Tráfego aéreo brasileiro terá novas tecnologias

Às vésperas da Copa do Mundo e das Olímpiadas 2016 o tráfego aéreo passa por mudanças com foco na demanda da Copa do Mundo.

A SITA está trabalhando com a CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo) para atualizar a tecnologia de gestão do tráfego aéreo no Brasil. A CISCEA é responsável pelo desenvolvimento e implementação de novas tecnologias para o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

A SITA já fornece soluções como o datalink.

Que permite a autorização de decolagens aos pilotos (DCL) e o serviço automático de informação de terminal por enlace de dados (D-ATIS) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e no Aeroporto de Guarulhos.

Tráfego aéreo – soluções serão agora expandidas para outros 23 aeroportos de todo o Brasil

Tráfego aéreo

“O Brasil possui o espaço aéreo mais movimentado da América do Sul e estamos muito orgulhosos de sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo.

Queremos que todos os passageiros possam voar por todo o Brasil de forma tranquila e sem imprevistos.

Por isso, é essencial que os nossos gestores de tráfego aéreo tenham acesso a melhor tecnologia disponível”, disse o major-brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, presidente da CISCEA.

Segundo o DECEA, o investimento não é destinado só para os grandes eventos, mas também como parte do SIRIUS, maior programa de modernização feito pelo órgão.

Uma das principais metas deste programa é a prestação de serviços de datalink nos principais aeroportos do Brasil com a finalidade de transformar a comunicação de tráfego aéreo.

Leia também: Como Funciona o Dia a Dia dos Comissários nas Aeronaves?

O sistema DCL integrado aos sistemas locais agiliza o controle de decolagens.

O piloto pede a autorização da decolagem via mensagem de texto enviada à torre de controle e o controlador responde também pelo datalink.

Com a solução D-ATIS, o aeroporto transmite, em tempo real, as informações operacionais aos pilotos através do datalink.

Juntos, o DCL e D-ATIS reduzirão a sobrecarga da frequência de voz VHF.

E aperfeiçoarão a segurança e a eficiência de um modo geral das operações de controle de tráfego aéreo nos aeroportos afetados.

O projeto começou em dezembro de 2013 e está avançando conforme planejado.

A nova tecnologia será entregue em lotes de quatro aeroportos por vez e a implantação deverá ser concluída para os Jogos Olímpicos 2016.

leia também: Curso de Comissário de Voo

Agente de Aeroporto