Viaje e conheça diversos lugares e hotéis, passeie e ainda receba um bom salário por tudo isso. A rotina de um comissário.
Hoje resolvi escrever para desmistificar e também esclarecer a rotina pós vôo, de um comissário de bordo ou como muitos dizem aeromoça.
Existe aquela rotina do trabalho padrão, de decolar , nivelar , esperar o início do serviço de bordo, iniciar o serviço, refeição, passe e repasse de bebidas dependendo da companhia, lógico, recolhimento e finalmente o delicioso café.
Mas a pergunta que fica e depois, pousou e aí?

O que o comissário faz depois do pouso?
Como digo aí está a grande parte do pós trabalho, é saber como posso aproveitar as oportunidades que aviação proporciona.
Hospedagens de muito bom nível, por incrível que pareça ainda tem comissário que reclama da qualidade do quarto, é mole?
E o apartamento é somente em um hotel 3, 4 estrelas, por que no de 5 aí não teria assunto, não é mesmo?
Com um salário atrativo em torno de R$ 3.000,00 com todas as variáveis, as possibilidades de repente de uma ideia podem aparecer.
E o comissário com planejamento dos seus ganhos, pode se planejar para montar um negócio, não é verdade?
Dependendo do voo e da chave de programação, podemos ter 1 dia ou 2 dias inativos no local de pernoite, por exemplo Recife , Fortaleza, Porto Alegre, Miami, Nova Iorque, Londres e etc.
Esta parte, que vejo como grande diferencial na profissão podendo estar em lugares turísticos, bem hospedado, com dinheiro no bolso e melhor com tempo para aproveitar.
Aí entra a parte cultural e de vontade de conhecer o dia à dia dos moradores poder interagir, descobrir coisas novas, poder comprar seus cremes, produtos de beleza e melhor direto do local de fabricação e conhecer lançamentos e por que não ideias e oportunidades de negócios.
Sempre aconselhei que nós tripulantes dependendo da vontade e espírito empreendedor podemos descobrir tendências de fora do país que podemos fazer também, por que não?
O Silvio Santos faz e dá certo!
Mas enfim o que gostaria de deixar registrado à você, que o pós voo no pernoite, também é muito interessante e tem um poder de realmente te fazer entender as pessoas e te apresentar inúmeras possibilidades.
Vou ter de encerrar por que tenho que me arrumar para meu retorno!
Um prazer e te encontro um dia destes nos voos da vida!

Perguntas Frequentes
O que é a rotina “pós-voo” de um Comissário de Bordo?
A rotina pós-voo se refere ao tempo em que o Comissário, depois de pousar, tem para descansar e aproveitar a cidade em que irá pernoitar. É uma das grandes vantagens da profissão.
Quais são os principais benefícios e oportunidades do período pós-voo?
Os benefícios incluem:
- Hospedagem de alto nível (geralmente em hotéis 3, 4 ou 5 estrelas), com todos os custos cobertos pela empresa.
- Tempo livre para passear e aproveitar os pontos turísticos.
- Possibilidade de conhecer o dia a dia dos moradores e interagir com diferentes culturas.
- Oportunidade de comprar produtos (cremes, beleza) diretamente do local de fabricação ou conhecer lançamentos.
- Potencial para descobrir ideias e oportunidades de negócios observando tendências de fora do país.
Quanto tempo o Comissário tem para aproveitar o pernoite?
Dependendo do voo e da chave de programação da escala, o Comissário pode ter 1 dia ou 2 dias inativos no local de pernoite, com tempo para aproveitar a cidade antes do voo de retorno.
O que a rotina pós-voo ensina ao Comissário?
O pernoite e o tempo livre em diferentes cidades têm o poder de fazer o Comissário entender as pessoas e apresentar inúmeras possibilidades (culturais e empreendedoras), o que torna a experiência enriquecedora.
Qual é o salário base de um Comissário de Voo iniciante?
O artigo menciona que o salário base de um Comissário de Voo iniciante, somado às variáveis (benefícios e adicionais), fica em torno de R$ 3.000,00.
Processo Seletivo
Acompanhe o CEAB no Instagram e deixe seu comentário!
