Comissária de Voo – Principais Dúvidas da Profissão
Não importa se você é uma Comissária de voo ou Comissário de voo, quando falamos nessa incrível carreira da aviação, a sua mente se enche de dúvidas. Não se preocupe, hoje irei sanar e responder as perguntas mais comuns que quem está iniciando na profissão ou pretende iniciar me faz!
Não deixe de conferir também o nosso canal no Youtube, onde o Salmeron Cardoso – Diretor do CEAB – Está presente todas às TERÇAS e QUINTAS ás 19 HORAS, com conteúdos diversos dentro dos temas da Aviação com toda qualidade e exclusividade da UniCEAB para você.
Sem mais delongas, vamos para as Principais Dúvidas da carreira de comissário e comissária de voo.
1 – Comissária de voo, Comissário de bordo ou Aeromoça – Qual o nome certo?
O termo Aeromoça é o trato informal para designar as mulheres que trabalham na profissão, sendo mais comum no Brasil e Portugal.
O nome correto é Comissário de Voo, mas, é normal ver as pessoas utilizando variações como comissário de Bordo e Flight Attendant para os bilíngues. Não existe diferença, tirando os termos femininos tratam-se todos da mesma carreira.
2 – Rotina da Comissária de Voo – Como é ser Aeromoça?
Para os amantes da aviação e profissionais da área, ser comissária de voo é um grande prazer, a rotina é totalmente diferente de qualquer padrão de outras profissões, existem diversas escalas que podem mudar, horários diferenciados e roteiros que deixam cada viagem ainda mais interessante.
As comissárias e comissários tem no mínimo 8 dias de folga mensais, porém, a maioria das companhias aéreas: Gol, Azul, Emirates e outras, concedem mais tempo de folga que o padrão. E para cada fim de dia de trabalho a Comissária tem 12 horas de descanso no mínimo.
Para os casais que voam juntos nessa carreira maravilhosa, existe ainda a famosa escala casada, que consiste nos horários de trabalho iguais para que possam folgar juntos. E a folga casada também é uma opção, faz coincidir os horários livres mesmo cada um seguindo para um destino, na folga sempre estarão juntos.
Por fim, é muito diversificada e dinâmica a rotina do comissário de bordo, e proporciona para o profissional a possibilidade de adaptações para que seja sempre agradável e o seu bem-estar e qualidade de vida mantidos.
3 – Vantagens e Benefícios da Comissária de Voo – Qual o salário da Aeromoça?
No ano de 2019 o piso salarial está acima dos R$ 2.200,00. ( sem contar os benefícios )
Levando em consideração as diversas vantagens como:
- Compensação orgânica,
- Gratificação pela função de chefe de cabine,
- Gratificação de senioridade (tempo de empresa),
- Horas de reserva,
- Horas de sobreaviso,
- Repouso remunerado,
- Horas de voo diurno,
- Horas de voo noturno,
- Horas de voo aos finais de semana e mais uma ajuda de custo para alimentação.
O Salário inicial para uma comissária de voo ou comissário de bordo está na casa dos 4 mil reais mensais e acima dos 7mil para carreiras internacionais.
4 – Comissária de Voo e Familiares Ganham passagem aérea Grátis?
Essa é uma pergunta que recebo bastante e a resposta é simples: sim!
A maior parte das companhias aéreas do Brasil e do Mundo agraciam seus funcionários permitindo que seus familiares façam viagens sem custo, ou oferecem descontos no qual deixa o valor da passagem praticamente zero,
No caso da companhia AZUL LINHAS AÉREAS, oferecem para seus funcionários o benefício da passagem grátis para todos os destinos no qual a cia voa.
E mais, é um beneficio que não se limita, comissários da empresa e seus dependentes tem o direito garantido, a única taxa cobrada é a de embarque, e as reservas são feitas em Stand By.
5 – Qual o padrão de Aparência para ser Aeromoça?
Atualmente não é mais exigido um padrão de aparência para ser uma aeromoça.
A questão da altura também é outra dúvida recorrente e as próprias empresas deixam claro que não existe nada na lei que obrigue o futuro comissário ou comissária a ter uma altura mínima.
Tempos atrás eram exigidos para se tornar uma Comissária de Voo uma altura mínima, porém, nos tempos atuais as empresas colocam como requisito apenas que a candidata alcance o bagageiro de passageiros do avião.
E a questão do peso, por se tratar de um local pequeno, comissárias e comissários devem estar em dia com o seu IMC (Índice de Massa Corporal), podendo se locomover com facilidade nos locais apertados da aeronave.
Toda cia aérea tem perfil semelhante de profissional, e no geral é solicitado que a comissária ou comissário não possua tatuagem exposta quando está com o uniforme da empresa, e os cabelos devem estar amarrados e barbas aparadas para os homens, por questões de higiene (evitar que caia pelos nos alimentos).
6 – É Obrigatório o Inglês para ser Comissária de Bordo?
Se você está planejando ser uma comissária de voo, o segundo idioma não é uma obrigação. Entretanto, se você pretende crescer na carreira e ingressar rápido no mercado de trabalho, sem sombra de dúvidas o Inglês fará toda a diferença pois esse é o idioma ”raiz” da aviação civil.
Se o interesse é entrar em companhias específicas, vale estudar o idioma da cia que você deseja fazer parte, como o exemplo do Francês para ter sucesso na Air France.
Não se preocupe, com a Escola de Aviação Civil da UniCEAB, você ganha GRÁTIS o curso de idiomas, são mais de 40 idiomas para você estudar e sair na frente para alcançar o seu sucesso como Comissária de Voo!
E detalhe, a oferta é válida para o Curso de Comissário de Voo em SP e para o Curso de Comissário de Voo EAD – Ambos são homologados pela banca ANAC, possuem mais de 93% de aprovação da Agência e não tem distinção entre eles no Certificado.
Além de ser um Curso da melhor Escola de Aviação Civil do Pais, o seu currículo já terá um grande valor.
7 – Devo fazer faculdade para ser Comissária de Voo?
Não é necessário nenhum curso de nível superior para se tornar uma comissária de voo e decolar a sua carreira.
Apenas o Curso de Comissário de Voo devidamente homologado já será a sua porta de entrada, e você pode se formar em até 5 MESES! Seja na modalidade à distância ou presencial em São Paulo.
Além de tudo, muitos aeronautas sejam eles: piloto de helicóptero, piloto de avião, copiloto, mecânico de aeronaves e outros, ingressam como comissários e tem o mundo de possibilidades pela frente, pois se trata de uma formação rápida e um salário alto, permitindo para você investir onde tiver mais interesse.
Faça parte do time de profissionais que decolam as suas carreiras e Futuros. Faça parte do CEAB. O seu Centro Educacional de Aviação Civil no Brasil!