Existe dois tipos de tripulação, uma é composta por comandante, responsável pela operação e segurança da aeronave, copiloto auxiliando o comandante, e o mecânico de voo, ajudando-os com os sistemas técnicos diversos, como tripulação de bordo.
O comandante, piloto, é a autoridade desde sua apresentação para iniciar o voo até à aterrissagem e entrega da aeronave.
Os comissários de voo são responsáveis pela segurança, além disso, prestam atendimento aos passageiros a bordo, ajudá-los à guardar bagagens.
E são subordinados disciplinarmente e tecnicamente, durante toda viagem, ao comandante.
Não é permitido que o tripulante exerça mais de uma função, simultaneamente, a bordo, mesmo que, ainda assim, possua licença para exercê-la.
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Tipos de tripulação
- Mínima: determinada pelo tipo de aeronave certificada, homologada pela ANAC. Com possibilidade de permissão em voos locais para instrução, experiência, vistoria e translado;
- Simples: composta de uma tripulação mínima com acréscimo, quando for o caso, de mais tripulantes para a realização do voo;
- Composta: constituída de tripulação simples, mais o comandante, o mecânico de voo e 25% (vinte e cinco por cento) o número de comissários de voo. A tripulação composta são utilizadas em voos internacionais. No entanto, poderão realizar voos domésticos com exceção de alguns casos como:
- Sua utilização estiver definida pelo acordo coletivo de trabalho;
- Atender um voo em atraso por questões climáticas ou por qualquer situação não programada;
- Ação humanitária ou transporte de enfermos ou transporte de órgãos para transplante;
- Revezamento: constituída de uma tripulação simples acrescida de um comandante, um piloto, um mecânico de voo. E quando a aeronave exigir, 50% (cinquenta por cento) do número de comissários de voos. E só poderá operar em voos internacionais.
A equipe só pode ser formada no local de origem do voo, a partir da prévia da escala de apresentação da tripulação com um limite de até 3h (horas) contadas. A jornada só inicia desde a apresentação do quadro original ou de reforço.
Por fim, é importante ter conhecimento dos tipos de tripulantes, pois cada tipo tem seu limite de horas, sua jornada de trabalho e acomodações para descanso a bordo de aeronave.