Tenho Tatuagens, Posso Ser Comissária?

Tripulante Virgin Atlantic

Com o mundo cada vez mais moderno e cosmopolita, hoje as tatuagens de comissárias estão sendo mais aceitas no universo da aviação civil.

No entanto, as tatuagens ainda são um tabu no mercado de trabalho e na aviação não seria diferente, sobretudo, por ser uma carreira que exige uma certa sofisticação, etiqueta e postura de seus funcionários.

Mas esse tabu vem caindo ano após ano e hoje diversas companhias ao redor do mundo já aceitam tatuagens e piercings a mostra.

Azul Linhas Aéreas
Imagem: Divulgação | Azul Linhas Aéreas

Posso ter tatuagens?

Muitas pessoas fazem suas tatuagens e, depois, pretendem ingressar na carreira de comissário ou não se sentem felizes em suas profissões atuais e desejam mudar para aviação.

As companhias aéreas prezam muito pela boa apresentação e discrição, principalmente, a tripulação que lida diretamente com os passageiros e antigamente tatuagens jamais poderiam estar a mostra.

Hoje companhias como a Virgin Atlantic e a brasileira Azul Linhas Aéreas já permitem o uso delas.

Então a dica é sempre seguir os pré-requisitos para aprovação dos processos seletivo na companhia que for encaminhar seu currículo.

https://www.instagram.com/p/CfmqVbep3a9/?utm_source=ig_web_copy_link

Algumas podem ser mais flexíveis que outras e até permitem tatuagens, desde que não esteja visível, já outras não é permitido mesmo. Contudo, as companhias aéreas são estruturadas com padrões parecidos.

Diante das inúmeras dúvidas sobre tatuagens, o Blog da CEAB, fez uma pesquisa com as companhias aéreas com relação ao tema para esclarecermos de uma vez por todas, essa questão:

Leia também: Curso de aeromoça – valor, diferenciais e companhias aéreas

Comissárias e Tatuagens

A imagem abaixo mostra quais os locais que são permitidos preenchidos na cor cinza, de acordo com a companhia aérea Emirates:

Tatuagem Emirates

Tatuagens de acordo com a companhia aérea Emirates

A Emirates, localizada nos Emirados Árabes Unidos é uma companhia tradicional, em sua página de inscrição já exibi a imagem acima de onde é permitida tatuagens.

Já companhias como a Virgin Atlantic e a Azul permitirão de acordo com seus comunicados tatuagens a mostra em braços e pescoço desde que não contenha palavras ofensivas, imagens obscenas ou que possa ofender alguma pessoa.

Atenção: Siga o CEAB na Instagram e fique por dentro das Novidades!

Dicas para esconder as tatuagens comissária:

Antes de tudo saiba que deve sempre na entrevista de emprego deixar claro que possui tatuagem e jamais escondê-la nesse momento.

Se a tatuagem for pequena, fácil de maquiar e a companhia aéra autorizou existem alguns truques com maquiagens produzidas para essa finalidade, que podem esconder as tatuagens mais aparentes.

Leia também: Curso de Aeromoça Reconhecido pela ANAC

Os mais eficazes e recomendados são: a base ou o corretivo Dermablend, da Vichy, e a base de alta cobertura da Dermacol, que as deixam quase invisíveis.

Outra possibilidade, se caso seu uniforme tiver opções de peças, usar a que cobre mais o corpo.

Se você ainda não possui tatuagens e pretende trabalhar na área, principalmente em companhias internacionais de grande prestígio, como a Emirates e Quatar do Oriente Médio, o mais recomendável é que não faça.

Em resumo, o ideal é sempre ter cuidado com a sua aparência, pois comissários lidam com diversos públicos e culturas, sendo alguns mais tradicionais que outros.

Seu papel é passar uma imagem amistosa e segura para todos os seus passageiros, e ser a imagem das companhias aéreas no céu.

Enquanto as mais tradicionais padronizam o que é aceitável na aparência de seus funcionários para evitar passar algum tipo de descontento ou má impressão para seu público outras já pensam na individualidade de seus funcionários e aos poucos mudanças começam a ser realizadas.

Processo Seletivo na Aviação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *