Além dessa vantagem da rotina mais livre e da possibilidade de conhecer novos lugares, a profissão de Comissário de Voo também tem uma série de benefícios, sobre os quais vamos falar um pouco mais adiante. Mas antes vamos saber um pouco mais a respeito de como é possível ingressar nessa profissão.

Como ser um Comissário de Bordo ou Aeromoça

Se você já ouviu falar dessa profissão ou até mesmo procurou a respeito dela pela internet, é possível que tenha ficado assustado com os supostos requisitos para o ingresso nessa profissão. Mas na realidade os requisitos são bem poucos.

Houve um tempo em que os Comissários de Voo precisavam ter algumas características, como um limite de altura específico, por exemplo. Mas essas exigências não existem mais nesse mercado. Nem mesmo uma formação acadêmica é exigida, apesar dos salários da profissão estarem à altura.

O que é necessário para ser um Comissário de Voo:

  • 18 anos completos
  • Ensino Médio completo
  • Realizar um curso profissional homologado pela ANAC
  • Ser aprovado em um exame da ANAC
  • Obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª classe

 

O Certificado Médico Aeronáutico de 2ª classe é um tipo de exame médico que atesta a capacidade física e mental necessárias para exercer a profissão. Esse exame pode ser realizado em uma clínica ou um hospital que tenha o credenciamento da ANAC.

E aproveitando que já falamos que o curso profissional e o certificado médico para a profissão devem ser autorizados pela ANAC, vamos saber o que é essa sigla?

O que é a ANAC?

Como você pode ver, para ser um Comissário você precisa realizar um curso homologado pela ANAC e também ser aprovado em um exame nessa mesma instituição. Mas o que não dissemos ainda é o que seria a ANAC.

ANAC é a sigla para Agência Nacional de Aviação Civil, o nosso órgão responsável por regular as atividades dessa área, no Brasil. Para que as Escolas de Aviação sejam formadoras de profissionais na Aviação Civil, elas precisam ser homologadas, ou seja, terem a autorização emitida pela agência.

Isso garante que os novos profissionais terão o treinamento adequado e necessário para exercer a profissão. Escolas e Cursos de Aviação precisam ser homologados pela ANAC para que realmente possam formar profissionais da Aviação Civil.

O exame após a conclusão do curso é uma forma de verificar se o aspirante realmente adquiriu o conhecimento necessário. Os Comissários de Voo são responsáveis pela segurança das pessoas no avião, por isso esse tipo de fiscalização é fundamental.

Fazendo carreira na Aviação Civil

Quando se fala em Aviação Civil, normalmente se está referindo aos voos comerciais de transporte de passageiro, e às Companhias Aéreas, mas o termo se refere, na realidade, a qualquer utilização da aviação que não seja a Militar.

Para fazer carreira na Aviação Civil, mais especificamente, para ser um Comissário de Bordo ou uma Aeromoça, além do curso profissionalizante para Comissário de Voo e os exames necessários, você precisa também ter um tipo de personalidade específica.

Comissários de Voo normalmente são pessoas carismáticas, que tem o interesse de ajudar e auxiliar outras pessoas e que trabalham com simpatia e atenção aos passageiros. Esse perfil é essencial para garantir a tranquilidade dos passageiros durante o voo, além de criar um clima agradável no avião.

Se você tem esse perfil e ainda gosta de viajar, conhecer novos lugares e ter uma rotina mais flexível, então você tem o perfil para a carreira em Aviação Civil. Esse é o perfil que as Companhias Aéreas buscam na contratação de novos Comissários!

Os benefícios da profissão

Ingressar em uma carreira na Aviação Civil te trará satisfação profissional, status social e um bom salário, mas além disso, Comissários de Voo possuem vantagens e benefícios como esses listados a seguir:

  • Plano de carreira
  • Complementação de aposentadoria
  • 14° salário (participação nos lucros)
  • Plano de saúde
  • Seguro de vida
  • Adicional por horas de voo
  • Passagens aéreas gratuitas
  • Diárias de hospedagem

 

Isso sem contar com a rotina flexível e com as viagens constantes sem precisar de investimento. Para ingressar na profissão de Comissário de Bordo você não precisa de anos de estudos e investimentos financeiros. É uma excelente opção para aqueles que tem o perfil para a carreira, gostam da ideia de viver entre escalas e ainda não tinham certeza daquilo que gostariam para o futuro.

Curso de Aviação Civil

Falamos no decorrer deste artigo sobre as escolas e cursos homologados pela ANAC, onde você poderá fazer um Curso de Aviação e ingressar, por exemplo, na profissão de Comissário de Voo.

Uma dessas escolas é o CEAB, o Centro Educacional de Aviação do Brasil. Nele você poderá se tornar um Comissário de Bordo ou uma Aeromoça, além de conquistar um posto de trabalho em uma Companhia Aérea.

Isso porque o CEAB é uma das Escolas de Aviação de maior prestígio do país e as Companhias Aéreas sabem disso. Além do mais, o CEAB possui um dos maiores índices de aprovação de alunos na prova da ANAC, ou seja, os seus cursos realmente preparam você para ser um Comissário de Voo. São mais de 20 anos de experiência na área, formando profissionais.

O CEAB também possui uma estrutura de destaque, com um local próprio para treinamento de sobrevivência na selva, salas que simulam o ambiente de um avião em funcionamento e diversos outros cursos que podem complementar a sua formação, como os cursos de línguas.

Se você gostou da ideia de ser um Comissário ou Aeromoça, o CEAB é uma das melhores opções. Fale com os consultores do CEAB, que eles vão lhe informar tudo o que você precisa saber a respeito do ingresso na profissão!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×