A aviação é um campo que inspira os sonhos de muitas pessoas e ser comissário de bordo é uma das profissões mais desejadas.
Quem nunca observou uma equipe de voo embarcando ou desembarcando no aeroporto e imaginou como seria incrível ter um emprego que possibilita viajar pelo mundo e conhecer novas pessoas diariamente?
O que nem todos sabem é que ingressar nessa profissão não é tarefa fácil, e o trabalho dos comissários de bordo vai muito além de receber os passageiros e oferecer serviços durante o voo.
Neste artigo, exploraremos um pouco mais sobre essa carreira, seus desafios e quais documentos são necessários para se candidatar a essa função.
Comissário de Bordo
Funções
Muitas pessoas acreditam que os comissários de bordo estão presentes nos voos apenas para servir lanches com café (nas companhias que ainda oferecem essa cortesia, é claro).
No entanto, essa função vai muito além disso. O comissário de bordo é, em primeiro lugar, um agente de segurança encarregado de assegurar a segurança, o conforto, o bem-estar e a ordem entre os passageiros a bordo, além de desempenhar um papel de auxílio ao comandante da aeronave.
Ser um comissário de bordo significa estar sempre preparado para o inesperado, sendo capaz de lidar com uma ampla gama de situações e garantindo o cumprimento constante das normas de voo.
Felizmente, muitos profissionais se aposentam sem nunca terem vivenciado uma situação de emergência.
Entretanto, no caso de uma despressurização ou de um pouso de emergência, todos estão prontos para tomar as medidas necessárias com o objetivo de garantir a segurança dos passageiros, incluindo a aplicação de técnicas de primeiros socorros.
7 Funções dos Comissários de Bordo:
- Atendimento aos passageiros na aeronave;
- Preservar pela segurança de todos;
- Reconhecer os procedimentos antes do voo;
- Acompanhar os procedimentos durante o voo;
- Saber direcionar os procedimentos a bordo da aeronave estacionada;
- Reconhecer os procedimentos ao término do voo;
- Listar as diferentes emergências a bordo;
Curso: Comissário de bordo
Requisitos
Idade Mínima: 18 anos completos
Escolaridade: Ensino médio completo
Duração do Curso: 3 a 6 meses (Aproximadamente)
Sobre o Curso de Comissário de Bordo
O curso de formação de comissário de bordo no CEAB proporciona uma educação abrangente, oferecendo aos estudantes uma base teórica sólida e um treinamento prático de alta qualidade. O objetivo principal deste curso é preparar os alunos para enfrentar uma ampla gama de situações que podem surgir durante um voo, abrangendo desde emergências até o fornecimento de um atendimento personalizado aos passageiros.
Os comissários de bordo representam a face da companhia aérea perante os passageiros e desempenham um papel fundamental na fidelização dos clientes e na construção da reputação da empresa. São encarregados de assegurar a segurança dos passageiros, proporcionar um serviço de excelência e refletir a imagem da companhia durante o voo. Portanto, é crucial que os comissários de bordo recebam um treinamento abrangente e estejam preparados para enfrentar todas as situações com profissionalismo.
O curso de formação de comissário de bordo no CEAB oferece uma educação completa que abrange tanto aspectos teóricos quanto práticos. Os estudantes adquirem conhecimentos sobre etiqueta e protocolo, primeiros socorros, combate a incêndios, procedimentos de evacuação de aeronaves e outras competências essenciais para desempenhar com excelência as funções de um comissário de bordo.
Além disso, o curso aborda temas como excelência no atendimento, história da aviação e turismo, enriquecendo o repertório dos comissários e permitindo que ofereçam um serviço mais abrangente e informado aos passageiros.
Graças a um currículo robusto e uma formação abrangente, os alunos do CEAB são altamente valorizados no setor da aviação civil.
Outra vantagem notável do curso de comissário de bordo no CEAB é o apoio contínuo oferecido aos alunos, tanto durante quanto após a formação. A escola dispõe de uma equipe de profissionais dedicados a auxiliar os alunos, fornecendo treinamentos complementares e atualizações sobre as últimas novidades do mercado. Isso permite que os estudantes se mantenham atualizados e permanentemente preparados para atender às demandas do setor.
Um comissário de bordo devidamente treinado desempenha um papel fundamental na garantia da segurança dos passageiros durante o voo. Além disso, a qualidade do serviço prestado pelos comissários pode influenciar significativamente a escolha de um passageiro na hora de comprar uma nova passagem.
