Uma etapa desafiadora e decisiva no curso de comissário de voo é o treinamento de sobrevivência na selva, prevenção e combate ao incêndio e marinharia. Apesar de sabermos que avião é o meio de transporte mais seguro. E que as chances de queda são baixíssimas, pois a aeronave só decola, após, todos os equipamentos estarem checados. E, por precaução, sua tripulação necessita saber sobreviver e zelar pela vida dos passageiros em caso de algum acidente. 

Atividades desempenhadas no treinamento na selva

Por ser tão crucial, essa parte do curso exige aulas práticas, para que os alunos consigam lidar com o momento e saber a melhor forma de agir, já que é uma situação atípica. É preciso gerenciar crises, saber prestar primeiros socorros, montar armadilhas para caçar animais de pequeno porte, fazer fogo de forma rudimentar, sem ajuda de ferramentas. Não é permitido levar nenhum alimento, é uma simulação bem próxima do real, mas com segurança e respeito aos limites dos alunos.    

Aprendem a distinguir animais peçonhentos e não peçonhentos, a utilizar a bússola para ter direcionamento na selva. Aprendem a mobilizar pessoas e como realizar manobras de desengasgamento. Fazem de suas blusas e galhos de árvores, macas para transporte de acidentados e utilizam até corda para levá-los. 

Além de aprenderem identificar os equipamentos da aeronave que podem ser utilizados nesses casos, como bote e sinalizador. Qualquer material que esteja no avião e gere eletricidade é utilizado para fazer fogo, como baterias, palha de aços e pilhas. Em contrapartida, precisam, também, saber apagar incêndios, com extintores, que podem chegar até quatro metros e saber como reagir em ambiente fechado com fumaça. 

Aluno-prestando-primeiros-socorros-curso-de-comissário-de-voo-ceab
Aluno prestando primeiros socorros curso de comissário de voo CEAB

Quais são os primeiros passos na prática?

Diante de um acidente aéreo, na mata, é exigido que a tripulação dê os primeiros passos, direcionando os passageiros a se afastarem da aeronave. A tripulação acionam o radiofarol de emergência, abrem o Conjunto de Sobrevivência na Selva, prestam o primeiros socorros aos feridos e reúnam os demais recursos de sobrevivência. 

O próximo passo é buscar abrigo e alimento, fazer fogo e conseguir água para evitar a desidratação.

O treinamento da CEAB é feito em meio a mata mesmo, em uma chácara na cidade de Juquitiba, em São Paulo. Ensinando tudo o que o comissário precisa saber de forma prática como se estivesse numa situação limite, na vida real, porém em um ambiente controlado e seguro. 

Para efetuar o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é necessário obter o certificado do curso de sobrevivência na selva e mar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here