Início Artigos

Tenho Tatuagens, Posso Ser Comissária?

1298
rapaz-que-sonhava-em-ser-comissário-fazendo-tatuagens
Rapaz que sonhava em ser comissário fazendo tatuagens

Diferente de antigamente, que eram marginalizadas, hoje, as tatuagens são bastante aceitas pela sociedade. Pois entendemos que há outras questões mais importantes com relação à qualificação e eficiência de um profissional. No entanto, as tatuagens ainda é um tabu no mercado de trabalho. Na aviação não seria diferente, sobretudo, por ser uma carreira que exige uma certa sofisticação, etiqueta e postura de seus funcionários. Muitas pessoas fazem suas tatuagens e, depois, pretendem ingressar na carreira de comissário ou não se sentem felizes em suas profissões atuais e desejam mudar para aviação. 

As companhias aéreas prezam muito pela boa apresentação e discrição, principalmente, a tripulação que lida diretamente com os passageiros. Seguir os padrões são pré-requisitos para aprovação nos processos seletivos. Algumas podem ser mais flexíveis que outras e até permitem tatuagens, desde que não esteja visível, já outras não é permitido mesmo. Contudo, as companhias aéreas são estruturadas com padrões parecidos. 

Diante das inúmeras dúvidas sobre tatuagens, o Blog da CEAB, fez uma pesquisa com as companhias aéreas com relação ao tema para esclarecermos de uma vez por todas, essa questão:

  • É proibido que tatuagens ou percingis fiquem aparentes, consequentemente, o ideal é não ter nas mãos, braços, pescoço, rosto, colo e pernas. Evitar tatuagens exageradas;
  • Se tiver percingi, em hipótese alguma o utilize em entrevista de emprego, mesmo que não apareça; 
  • Se já tiver tatuagens que aparecem, é melhor não exibi-las no processo seletivo. No entanto, seja sincero quanto a tê-las, nunca minta para os recrutadores. Pois irão aparecer de qualquer forma no exame médico e, caso o recrutador não tenha recebido essa informação do candidato, pode se sentir lesado. 

A imagem abaixo mostra quais os locais que são permitidos preenchidos na cor cinza:

Locais-onde-as-companhias-aéreas-ter-tatuagens
Locais onde as companhias aéreas ter tatuagens

Opções para esconder as tatuagens

Para quem não quer se submeter as dolorosas sessões de laser para remoção de tatuagens, uma alternativa são os truques com maquiagens produzidas para essa finalidade, que podem esconder as tatuagens mais aparentes. Os mais eficazes e recomendados são: a base ou o corretivo Dermablend, da Vichy, e a base de alta cobertura da Dermacol, que as deixam quase invisíveis. Outra possibilidade, se caso seu uniforme tiver opções de peças, usar a que cobre mais o corpo.

Se você ainda não possui tatuagens e pretende trabalhar na área, principalmente em companhias internacionais que pagam bem, como as do Oriente Médio, o mais recomendável é que não faça. 

Em resumo, o ideal é sempre ter cuidado com a sua aparência, pois comissários lidam com diversos públicos e culturas, sendo alguns mais tradicionais que outros. E o seu papel é levar uma imagem amistosa e segura para todos os seus passageiros, por conta disso, as companhias aéreas padronizam o que é aceitável na aparência de seus funcionários. Evitando passar algum tipo de descontento ou má impressão para seu público.

1 COMENTÁRIO

  1. Estou nos meus 30 anos doida pra ingressar nesse carreira atualmente sou gerente de restaursnte então a intenção era mudar de profissão.. Mas tenho tatuagens na mão e no pé.. perco a esperança ou comsigo correr atrás e ter uma carreira aqui no Brasil? Vi que alguns casos a maquiagem é permitida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × um =