Portanto, investir na formação de comissários de bordo é uma prioridade para as companhias aéreas que buscam proporcionar um serviço de alta qualidade aos seus clientes.
Grade do Curso:
Entre diversos módulos e disciplina de nossa Escola de Aviação estão:
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentação da Profissão do Aeronauta;
- Direito Trabalhista e Previdenciário;
Segurança de Voo; - Conhecimentos Básicos Sobre Aeronaves;
- Navegação Aérea;
- Meteorologia;
- Noções Básicas do Corpo Humano;
- Medicina Aeroespacial;
- Primeiros Socorros na Aviação Civil;
- Treinamento na Selva, Mar e Fogo;
- Emergência a Bordo;
- Sobrevivência na Selva.
10 Motivos para o Escolher o CEAB:
- Curso reconhecido internacionalmente;
- 25 anos formando profissionais na área de aviação;
- Professores experientes em suas áreas;
- Cursos presenciais e modalidade EAD;
- Tradição no mercado de aviação;
- Centro de treinamento próprio;
- Cursos de idiomas inclusos;
- Preparação para entrevistas de emprego;
- Divulgação de vagas de emprego;
- Alto prestígio com as Companhias Aéreas.
Treinamento na Selva, Mar e Fogo
Selva
Em situações de emergência, como acidentes aéreos em áreas remotas ou florestas, os comissários podem se deparar com a necessidade de sobreviver em condições desafiadoras até a chegada do resgate.
O treinamento em ambientes selvagens abrange o ensino de técnicas de sobrevivência, como a construção de abrigos improvisados, a obtenção de alimentos e água, bem como a capacidade de evitar perigos locais, como animais selvagens e plantas tóxicas.
Além de que esse tipo de treinamento alimenta o espírito de equipe, o desenvolvimento de habilidades de liderança e a resiliência mental.
Marinharia
O treinamento marítimo é um aspecto crítico na formação de comissários de bordo, particularmente para voos que percorrem vastas extensões de água, como oceanos.
Em situações de aterrissagem de emergência no mar, os comissários devem estar devidamente preparados para auxiliar os passageiros a evacuar de forma segura e fornecer assistência durante o aguardo do resgate.
Esse treinamento abrange técnicas de evacuação em botes salva-vidas, noções de navegação marítima básica e os primeiros socorros específicos para situações de emergência em ambiente aquático.
Combate ao Fogo
O treinamento de combate a incêndio é uma parte vital da formação de comissários de bordo.
Embora incêndios a bordo de aeronaves sejam eventos raros, suas consequências podem ser devastadoras. Esse treinamento capacita os comissários a reconhecer e enfrentar diferentes tipos de incêndios de maneira rápida e eficaz.
Eles aprendem a utilizar equipamentos de combate a incêndio, como extintores e mantas, e também adquirem habilidades para evacuar os passageiros com segurança em situações de emergência.
A preparação nessa área é fundamental para assegurar que a equipe da cabine possa controlar qualquer incêndio que eventualmente ocorra durante o voo.
CMA (Certificado Médico Aeronáutico)
Para obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) que comprova que o futuro comissário tem plena capacidade física e psicológica para exercer a profissão é necessário pagar pelos exames cujo preço varia de cidade para cidade mas custa aproximadamente R$ 500.
Banca da ANAC
A aprovação no exame da ANAC requer o pagamento de uma taxa de inscrição, que gira em torno de R$ 300. Após ser aprovado no exame, o candidato receberá o Certificado de Conhecimento Teórico (CCT).
A prova é composta por 80 questões, divididas em 4 módulos, com 20 perguntas de múltipla escolha em cada módulo. É necessário acertar pelo menos 70% das respostas em cada módulo.
Caso um candidato seja reprovado em um dos módulos, ele terá a oportunidade de refazer apenas o módulo em questão. No entanto, se for reprovado em mais de um módulo, será necessário refazer a prova completa, com a taxa sendo cobrada a cada tentativa.
Portanto, dedicar-se aos estudos é de suma importância, e um ponto a seu favor é a alta taxa de aprovação dos alunos do CEAB na ANAC, que atinge 95%. Isso demonstra o diferencial dos nossos professores e do treinamento oferecido.
Como funcionam os processos seletivos?
Na era digital os currículos enviado via correios não são mais aceitos, sendo só possível se candidatar através do link oficial da companhia aérea.
