A empresa Líder Aviação recebe autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Implementação do Diário de Bordo Digital (eDB).
Porém, a autorização foi emitida no dia 30/07/2021, e por conta disso poderá implementar o sistema que aprimora a segurança, reduz custos, e promove o desenvolvimento do setor e a agilidade na inserção de dados do setor aéreo.
Contudo, o (eDB) foi regulamentado pela Resolução nº 457 e pela Portaria 3220/SPO/SAR, da qual é atualizado os procedimentos para o registro de informações do Diário de Bordo das aeronaves civil brasileiras. Portanto, esta atualização ocorre na norma e possibilita que o operador registre os dados pertinentes do Diário de Bordo em plataforma digital.
Líder Aviação – Comunicado Oficial
‟Estamos felizes em sermos a primeira empresa de transporte aéreo público a aderir a essa iniciativa. A autorização da ANAC para a implantação do eDB reforça nossa busca contínua por modernização, cultura digital, sustentabilidade e uma operação cada vez mais segura para os usuários. A inovação está em nosso DNA, é um dos nossos valores e está presente no nosso incansável trabalho pelo aprimoramento de excelência operacional, comenta Junia Hermont”, superintendente da Líder Aviação.
Portanto, com a aprovação da ANAC é registrado as Especificações Operativas (EO) da empresa, onde necessita do documento do operador que especifica que autorizações ele possui, da qual permite que o operador não seja mais obrigado a portar o documento impresso ‟Diário de Bordo”, mas sim o dispositivo eletrônico que apresenta o seu sistema eDB.
No processo da autorização para utilização do eDB, será necessário incluir a análise dos requisitos operacionais e funcionais do sistema, pois, deve haver verificação do atendimento dos requisitos de segurança de informação.
‟A aplicação e utilização dos sistema de informação da nossa empresa sempre foram um diferencial e, continuamente, estamos aprimorando nosso processo digital. Automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como, organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registro; eliminação de papéis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”, explica a diretora de TI da empresa, Celina Marinho.
Entretanto, ‟A certificação da ANAC é um reconhecimento de nossa expertise e aderência aos padrões de segurança e referência. Sabemos traduzir o conhecimento da operação em tecnologia, transformando-a em uma forte aliado na melhoria contínua e na nossa excelência operacional”, complementa Jonathan Kaneko, diretor de operações e manutenção de Helicópteros na Líder.
Informações: Líder Aviação
Leia também: Gol Experimenta a Tecnologia de Embarque em Voos com Reconhecimento Facial
Leia também: Manual da Aeromoça: Aprenda agora as palavras em inglês mais utilizadas na Aviação
Leia também: Curso de Comissário de Voo EAD