Para participar dos processos seletivos para comissário de voo é preciso ter a licença para voar que é concedido, após, a aprovação do exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Só a partir daí, o estudante passa a ser profissional de aviação.
O estudante necessita fazer o exame de saúde pericial (ESP), para que a ANAC saiba que seus tripulantes estão aptos para exercerem suas atividades a bordo.
Ele pode ser feito em qualquer clínica médica credenciada pela ANAC ou por um médico credenciado. Seu agendamento só é feito mediante ao Código da ANAC.
O CMA, sobretudo, é um certificado de segurança evitando o risco de problemas durante o voo. Já que os tripulantes precisam estar aptos fisicamente e psicologicamente para zelar pela vida e conforto dos passageiros.
Os profissionais da aviação operam em ambiente com variações climáticas, radiação, turbulência, pressurização, logo, precisam de boas condições físicas para que possam trabalhar e garantir segurança aos passageiros.
O CMA emitido pela ANAC, sendo equivalente ao antigo Certificado de Capacidade Física (CCF), necessita cumprir as exigências do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Portanto, em caso de revalidação da licença, é necessário refazê-lo também.
A validade do CMA se diferencia de acordo com a classe, função a bordo, idade e outras questões médicas, dessa forma, limitando os riscos à segurança dos tripulantes e passageiros por problemas de saúde.
Divisão das classes no CMA:
- CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR;
- 2ª classe: comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto privado e de balão livre;
- CMA de 4ª para piloto de aeronave leve e piloto de planador e CMA de 5ª classe para piloto remoto de VANT.
Para cada classe há um nível de exigência de acordo com as atividades desenvolvidas e são inúmeros requisitos para aprovação no CMA.
Listamos os 15 requisitos que julgamos principais:
1- 67.75 Mentais e comportamentais
2- 67.77 Neurológicos
3- 67.79 Cardiológicos
4- 67.81 Pneumológicos
5- 67.83 Digestivos
6- 67.85 Metabólicos, nutricionais e endocrinológicos
7- 67.87 Hematológicos
8- 67.89 Nefrológicos e urológicos
9- 67.93 Obstétricos
10- 67.95 Ósteo-articulares
11- 67.97 Otorrinolaringológico
12- 67.99 Oftalmológicos
13- 67.101 Auditivos
14- 67.103 odontológicos
15- 67.105 Exames após acidente ou incidente aeronáutico grave
Em resumo, a avaliação psicológica é parte do exame, sendo assim, o candidato será avaliado por um psicólogo questões sobre personalidade, atenção, memória e raciocínio.
Contudo, o laudo deverá ser entregue ao médico credenciado. E serão, também, solicitados exames laboratoriais pelo médico.
Com todos os exames feitos o médico poderá lançar no sistema o resultado, após 48 horas. E ao acessar o Portal da ANAC, informando o CPF e o código ANAC é possível verificar a certificação do CMA e comprová-lo.
Nos acompanhe no Instagram!