Em diversos sites, é possível se cadastrar somente quando uma vaga específica está disponível para candidatura, enquanto outros permitem que você faça seu registro para um banco de talentos. Independentemente do método, é crucial manter seus dados atualizados, incluindo todas as experiências profissionais, especialmente seus cursos complementares.
Devido ao grande número de candidatos, é comum que as empresas realizem testes online, abrangendo áreas como português, raciocínio lógico e línguas estrangeiras, como etapa preliminar antes de avaliações presenciais. Além disso, algumas empresas solicitam a gravação de um vídeo respondendo a perguntas selecionadas aleatoriamente.
Se você for aprovado nos testes online, a próxima fase será presencial, geralmente realizada em São Paulo ou Brasília. Os convites para esta etapa não costumam ser enviados com muita antecedência, portanto, é essencial ter recursos financeiros ou milhas disponíveis para a compra de passagens aéreas de última hora.
A fase presencial normalmente envolve avaliações em áreas como português, geografia, raciocínio lógico e tópicos teóricos relacionados à profissão de comissário. Além disso, inclui uma prova oral de idioma, dinâmicas de grupo e simulações de situações a bordo. Os participantes são informados após cada etapa se foram aprovados para a próxima ou não.
Os candidatos aprovados na seleção serão submetidos a um exame toxicológico que tem como finalidade detectar a presença de substâncias ilícitas e psicoativas em seus organismos. Após receberem a aprovação nesse exame, os candidatos receberão uma lista com os documentos necessários para formalizar a contratação.
É fundamental que, mesmo antes de serem convocados para a seleção, mantenham seus documentos em ordem, como o RG, CPF, e estejam em dia com suas obrigações eleitorais.
Quanto aos candidatos que forem eliminados em qualquer etapa do processo, é necessário respeitar um período de carência que varia de 6 meses a 2 anos para poderem se candidatar novamente na mesma empresa. No entanto, eles permanecem aptos a participar de processos seletivos em outras companhias.
Após a contratação, é responsabilidade da empresa proporcionar o treinamento ao comissário, preparando-o para desempenhar suas funções em um modelo específico de avião.
As companhias mantêm verdadeiras instituições de ensino, equipadas com recursos exclusivos para capacitar seus funcionários.
Em geral, esse processo de treinamento tem duração de 40 a 60 dias, nos quais os membros da tripulação passam por uma avaliação prática, conhecida como “check” que abrange as responsabilidades dos comissários a bordo da aeronave.
Uma vez aprovado, o comissário recebe seu CHT – Certificado de Habilitação Técnica, o qual é emitido pela Anac e válido por cinco anos. É importante ressaltar que o tripulante não terá nenhum custo relacionado ao treinamento ou à emissão do CHT.
Quanto ganha um comissário de bordo?
O salário de um comissário de bordo pode apresentar uma variação significativa sendo influenciada por diversos elementos como:
- Adicional de compensação orgânica;
- Gratificações por senioridade;
- Horas de voo;
- Horas de reserva;
- Adicional noturno;
- Periculosidade;
- Adicional para chefe de cabine;
- Diárias;
- Adicionais para voos em domingos e feriados.
De acordo com o portal Glassdoor, a remuneração média mensal de um comissário de bordo nas principais companhias aéreas brasileiras são:
- Latam: R$ 6.453
- Gol: R$ 5.672
- Azul: R$ 4.651
Bônus exigidos pela Convenção Coletiva
- 20% do salário por periculosidade;
- Assumir a chefia de cabine;
- Tempo de empresa;
- Hora de reserva;
- Hora de sobreaviso;
- Repouso remunerado;
- Horas de voo noturno;
- Horas de voo diurno;
- Horas de voo aos finais de semana.
Benefícios oferecidos pelas companhias aéreas
- Auxílio Creche;
- Plano de saúde e odontológico;
- Previdência privada;
- Seguro de vida;
- Vale alimentação;
- Vale refeição;
- Vale transporte.
CEAB Brasil: Escola Oficial dos Comissários de Bordo
Com um Centro de Treinamento Próprio (CTC), 25 anos de experiência e uma gama de Cursos Complementares, oferecemos a melhor formação para sua carreira na aviação.
Nossos alunos desfrutam de benefícios exclusivos, como o Clube de Benefícios e a oportunidade de participar do nosso evento Open Day para alunos do curso EAD. Venha fazer parte do melhor time de comissários de bordo do país!