Notícias - Escola de Aviação Civil CEAB
escola de aviação, comissaria de voo, comissario de voo,comissaria de voo são paulo,curso de comissaria de bordo sp,comissaria de voo brasil,comissario de voo são paulo,comissario de bordo,curso de comissaria de bordo,comissario de bordo curso

CEAB é matéria no blog MONOLIMBUS - Mock-up de avião

O mock-up (ou mockup) é um termo em inglês que significa “modelo em escala ou de tamanho real de um projeto ou dispositivo”. Na aviação, é comum construir modelos em escala real para realizar simulações com fins de treinamento. Conheça um mock-up baseado em um avião MD-11, construído em uma escola de aviação de São Paulo.

A escola de aviação CEAB (Centro Educacional de Aviação do Brasil) é especializada na formação de profissionais na área da aviação civil comercial. No mercado desde 1998, teve o mock-up construído no ano 2000 ainda no antigo endereço, na rua Teodoro Sampaio. Em 2005, foi transferido para a sede atual, na rua Arthur de Azevedo (ainda no mesmo bairro, em São Paulo).

Todas as peças utilizadas na montagem vieram de um avião modelo MD-11, da companhia aérea Varig. O McDonnell Douglas MD-11 é um trijato comercial de fabricação norte-americana. Sua base é o McDonnell Douglas DC-10, mas incorpora fuselagem mais alongada, asa maior, winglets, motores mais modernos e mais potentes, permitindo voos intercontinentais. O cockpit possui monitores para serem usados por 2 membros da tripulação (Comandante e 1º Oficial), ao contrário do seu antecessor, que exigia também um engenheiro de voo.

O mock-up possui 10 assentos, bins (compartimento superior para guardar pequenas bagagens), lateral com janelas, banheiro, galley e dois trolleys.  O trolley é o nome dado para o carrinho utilizado nos aviões comerciais para o transporte de bebidas, alimentos e outros itens pela tripulação durante um voo. O sistema de trolley foi introduzido no final da década de 1960, ao mesmo tempo em que uma nova geração de grandes aeronaves “widebody” estavam entrando em serviço nas companhias aéreas. O número significativamente maior de passageiros significava que as refeições não podiam ser mais eficientemente entregues à mão do modo tradicional.

No Brasil, a Varig, a VASP e a TAM operaram o MD-11. A Varig incluiu-o na frota em meados de 1992, chegando a operar um total de 26 unidades durante 16 anos.

O diretor da escola, Salmeron Cardoso, que trabalhou na Varig, diz que foi trabalhoso encontrar todas essas partes do avião para compor o mock-up, mas que valeu a pena, sendo “uma ótima lembrança dos aviões da Varig”. Sobre a importância de se ter um mock-up, ele também afirma:

“É muito importante e útil o mock-up para o treinamento dos nosso alunos. Simula emergências, serviço de bordo, isso faz com que os alunos sintam-se já comissários, e tenham a noção da responsabilidade que é trabalhar numa aeronave. A Escola CEAB foi a pioneira em montar um mock-up para treinamento, sempre fomos arrojados, inovadores, pensando sempre a frente com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos uma visão do que é fazer parte da aviação de verdade.”

Ainda no espírito de aprender praticando, o CEAB possui um local próprio para o treinamento de sobrevivência na selva. Numa grande área (a 74km da capital paulista), os alunos fazem diversas atividades, como montagem de armadilhas, instrumentos de caça e barracas, além de combate a fogo e marinharia. Ele já foi matéria de diversos programas de TV e portais de internet:


Playlist do YouTbe com os vídeos do CEAB na imprensa:

http://bit.ly/2vyOJiG



Fonte: Blog Monolito Nimbus