Graças aos seus pré-requisitos, atendente de check-in se tornou a opção perfeita para o primeiro emprego.
É preciso ser maior de 16 anos, estar cursando o ensino médio completo, ser simpático e ter uma boa apresentação pessoal.
Todas essas características tornam essa profissão perfeita para quem acabou de concluir o ensino médio mas ainda não quer ingressar na vida universitária ou até uma oportunidade para conquistar aquela vaga de menor aprendiz!
Além disso, a carga horária de trabalho é de 6 horas e funciona em regime de escala.
As companhias aéreas costumam oferecer benefícios para os atendentes de check-in, os quais são mais um ponto positivo dentro dessa profissão!

Benefícios tais como:
- vale-alimentação,
- concessão de passagens,
- algumas ajudas de custo,
- plano de saúde,
- complementação de aposentadoria,
- uniformes,
- treinamentos frequentes,
- participação no lucro da empresa,
- 14° salário no fim do ano.
Outro ponto positivo é que se tornar um Atendente de Check-in também é uma ótima maneira de conquistar outros cargos dentro da companhia aérea escolhida.
Quando você já está dentro da empresa e conhece a sua rotina e cultura organizacional interna, fica muito mais fácil conseguir outro cargo dentro da mesma!
Afinal, as empresas têm plano de carreira e caso o agente de aeroporto queira, ele pode até conseguir se tornar um tripulante de voo!
Então, se você cumpre os pré-requisitos e tem facilidade em se comunicar, tem um bom relacionamento interpessoal e sonha com uma carreira na área aeroportuária onde é possível conhecer inúmeras culturas diferentes e vários viajantes, esse pode ser o seu primeiro emprego e até mesmo, se tornar a sua carreira!
Mas é necessário que você realize o curso de atendimento em aeroportos (ou curso de Atendente de Check-in) para que esse sonho se torne possível!
Sobre o curso de Atendente de Check-in do CEAB:
O curso de atendente de check-in, também conhecido como agente de aeroporto, aborda a dinâmica de trabalho no atendimento de aeroportos.
Apresenta o que vai ser praticado no dia-a-dia da profissão e permite que o aluno saia do curso já com alguma experiência.
Vale lembrar que depois de o profissional ser contratado, cada companhia aérea submete seus funcionários a um treinamento específico.
Ou seja, com o curso de check-in já no currículo, você estará preparado para se destacar de todos os outros candidatos!
Algumas das disciplinas do curso trabalham com uma breve introdução ao sistema de aviação civil, aulas voltadas para a prática do trabalho de check-in, roteiros para controle de viagem a serem seguido e muitas lições sobre as bagagens e cargas.
Outras aulas também são oferecidas, entre elas: lições de primeiros socorros, emergências em solo e de línguas estrangeiras!
Vale ressaltar que o principal objetivo do curso de atendimento em aeroportos é proporcionar uma excelente experiência ao cliente quanto a companhia aérea, mesmo que ainda em terra, afinal, este profissional é responsável pelo o primeiro contato do passageiro com a companhia aérea em questão e como sabemos, a primeira impressão é muito importante!
Por esse mesmo motivo são oferecidas aulas sobre o apoio ao turista, tipos de passageiros e atendimento diferenciado voltado para passageiros idosos, crianças ou portadores de qualquer necessidade especial.
Tudo é muito bem pensado para garantir a formação dos melhores profissionais possíveis!
Áreas de atuação após o curso
Após o curso de Atendente de Check-in, você estará preparado para atuar em várias funções diferentes, todas fazendo parte das funções de uma tripulação terrestre, entre elas, o check-in e check-out.
No check-in o profissional vai localizar e confirmar a reserva de cada passageiro, verificar os bilhetes de embarque e documentos, realizando também o despacho de todas as bagagens.
No check-out você contabilizará os bilhetes emitidos, o número total de passageiros e escalas, transmitindo essas informações para a base de controle de toda a companhia!
Ambas funções extremamente essenciais para a companhia aérea!
Além disso, o curso te prepara para trabalhar ainda como atendente de loja de companhias aéreas, prestando informações sobre voos, efetuando reservas, vendendo passagens e cobrando taxas de embarque e excesso de bagagens.
Ou, até mesmo, coordenando o embarque e o desembarque dos passageiros, fazendo anúncios sobre o voo e as conexões direto da sala de embarque!
Muito mais do que apenas aviação:
O curso de atendimento em aeroportos não prepara você apenas para o trabalho em empresas aéreas!
Graças ao ensino e curso de qualidade do CEAB e com a ajuda do conhecimento adquirido em certas aulas, o aluno sai preparado para atuar em muitas outras áreas do mercado turístico, como hotéis, agências de viagens, hostess de restaurantes e até mesmo vendas!
O CEAB oferece os melhores cursos para a área da aviação, desde atendente de check-in, até cursos de comissário de bordo e é por conhecer tanto a área, que consegue te ajudar da melhor maneira possível a entrar no mercado de trabalho e ter um carreira de muito sucesso no ramo!
Se interessou e quer saber mais sobre esse curso?
Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo!

Perguntas Frequentes
Por que a profissão de Atendente de Check-in é ideal para o primeiro emprego?
É uma opção perfeita porque os pré-requisitos são acessíveis: é preciso ser maior de 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Além disso, oferece uma carga horária de apenas 6 horas por dia em regime de escala, e bons benefícios.
Quais são os benefícios oferecidos ao Atendente de Check-in pelas companhias aéreas?
As companhias aéreas costumam oferecer ótimos benefícios, como: vale-alimentação, plano de saúde, concessão de passagens aéreas (para o colaborador e familiares), participação no lucro (14º salário) e complementação de aposentadoria.
Como a vaga de Atendente de Check-in pode ajudar na carreira de Comissário de Voo?
Trabalhar como Atendente de Check-in é uma ótima maneira de conquistar outros cargos dentro da companhia aérea, servindo como um “portão de embarque”. A empresa tem plano de carreira e, ao estar dentro da rotina e cultura organizacional, o Agente de Aeroporto pode conseguir migrar para a posição de tripulante de voo.
O que se aprende no Curso de Atendente de Check-in?
O curso aborda a dinâmica de trabalho no atendimento em aeroportos e visa proporcionar uma excelente experiência ao cliente. Algumas disciplinas incluem: introdução ao sistema de aviação civil, aulas voltadas para a prática de check-in, lições de Primeiros Socorros, Emergências em solo e línguas estrangeiras.
Quais são as principais áreas de atuação após a formação?
Após o curso, o profissional estará preparado para atuar em várias funções, todas fazendo parte da tripulação terrestre, como:
-
Check-in/Check-out: Localizar reservas, verificar bilhetes e documentos, despachar bagagens e contabilizar o número de passageiros e escalas.
-
Atendente de Loja: Prestar informações sobre voos, efetuar reservas, vender passagens e cobrar taxas de embarque/excesso de bagagens.
-
Coordenação: Coordenar o embarque e desembarque de passageiros (tripulação terrestre).
O curso de Atendente de Check-in prepara para o mercado turístico?
Sim. Graças ao conhecimento adquirido em atendimento ao público e gestão de crises, o aluno sai preparado para atuar em muitas outras áreas do mercado turístico, como hotéis, agências de viagens e hostess de restaurantes.
