É possível que você nunca tenha pensado a esse respeito, mas saiba que não há Comissário de Voo e aeromoça apenas naqueles voos regulares das companhias aéreas.
Os aviões particulares também podem ter comissário de voo!
Mas qual seria diferença do trabalho dos comissários em voos de carreira e em voos particulares? Isso você vai saber continuando esta leitura.
Voos de carreira e particulares
Vamos começar diferenciando esses dois tipos de voo, considerando que ambos fazem parte do ramo da Aviação Civil.
O que chamamos de voos de carreira, são aqueles voos de passageiros que são oferecidos pelas companhias aéreas. É o tipo mais comum de voo comercial, esses que usamos para ir de um estado ao outro do Brasil ou para outros países e comportam dezenas de passageiros.
Já os voos particulares fazem parte da aviação privada, que é também um gênero da aviação civil.
São os voos realizados em aeronaves particulares, como por exemplo, os chamados jatinhos particulares, que podem ser propriedade de uma pessoa física ou uma empresa.
Esses aviões particulares podem ser pilotados pelo proprietário do avião ou por um piloto contratado.
Eles podem ainda ser utilizados por empresas de Taxi Aéreo, que prestam um serviço similar ao táxi, mas utilizando uma aeronave ao invés de um automóvel.
Comissário de Voo de Aviões Particulares
Não existem diferenças na formação de um Comissário de Voo que vá atuar nas Companhias Aéreas, para os que atuarão nos Aviões Particulares.
Ambos terão que realizar o mesmo Curso de Comissário de Voo, conseguir o mesmo Certificado Médico Aeronáutico e passar no mesmo exame da ANAC.
Quem se certifica como comissário pode atuar em aviões particulares ou em voos de carreira.
No trabalho a ser realizado, existem algumas pequenas diferenças, já que o comissário terá um número bem reduzido de passageiros para atender.
Além disso, é possível que o papel do comissário em alguns voos particulares seja apenas o de cuidar e ser responsável pela segurança, ao invés de executar o serviço de bordo.
Como é o mercado e a contratação?
Nesse meio, as vagas são muito mais escassas do que nos voos de carreira, além do público ser, normalmente, mais exigente e seleto.
Por isso, as exigências na contratação também são muito maiores e os salários costumam ser mais altos.
APARÊNCIA É ESSENCIAL. A apresentação do comissário deve ser impecável em todos os aspectos. Cabelos diferentes, tatuagens e piercings, não são muito bem vistos na aviação privada.
O comissário de voo que pretende ingressar na aviação privada deve ter também um EXCELENTE PERFIL PSICOLÓGICO. Deve ser maduro, confiante e equilibrado, entre outros atributos desejáveis.
Apresentação e currículo impecáveis são apenas itens básicos e essenciais.
A concorrência para as poucas vagas é bem grande!
Uma última curiosidade sobre a carreira de comissário de voo de aviões particulares: A aviação privada não compreende apenas diversos tipos de aviões particulares.
É possível também ser um comissário de voo em helicópteros!
FAQ – Perguntas Frequentes
❓ Existe Comissário de Voo em aviões particulares (aviação privada)?
Sim. A carreira de Comissário de Voo não se restringe aos voos regulares das grandes companhias aéreas. A aviação privada, que inclui jatinhos particulares (de pessoas físicas ou empresas) e Táxi Aéreo, também contrata comissários.
❓ A formação para trabalhar em voos particulares é diferente da formação para voos de carreira?
Não, a formação é a mesma. Para atuar em qualquer tipo de aeronave civil, o profissional deve realizar o mesmo Curso de Comissário de Voo, obter o mesmo Certificado Médico Aeronáutico (CMA) e ser aprovado no mesmo exame da ANAC.
❓ Qual é a principal diferença na rotina de trabalho?
A principal diferença é que o comissário atende um número bem reduzido de passageiros. Além disso, em alguns voos particulares, o papel do comissário pode ser focado apenas na segurança, e não necessariamente no serviço de bordo.
❓ Quais são as exigências do mercado para ser contratado na aviação privada?
As exigências são muito maiores e o mercado é mais escasso e exigente. O profissional deve ter:
- Aparência impecável (cabelos diferentes, tatuagens e piercings visíveis não são bem vistos).
- Excelente perfil psicológico, sendo maduro, confiante e equilibrado.
- Currículo e apresentação impecáveis.
❓ O salário do Comissário de Voo particular é mais alto?
Sim. Devido às maiores exigências e ao público mais seleto, os salários costumam ser mais altos na aviação privada do que nos voos de carreira.
❓ É possível ser Comissário de Voo em que tipo de aeronave particular?
A aviação privada não se limita apenas a jatos. É possível atuar como comissário de voo também em helicópteros.