Entre os vários assuntos que um comissário de bordo estuda antes de se formar na profissão está um que você talvez nem imagine: comissários precisam fazer um curso de sobrevivência na selva. Numa situação de risco, em que um avião precise fazer um pouso de emergência, os comissários devem estar prontos para auxiliar os passageiros em tudo que for necessário, como por exemplo, liderar e guiá-los nas situações de emergência.

Algumas das habilidades que se aprende no curso de sobrevivência na selva são: preparar armadilhas (para capturar animais que eventualmente possam servir de refeição para os passageiros e tripulantes), iniciar uma fogueira de forma rudimentar (essa habilidade é bastante especial, tanto para cozinhar alimentos quanto para manter as pessoas aquecidas em baixas temperaturas), combater incêndios imprevistos e também ter uma boa noção das técnicas para se resgatar uma pessoa do mar.

Os treinamentos para os comissários da Escola de Avião Ceab acontecem em um centro de treinamento próprio no interior de São Paulo. Lá os futuros comissários podem ser colocados à prova em diversos exercícios que simulam à perfeição todos esses desafios. Outra habilidade aprendida é como transformar uma simples blusa em uma maca emergencial, ou como usá-la para estancar algum ferimento.

A parte em que os estudantes aprendem a capturar animais e preparar fogueiras é a mais radical do curso e exige bastante preparo físico e emocional dos participantes. Porém, quando estão empolgados com a profissão, os alunos acabam encarando o desafio com sabedoria e perspicácia.

Para quem deseja se tornar um comissário de bordo este curso é essencial e obrigatório. O grupo de alunos que geralmente se reúne em cada turma pode chegar a até duzentas pessoas, o que é bastante real, considerando que este é normalmente o número de passageiros de uma aeronave.

Os alunos podem apenas levar o material necessário em suas mochilas. O treinamento é bastante puxado, já que situações graves como essa precisam de pessoas bem preparadas. A disciplina vale muito a pena para o profissional ganhar uma experiência fora do comum, além de poder passar uma sensação de confiança na tripulação do avião quando já estiver no mercado de trabalho.

Você tem alguma dúvida quanto à formação de comissários de bordo? Compartilhe com a gente que teremos grande prazer em responder!

cta-ebook

44 COMENTÁRIOS

    • Olá Ludimila, tudo bem? Temos aulas aos sábados sim. Encaminhei seu e-mail para os nossos consultores entrarem em contato com você e lhe passarem os cronogramas de turmas.

      • Olá Amanda, não é necessário saber nada para fazer o curso e se tornar comissária de voo. Se você tiver alguma dúvida sobre o curso ou sobre a profissão, entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 949235084 que um de nossos consultores entrará em contato com você para tirar suas dúvidas.

    • Olá Aline, tudo bem? A sobrevivência na selva exige que você saiba os procedimentos corretos para executar em alguma eventualidade. Isto não significa que você terá que matar algum animal, mas sim saber como fazer caso seja necessário.

    • Olá Gabriel, tudo bem? O treinamento prático envolve sobrevivência no mar mas não necessário ela saber nadar. O treinamento é realizado em uma piscina com todos os equipamentos de segurança, simulando uma queda de avião em alto mar. Não ter medo de água já é um ótimo começo!

  1. Olá, tudo bem?.. gostaria muito de fazer esse curso, amo de paixão essa profissão.
    mas ainda tenho 16 anos hahahah poxa.
    Tenho algumas perguntas:
    Pode entrar com quantos anos?
    quando a pessoa termina o curso ela faz o que depois?
    tem que fazer aula de outra língua fora do curso?, ou até mesmo la dentro tem ou ensinam e tals?

    • Olá Thais, tudo bem? Para iniciar o curso você precisa ter 18 anos, ensino médio completo e altura acima de 1,58m. Após terminas o curso você precisa fazer uma prova na ANAC para receber a autorização para poder exercer a profissão; sendo aprovada na prova da ANAC você já pode se candidatar para vagas em companhias. Você não precisa fazer nenhum outro curso, mas ter um segundo idioma fará diferença para a sua carreira, inclusive nos cursos presenciais do CEAB você ganha aulas de idioma ao se matricular.

  2. ola eu fiz esse curso na eacon mas nao finalizei, se eu pagar o curso de vcs ead posso deixar de fazer a parte de sobrevivencia, pois da primeira vez foi traumatizante pra mim.

  3. Ola boa tarde, gostaria de fazer o curso de sobrevivencia na selva, mar, como devo estar procedendo para tal.
    Desde ja agradeço, tenho 34 anos e espirito aventureiro.
    Aguardo um contato

  4. Ola ..estou com muita vontade. De faser ese curso admiro quem e aeromoça ..mas gostaria de saber quantos. Dias tem que pasar na selva desde ja agradeço

    • Olá Uvilane, tudo bem? A Selva acontece em apenas um dia (em um sábado). No mesmo dia são realizados os treinamentos de sobrevivência na selva, combate a incêndio e marinharia e as atividades são todos acompanhadas por profissionais especializados.

  5. Estou muito anciosa . se tudo der certo estarei começando o curso o mês que vem .
    Estou lendo bastante sobre a sobrevivência na selva .é Tenso realmente . mais eles precisam de pessoas bem preparadas .para poder passar segurança para as vítimas de um suposto pouso de emergência.

