Uma das etapas mais temidas pelos estudantes que estão construindo uma carreira como comissário de voo é a prova da ANAC, apesar de, a maioria passar de primeira. Após a conclusão do curso de comissário de voo e a aprovação no CMA, é preciso passar pela banca da ANAC para obtenção do certificado de capacidade teórico (CCT). Só após esses processos, o candidato está apto para operar como comissário.

A banca da ANAC é dividida em blocos de 20 questões cada, separadas por temas:

  1. Emergência, Sobrevivência e Segurança;
  2. Primeiros Socorros e Saúde
  3. Regulamento da Profissão de Aeronauta
  4. Conhecimento Gerais de Aeronaves

Como se preparar para banca da ANAC?

Inicie os estudos para a prova desde o início do curso

Desde o momento que iniciar o curso, anote tudo e grife com marca texto o que for importante e o que tiver mais dificuldade, cada um de uma cor. Assim, saberá o que demandará mais sua atenção. Use post-it, faça resumos, já foi constatado cientificamente que escrever nos ajuda a memorizar e reter conhecimento.

aluna-ceab-estudando-para-banca-da-anac
Aluna CEAB estudando para banca da ANAC

Planeje seus estudos para banca da ANAC

Crie um cronograma de estudos, separando os dias que vai estudar cada matéria, por nível de dificuldade e intensidade de conteúdo. Para que assim, não se sinta saturado e consiga ter tempo de absorver bem as informações. Além de conseguir estudar todas as matérias e não focar só em uma.

Estude todos os dias

Separe algumas horas do seu dia para estudar, todos os dias. Divida esse tempo para estudar conteúdo novo, reprisar o que foi estudado anteriormente, estude o conteúdo dessa disciplina que tem mais dificuldade e, também, faça questões.

Faça mapa mentais e desenhos

Mapas mentais são eficazes, pois eles nos lembram tópicos importantes, sobretudo, quando se trata de leis. Fazer desenhos como por exemplo: classificação de nuvens, desenhar o avião explicando todos os eixos e ângulos, melhora a visualização e, por consequência, conseguir entender e decorar o conteúdo.

Faça simulados e provas anteriores da bancas da ANAC 

Um dos métodos mais eficazes e importantes, pois testarão o seu conhecimento e lhe mostrará suas dificuldades em determinados conteúdos. Além de te preparar em questão cronológica, já que a prova possui um período de 3 horas para sua realização. Logo, irá adaptar o seu cérebro a trabalhar por horas seguidas, evitando, ficar fadigado no dia.

A Banca da ANAC, assim como qualquer outra prova, demanda determinação, perseverança e estudo intenso. Treino, também, é importante, pois prepara a mente do aluno, em questão de raciocínio, gasto de energia. O psicológico e o emocional, muito importante também. 

Embora, quem não conhece bem a vida de comissário, não imagina do quanto é necessário estudar para viver à profissão. Quem vive o seu cotidiano, sabe o quanto é preciso se dedicar e focar para chegar onde almeja. Mas, no final, superar mais esse desafio é se torna gratificante e um passo para grande decolagem! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here