Sobrevivência no Mar – Comissária De Voo!

Olá Futuro Comissário e Comissária de Voo!

Resolvi trazer para você hoje, algumas dicas de como agir em situações de emergência em Sobrevivência no Mar.

Saber como agir nos primeiros momentos em que se está em uma situação de sobrevivência no mar, é fator determinante para garantir não somente a sua sobrevivência como também de todos que estavam a bordo.

Mesmo diante de situações extremamente difíceis ou precárias, é possível sobreviver. Temos um grande exemplo da Segunda Guerra, onde  por vários meses em alto mar a tripulação era capaz de se manter viva após ter naufragado. O treinamento da UniCEAB tem : sobrevivência na selva , sobrevivência no mar, combate ao fogo, Anti-terrorismo e muito mais.

Tudo no Centro de treinamento Próprio do CEAB em Juquitiba, uma área de 15 mil metros quadrados. Única escola no Brasil com um centro de treinamento próprio para comissários, comissária de voo e aeromoças!

AO ponto principal para sobrevivência no mar, vem da vontade de cada sobrevivente, saber racionar a comida e equipamentos disponíveis também é ponto primordial.

 

Sobrevivência no Mar – Ações Imediatas

É preciso manter uma distância segura da aeronave até que ela afunde. Preparar os botes e acomodar os feridos realizando os primeiros socorros e não ficar próximo a água que esteja coberta de combustível, além de, fazer a checagem e busca por possíveis desaparecidos que possam estar a deriva.

Preparar imediatamente o rádio de emergência, e garantir que o material de sinalização esteja em mãos, recuperar material útil que esteja flutuando próximo e observar se o bote está seguro sem qualquer vazamento.

Para sobreviver no mar até que o resgate possa chegar, mantenha o máximo de pessoas juntas para que fiquem aquecidas e possam armar o toldo para proteção com segurança.

Sempre mantenha o bote protegido, retire objetivos cortantes e de ponta que possa comprometer o funcionamento do mesmo. É necessário coordenar uma movimentação para manter todos livres do risco de contrariem feridas e melhorar o ar no local mantendo sempre aquecido.

Objetos essenciais como: relógio, isqueiro, bussolas e outros, devem ser armazenados em loca seguro que não entre água.

A quantidade de água necessária  para sobrevivência no mar é de no mínimo Meio Litro por dia, faça o cálculo de quanto tem disponível.

Cuidados Gerais para Sobrevivência no Mar

  • Manter os botes afastados em uma distância segura de no máximo 7,5 metros, e unir todos eles com uma corda.
  • Fazer a verificação de todos os sobreviventes para manter os primeiros socorros em dia.
  • Olhar para onde as ondas estão se movendo e verificar se não há sobreviventes flutuando no mar, se tiver realizar o procedimento de recuperação de pessoas em alto mar. ( aprendido por comissária de voo e comissários na Escola de Aviação Civil )
  • Organizar os sobreviventes sentados e direcionar aquele que tiver o maior peso para a parte central do bote.
  •  Usar o repelente de tubarões caso seja verificado a presença dos mesmos e pessoas ao mar.
  •  Se existir destroços da aeronave flutuando, fazer a análise e utilização do que for proveitoso.
  •  Sempre resgatar material útil, rações, e garrafas que estiverem flutuando no mar.
  • Fazer a amarração firme de todo equipamento salvo no bote.
  • Armazenar nas bolsas do bote os materiais recuperados, e no caso de não estar em uso sempre conservá-los fechados.
  • Organização, ponto primordial para garantir a sobrevivência no mar!

Sobrevivência no Mar e Conjunto

Qualquer aeronave que sobrevoa as água, respeita a distância que de costa que supera a de planeio.
Essas aeronaves possuem:

Colete salva-vidas individual para cada passageiro ou equipamento de flutuação semelhante, de acesso fácil e rápido disponível em todos os assentos.

E não só isso, aeronaves que sobrevoam de forma longa sobre as águas, deve possuir:

Sobre as águas em distância maior que 200 milhas náuticas ou 100 milhas marítimas de um local seguro para realização do pouso de emergência:

* Número de balsa salva-vidas suficiente para todos a bordo, colocada em local de fácil acesso, equipada com todo material de salvamento e sinalização para sobrevivência no mar e equipamento de utilização simples pra qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos, além de equipamento que não necessite de energia e seja resistente a água.

O Conjunto de Sobrevivência No Mar poderá ser:

  • – Kit de primeiros socorros e kit de Sobrevivência no MAR
  • – Kit de Primeiros socorros e Kit de Sobrevivência na Selva.

 

Se você tem curiosidade em saber como é o treinamento de Sobrevivência na selva, e o Treinamento de sobrevivência no mar para comissária de voo e profissionais da aviação Civil, deixe um comentário que eu trarei em vídeo para você o nosso dia a dia e o dia a dia de uma comissária de voo!

Alunos do Curso de Sobrevivência no Mar e Selva – UniCEAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here