Como é a Rotina de um Comissário de Bordo?

A rotina do comissário de bordo ou aeromoça começa mesmo na véspera do voo.

O primeiro passo é deixar a mala de viagem feita, a necessaire organizada e o uniforme de comissário de bordo passado.

Você deve dormir cerca de 8 horas e acordar uma hora antes de sair para o aeroporto.

Mas vale lembrar que o repouso é essencial para os profissionais da aviação, pois todos devem estar despertos e descansados.

Leia também: 9 requisitos para ser um Comissário de Bordo

comissário linha executiva

Como Funciona a Rotina dos Primeiros 6 Meses de Comissário de Bordo?

Normalmente, nos primeiros 6 meses de profissão como comissário de bordo (também conhecidos como comissários de voo e aeromoças) acaba sendo um período de adaptação por causa dos horários.

Afinal de contas, sua vida de comissário deve entrar no eixo, e seu relógio biológico deve seguir os horários e se acostumar com alterações de sono e alimentação.

Por isso, toda aeromoça ou comissário deve se encaixar ao novo estilo de vida, muitos adotando o lema: “fecha a cortina e dorme mesmo com o sol brilhando”.

O que uma Comissária de Voo faz quando chega ao Aeroporto?

Inicialmente, o profissional de voo chega por volta de 1 hora e 30 minutos de antecedência no aeroporto, e direciona-se para a sala de briefing.

Portanto, a comissária de bordo procura seu voo e apresenta-se aos outros tripulantes da aeronave.

Durante a reunião, é falado sobre as atualizações de segurança, abordando as rotas e informando como deverá ser os procedimentos de organização para serviço dos passageiros, entre outro procedimentos.

Após a reunião toda tripulação junta-se ao avião com 50 minutos antes do avião decolar.

Saiba Agora a Rotina do Comissário dentro da Aeronave

Dentro do avião, os comissários de voo (bordo) checam os equipamentos de segurança, e revisam o catering (refeições).

Então, 45 minutos antes do voo, os passageiros começam a embarcar na aeronave.

Neste momento, tudo é notado pelos comissários, como por exemplo: passageiros com necessidade especiais, aqueles que demonstram pressa, pais com filhos pequenos etc.

WhatsApp CEAB Brasil

Um passo mais Próximo da Decolagem!

Quando a porta do avião se fecha, os comissários e aeromoças começam a realizar as demonstrações de segurança, e fazem um procedimento chamado de cabine livre, da qual consiste na visualização sobre os passageiros que devem estar com os cintos de segurança afivelados, mesas fechadas e pernas livres.

Contudo, depois da decolagem, os sinais de apertar os cintos de segurança se apagam, e os comissários começam a preparar os trolleys (carros) de comidas e bebidas que serão servidas a bordo da aeronave.

Em seguida o serviço é entregue e após a refeição os profissionais fazem a retirada do mesmo. .

Depois dessa etapa, os comissários de bordo caminham pelo avião para ver se os passageiros precisam de algo.

Logo após essa operação, a iluminação de cabine é diminuída.

Como Funciona a Aterrissagem para os Comissários e Aeromoças?

No momento da aterrissagem, os comissários fazem novamente o mesmo procedimento de cabine livre, da qual será obrigatório sentar, afivelar os cintos, mesa travada e poltronas na vertical enquanto esperam o pouso.

Os abrem a porta e os despedem-se dos passageiros a bordo.

Se o comissário for seguir em uma nova escala ele aguardará na área própria da companhia do aeroporto até ser sua vez novamente de repetir todo o processo.

Depois de escala cumprida, podendo haver até 5 escalas seguidas, chega a hora do descanso!

O comissário de bordo pode ir para a casa ou, se estiver em uma jornada, irá para o hotel e desfrutará de seu descanso, tendo tempo para de acordo com a estada no local e pode fazer um turismo.

Na volta do trabalho, recomeça todo processo novamente.

Curso de Comissário de Bordo EAD

Se você não sabe como dar inicio à carreira, nós do CEAB Brasil Escola de Aviação possuímos o  curso de Comissário de Bordo nas modalidades EAD e Presencial.

Tire todas as suas dúvidas em nossa canal do atendimento.

E estamos aguardando todos os futuros comissários e comissárias!

TELFONE

FAQ – Perguntas Frequentes

❓ Como é a rotina diária de um comissário de bordo?
A rotina começa na preparação para o voo: arrumar malas, passar o uniforme e garantir uma boa noite de sono — o descanso é essencial para se manter alerta. No aeroporto, o comissário chega cerca de 1h30 antes, participa de briefing e inicia os procedimentos de embarque e segurança. Durante o voo, é responsável por verificar os equipamentos de segurança, atender os passageiros e cumprir procedimentos essenciais até o pouso. Após o voo, pode repousar em casa ou se deslocar para hotel caso esteja em nova escala.

❓ Como é o processo de adaptação nos primeiros seis meses?
Nesse período inicial a adaptação ao estilo de vida, especialmente aos horários irregulares, é um desafio. O relógio biológico precisa se ajustar a rotinas noturnas e mudanças no padrão de sono, o que pode exigir “fechar as cortinas e dormir mesmo com o sol brilhando”.

❓ Como são as escalas, descanso e folgas em um mês?

  • As escalas são programadas com antecedência — até dois dias antes do mês ou semana — e incluem voos, sobreavisos, reservas e folgas.

  • O tempo de voo mensal é limitado a 85 horas, com jornadas que podem variar de 2 a 11 horas por dia.

  • Ao menos 8 dias de folga são garantidos por mês, além de intervalos regulamentados — como 12 horas de descanso após o fim da jornada, com acréscimos em caso de fusos horários atravessados.

❓ Como posso me adaptar ao estilo de vida imprevisível dessa carreira?

  • Organize sua agenda usando aplicativos ou planilhas para equilibrar trabalho e descanso.

  • Cuide da saúde física e mental com alimentação adequada, exercício e boas noites de sono.

  • Adote estratégias para lidar com o jet lag, como ajuste de horários e hidratação.

  • Mantenha-se flexível e com boa atitude frente a imprevistos.

Pesquisar

CEAB Brasil - Escola Oficial dos Comisssários de Bordo

Páginas

Aeromoça 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Comissário de Bordo 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Agente de Aeroporto
Política de privacidade