Speech do Comissário de Bordo da Azul

Como é a fala de aeromoça ou comissário no avião?

Afinal de contas, como é o speech dos comissários de bordo da azul?

Comissária de bordo

O que os comissários falam quando o avião fechas as portas?

E quando tem turbulência?

Os comissários de voo e aeromoças falam o que após a decolagem da aeronave?

Aprenda agora como é o speech (fala) desses profissionais!

Leia também: Curso de Speech: Serviço de Bordo dos Comissários

Azul Linhas Aéreas

Azul Linhas Aéreas Brasileiras: Aprenda o Speech do Comissário e da Aeromoça!

Vamos aprender agora como os comissários falam dentro das aeronaves da Azul Linhas Aéreas!

1 – Speech Antes do Fechamento das Portas

Olá, sejam todos bem vindos a bordo do nosso voo azul (4271) com destino a (Porto Alegre) e escala em (Navegantes).

O número do seu assento está no cartão de embarque, e se precisar de ajuda para guardar sua bagagem é só nos avisar.

Caso você prefira não sentar na saída de emergência, podemos trocar, lembramos que não é permitido fumar a bordo, detectores de fumaça estão instalados nos lavatórios e não podem ser impedidos de funcionar.

De acordo com a ANAC é necessário que mantenha seu cinto de segurança sempre afivelado, mesmo se o aviso luminoso estiver apagado.

Aproveite para utilizar seu celular antes de fecharmos as portas.

Obrigado (a).

2 – Speech de Boas Vindas a Bordo

Olá, sejam todos bem vindos a bordo do nosso (Embraer-190). Meu nome é (Fernanda) sou comissária líder deste voo, e junto com os outros comissários (Bruno) e (Rafaela) fazemos parte da tripulação do comandante (Alexandre) e do primeiro oficial (Breno).

Já fechamos as portas, portanto neste momento pedimos a todos que afivelem seus cintos de segurança, coloque a sua poltrona na posição vertical, trave a mesinha a sua frente e abra a persiana da sua janela para nossa decolagem, verifique também se você desligou todos os seus aparelhos eletrônicos, inclusive seu celular mesmo no modo avião.

Pedimos também mais um instante de sua atenção para a demonstração de segurança que eu e a (Rafaela) demonstraremos a seguir.

Muito obrigado e que tenhamos todos um bom voo.

botao whatsapp 300x88 3

3 – Speech Em Caso de Turbulência

Senhores clientes, o aviso luminoso de atar os cintos foi ligado pelo comandante, por gentileza mantenham-se sentados com cintos afivelados, pois, estamos atravessando uma área de instabilidade, isso visa segurança, este aviso também se estende para toda a tripulação.

Obrigado (a).

4 – Speech Após Decolagem (acima de 10 mil pés)

Você já sabe mas não custa lembrar, é proibido fumar a bordo inclusive nos toaletes, alguns aparelhos eletrônicos tem o uso proibido, consulte o cartão com instruções de segurança que se encontra no bolsão, você pode usar agora a função modo avião ou flight mode do aparelho ou pda.

Nossa revista de bordo se encontra no bolsão, nela você saberá tudo sobre a azul, caso não encontre seu exemplar, teremos o maior em lhe entregar.

Nosso voo até (navegantes) terá um tempo aproximado de (50 minutos) em instantes iniciaremos nosso serviço de bordo.

Tenham todos um bom voo.

Leia também: Curso Speech – Serviço de bordo

0800 ceab

Perguntas Frequentes

O que é a regra de ouro para a Apresentação do Currículo (CV) na aviação?

A regra de ouro é: o currículo deve ser simples, direto, agradável de ler e, sobretudo, sem erros gramaticais. É preciso transmitir seriedade e objetividade, usando formatação e design sóbrios, e destacando informações relevantes. Deve-se também usar um e-mail sério e profissional.

Quais documentos e informações técnicas específicas do setor aéreo devem constar no CV?

É fundamental inserir uma seção de DOCUMENTOS com as seguintes informações:

  • CMA (Certificado Médico Aeronáutico).

  • CCT (Certificado de Conhecimento Teórico da ANAC).

  • Passaporte. Todos devem constar com suas respectivas datas de validade ou aprovação.

Como a seção de Experiência e Formação deve ser preenchida?

  • Formação Acadêmica: Descrever o curso específico (Técnico em comissário de voo) e a escola, mencionando brevemente as aulas práticas (sobrevivência, etiqueta).

  • Experiência Profissional: Dar destaque apenas a experiências relevantes que agreguem valor à função (ex: trabalho com atendimento ao público, vendas ou hotelaria), descrevendo as funções exercidas.

  • Habilidades: Indicar as principais habilidades que colaboram para o setor aéreo (boa comunicação, dinamismo, facilidade no aprendizado).

Qual é a importância da foto e como ela deve ser?

A foto é o primeiro contato do RH com a sua imagem profissional. Ela é fundamental para a aviação (onde a aparência é muito observada) e deve ser:

  • Nítida, no tamanho ideal (5×7 cm).

  • Tirada em um estúdio (se possível).

  • O candidato deve estar sorridente, com maquiagem discreta e cabelo preso (mulheres) ou barba feita e terno/gravata (homens).

O que a Carta de Apresentação deve incluir?

A Carta de Apresentação (documento exigido por muitas companhias) deve conter informações que não precisam estar no CV, mas que são pontos positivos (ex: experiências que complementam o currículo ou aspirações). O texto deve ser objetivo e direto.

Por que é recomendado criar versões diferentes do currículo?

É recomendado criar uma versão específica para cada companhia aérea, demonstrando interesse e pró-atividade. Por exemplo, usar o termo “aeromoça” ou “comissário de bordo” de acordo com a preferência da empresa.

O que é avaliado no quesito Idiomas?

As companhias aéreas nacionais consideram a fluência no inglês um diferencial importante (e obrigatório para internacionais). O candidato deve elencar os idiomas que domina, separando os níveis de conhecimento em cada competência (leitura, escrita, fala e compreensão) e citar cursos ou vivência em outros países.

Pesquisar

CEAB Brasil - Escola Oficial dos Comisssários de Bordo

Páginas

Aeromoça 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Comissário de Bordo 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Agente de Aeroporto
Política de privacidade