    • Olá Emilly, tudo bem? O curso de sobrevivência tem um custo para os alunos, mas não pode ser feito separadamente. É preciso concluir a parte teórica do curso para poder realizar a parte prática.

    • Olá Ana Paula, tudo bem? O CEAB fica em São Paulo apenas, mas através da nossa plataforma de ensino a distância você pode se profissionalizar de qualquer lugar do Brasil com a mesma qualidade e certificação. Entre em contato através do Whats App: (11) 949235084 ou do e-mail: contato@ceabbrasil.com.br para saber mais.

  6. Fiz o curso de comissária, mas não consegui finalizar meus exames a tempo da sobrevivência na selva. Agora que estou com meu CMA, qual o procedimento para participar da sobrevivência? Agradeço desde já 🙂

    • Olá Juliana, você realizou seu curso no CEAB? Se sim, peço que entre em contato através do e-mail pedagogia@ceabbrasil.com.br e informe sua situação para verificar qual procedimento deve ser tomado. Caso não tenha sido no CEAB, o melhor é entrar em contato com a escola para saber o procedimento.

  7. O aluno foi bem nas provas finais 1 e 2 pela escola ceab emitiu o CMA mas este aluno não conseguiu pagar a taxa para fazer a selva (sobrevivência na selva).qual a situação neste aluno?????????

    Agradecido

    • Olá Francisco, tudo bem? Este aluno deverá se dirigir a secretária da escola e procurar a coordenação de cursos para relatar o ocorrido.

  8. Olá, precisa ter 18 anos completos para fazer o curso de comissária, ou pode ser com 17 para 18 (no ano que vai fazer 18)? Tipo, logo após a saída do colegial.
    Obrigada.

  9. ESTOU BASTANTE INTERESSADA NO CURSO ANTES, ESTOU PESQUISANDO E QUERENDO TIRAR TODAS AS DUVIDAS. POR TANTO, ME INFORME POR GENTILEZA O VALOR DO TREINAMENTO NA SELVA E SE A PROVA FINAL QUE É EM SÃO PAULO E FEITA NO MESMO FINAL DE SEMANA DO TREINAMENTO NA SELVA?? POIS RESÍDUO NA BAHIA.

    • Olá Lidiane, tudo bem? Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

    • Olá Silas, tudo bem? Não é necessário ser militar, só exigimos que tenha experiência em treinamento na selva, tanto realizado pelo exercito ou no próprio curso de comissário.

    • Olá Larissa, tudo bem? Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

  10. Olá,eu tenho 16 anos,é meu sonho é fazer comissária de bordo !! Eu sou muito ansiosa é por causa da ansiedade,as vezes sobe minha pressão,eu gostaria de saber,se a pessoa tendo a pressão alta pode exercer a profissão??

    • Olá Karen, tudo bem? Você deve consultar o Hospital da Aeronáutica ou clínica conveniada para fazer uma avaliação, pois somente um médico autorizado pode lhe dizer se você está apta ou não para seguir a profissão.

  11. Olá meu nome é Adriely, tenho 16 anos e estou fazendo o curso de inglês pois pretendo ser comissária, queria Por favor saber se é necessário saber nadar.

    • Olá Adriely, tudo bem? Não é necessário saber nadar, pois existem as boias próprias para isto, mas é bem importante não ter medo de água, mesmo porque em uma situação em que precise ajudar os passageiros, você, como comissária, deverá passar segurança à eles. Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

  12. Olá.
    Estou me preparando para o curso de comissária.
    No entanto tenho dúvidas sobre o curso de sobrevivência, que farei ao longo desta preparação.
    Gostaria de saber da sua obrigatoriedade e da real necessidade de sacrificar animais e consumir suas viceras, como vemos em inúmeros relatos. No implica a recusa em matar estes animados e consumi-los?

    Obrigada.

    Att,
    Esperança

    • Olá Esperança, tudo bem? O treinamento de sobrevivência na selva é obrigatório para a conclusão do curso (e isto é para qualquer escola de aviação que ofereça o curso), mas nenhum aluno é obrigado a sacrificar o animal ou se alimentar dele. Se você tiver alguma dúvida sobre o curso ou sobre a profissão, entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 949235084 que um de nossos consultores entrará em contato com você para tirar suas dúvidas.

  13. oi boa tarde…
    Quero muito fazer o curso de comissaria de voo, mas estou com uma duvida, tenho bronquite, isso me impede de ser aeromoça? Tenho bronquite, mas esta bem controlado, não me atrapalha em nada, quero saber se pra essa profissão me atrapalha? 🙁

    • Oi Maria, o ideal é consultar o Hospital da Aeronáutica ou clínica conveniada para fazer uma avaliação médica, pois somente um médico autorizado poderá avaliar sua aptidão.

    • Oi Tayana, é possível fazer o curso a distância sim. Você realiza toda a parte teórica a distância, através de nosso plataforma online, e ao final do curso você realiza o treinamento prático de sobrevivência na selva. Você só passa um final de semana em São Paulo para a realização do treinamento e da prova final. Se você tiver alguma dúvida sobre o curso ou sobre a profissão, entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 949235084 que um de nossos consultores entrará em contato com você para tirar suas dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here