5 Dicas Infalíveis Para Passar na Prova da ANAC

prova da anac

Um dos momentos mais aguardados e temidos por quem deseja ingressar na carreira de comissário de voo é o exame da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. A Prova da ANAC é a primeira etapa para que o candidato comprove os conhecimentos relacionados ao setor aéreo e à profissão de comissário de bordo.

Apesar de tirar o sono de muitos candidatos, vale frisar que o teste da ANAC não é e nem deve ser encarado como um obstáculo intransponível, um bicho de sete cabeças.

Se estiver bem preparado, o futuro comissário não tem nada a temer e certamente não passará por grandes problemas para ser aprovado.

Simulados da Anac

Parte dessa preparação passa pelo curso de formação de comissários de voo. Antes mesmo de se inscrever para a realização da prova, é necessário que o candidato conclua o curso em uma das escolas de aviação homologadas pela ANAC, como o CEAB.

Nele, o aspirante irá aprender tudo o precisa saber para seu futuro profissional e, consequentemente, para se dar bem no teste.

Por isso, se você deseja se tornar um comissário de bordo, procure o CEAB.

Reconhecidos como uma das melhores escolas de aviação do país, oferecemos cursos presenciais e a distância, com a melhor equipe de profissionais do mercado.

Conheça nossos planos e esteja preparado para uma carreira promissora.

A Prova da ANAC

O exame da Agência Nacional de Aviação civil funciona de modo bem simples. São quatro blocos de perguntas, com 20 questões em cada um deles.

Os assuntos abordados em cada grupo são divididos da seguinte maneira:

  • Emergência,
  • Sobrevivência e Segurança;
  • Primeiros Socorros e Saúde;
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta e Conhecimento Gerais de Aeronaves.

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 14 questões de cada bloco, o equivalente a 70% de acerto em toda a prova.

Para fazer a prova, é necessário realizar um agendamento online e se dirigir uma das sedes da ANAC espalhadas pelo Brasil.

O exame é inteiramente digitalizado é feito via computador.

Desse modo, o candidato fica sabendo do resultado assim que terminar a prova.

Caso não seja aprovado de primeira, é permitido que o aspirante a comissário faça o teste em outras oportunidades.

Agora que você conhece como funciona a prova, confira a seguir 5 dicas infalíveis para se dar bem no exame da ANAC.

1. Estude Bastante

Além das aulas do curso de formação de comissário, busque criar uma rotina de estudos em casa. Procure ser bem metódico.

Organize-se e reserve um tempo do seu dia para estudar. Dedicar-se um pouco todos os dias é bem melhor e mais eficiente do que ter que ler páginas e páginas na véspera da prova.

Uma dica importante para otimizar esse tempo é focar nos assuntos e disciplinas que você tem mais dificuldade, lendo mais sobre eles e tirando dúvidas com o professor no dia seguinte.

Além disso, mantenha os materiais didáticos oferecidos pela escola sempre por perto. Além de importante fonte de informações, eles trazem exercícios para fazer em casa.

2. Faça Simulados

Uma das dicas mais importantes para quem deseja fazer a prova de comissários de bordo da ANAC é resolver simulados e edições anteriores do exame. Além de ótima fonte de estudos, isso ajuda o candidato a conhecer melhor a prova e o tipo de conteúdo exigido pela agência, além de se familiarizar com o estilo e a linguagem utilizada na prova.

Pensando nisso, o CEAB criou um aplicativo para auxiliar na hora dos estudos.

São mais de 1600 questões selecionadas pela escola e separadas em quatro grupos de perguntas, seguindo os mesmos moldes adotados pela ANAC.

No app, é possível escolher a quantidade de questões e as matérias desejadas.

As perguntas surgem aleatoriamente e os resultados aparecem na forma de gráficos separados por cada matéria, o que ajuda o candidato a avaliar seus pontos fortes e fracos.

Baixe o seu aplicativo para o seu dispositivo Android, iOS ou WIndows Phone!

3. Concentre-se

Durante a prova, preste atenção a todos os detalhes e leia os enunciados com cuidado.

A ANAC é conhecida por utilizar pegadinhas nas questões, justamente para testar a atenção e concentração do candidato.

Além disso, algumas perguntas tratam sobre situações práticas do dia a dia da profissão de comissário de voo e podem ser respondidas ao se imaginar a situação descrita e como você a resolveria.

Por fim, antes de confirmar a resposta no computador, revise-as para evitar erros bobos!

4. Não Perca Tempo

Como todo grande concurso, a ANAC estipula um limite de tempo para a realização da prova. Por isso, saiba otimizar os minutos que você tem à sua disposição. Não perca muito tempo na mesma questão. Está com dúvidas? Passe para a próxima e resolva as mais fáceis antes.

WhatsApp CEAB Brasil

5. Mantenha a Calma

Como dissemos anteriormente, a prova da ANAC não é um bicho de sete cabeças. Tudo o que vai ser cobrado no teste foi estudado ao longo do curso de formação de comissários. Sendo assim, siga a fórmula mágica: estude, descanse bem no dia anterior e controle a ansiedade na hora da prova.

A prova da Agência Nacional de Aviação Civil é uma das etapas obrigatórias para quem deseja se tornar comissário de voo.

Essa é uma profissão exigente e que demanda dedicação desde os primeiros passos, ainda no curso de formação. Por isso, planeje-se. Escolha o melhor curso e esteja preparado para seu futuro.

Processo Seletivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *