Por Rodrigo Rocha

Depois de tantos anos ensinando e ajudando pessoas a dominarem a técnica de processo seletivo para Comissário (a) de Voo, me considero pessoalmente realizado por ter atingido um grau de sucesso tão elevado que acabou suscitando admiração de colegas, gratidão de ex-alunos e (lamentavelmente) até inveja de pobres coitados inexpressivos que vivem como sanguessugas do sucesso alheio. Mas nada é mais saboroso do que colecionar resultados, e meu trabalho consiste justamente nisso. Costumo dizer que não me considero um simples Instrutor, mas alguém que investe e acredita no potencial de cada aluno.

A carreira na Aviação Comercial obviamente não se restringe à tripulação. Há uma enorme gama de funções e atividades diretamente relacionadas a essa área, e uma das posições mais desejadas é a de Agente de Aeroporto — até mesmo porque essa carreira pode ser usada como “trampolim” para o voo através das famosas migrações internas. O Agente de Aeroporto é o profissional de solo, que atua no atendimento a passageiros e funções operacionais (check-in, embarque, desembarque, editing, coordenação, setor de bagagens, rampa, etc). Tive a honra de formar como Instrutor mais de vinte turmas de Agentes de Aeroporto ao longo desses 12 anos de carreira.

Recentemente tenho recebido muitas perguntas a respeito dos processos seletivos para Agente de Aeroporto. Afinal, como são essas seleções?

Antes de mais nada é importante que se entenda que em geral, os processos seletivos para contratação de Agentes de Aeroporto não são centralizados e padronizados, como ocorre nas seleções de Comissários. Ou seja, as seleções variam muito! Essencialmente dois fatores são levados em conta:

 

O LOCAL

A seleção para Agente de Aeroporto no aeroporto de Ipatinga é diferente da seleção para o aeroporto de Florianópolis que é diferente da seleção para o aeroporto de Guarulhos.

O motivo é evidente:

 

  • um aeroporto é classificado como REGIONAL, recebe majoritariamente voos de duração reduzida operados em aeronaves de menor porte;
  • o outro é um aeroporto DOMÉSTICO, recebe majoritariamente voos de duração média com aeronaves narrow-body como o B737 e o A320;
  • e o último é um aeroporto INTERNACIONAL, recebe todos os tipos de voos, inclusive os voos intercontinentais operados pelas maiores e mais conceituadas empresas aéreas do mundo.

 

Com características tão diferentes entre si, é evidente que o perfil do profissional será diferente nesses três aeroportos. A seleção no aeroporto de Guarulhos tende a ser muito mais exigente do que a do aeroporto de Florianópolis, que por sua vez será mais exigente que a seleção para o aeroporto de Ipatinga.

A EMPRESA

O segundo fator é a natureza da empresa contratante. Uma empresa internacional, como a Emirates e a KLM, terá um grau de exigência diferente na seleção de Agentes, se comparado com a GOL e a Azul por exemplo.

A GOL e a Azul por sua vez também terão um grau de exigência diferente daquele aplicado por exemplo na Flyways e na MAP. As características da empresa, sua natureza operacional e sua cultura corporativa são fatores que interferem diretamente no tipo de seleção que será realizado.

Se você combinar o mosaico de possibilidades advindo da profusão de empresas aéreas diferentes com o mosaico de possibilidades advindo das múltiplas localidades geográficas onde cada uma dessas empresas mantém base, terá percebido que a seleção de Agente de Aeroporto é algo muito menos padronizada e infinitamente menos centralizada do que a seleção de Comissário de Voo, que é sempre realizada de acordo com os mesmos procedimentos, padrões e ditames.

ENTÃO, COMO SE PREPARAR?

Se você compreendeu os dois fatores que eu destalhei acima, terá notado que sua estratégia de preparação precisa ser planejada tendo em vista o aeroporto em que você pretende se candidatar e as empresas que pretende abordar. As possibilidades são muitas.

As dicas gerais que vou passar aqui são voltadas para uma seleção mais exigente, ou seja, considerando a vaga em uma empresa de grande porte em um grande aeroporto internacional. Tome nota:

1. Prepare-se para o Inglês

O Agente de Aeroporto na maior parte das vezes precisa ter um idioma até mais fluente que o de um tripulante, pois em geral esse profissional precisa se comunicar diretamente com o passageiro mais do que os próprios tripulantes. O Agente interage bastante com o passageiro, inclusive na solução dos mais variados problemas que podem acontecer no momento de embarque ou desembarque de um passageiro. Por isso em geral as empresas vão exigir um bom nível de fluência no Inglês e alternativamente também no Espanhol, de intermediário para cima.

2. Estude português e faça redações

O uso de redações em processos de seleção de Agentes é muito comum, principalmente para evitar a contratação de pessoas com déficits consideráveis de aprendizado. Nas bases maiores isso é fundamental.

3. Matemática idem

Testes de raciocínio lógico, sequências numéricas, regra de três e porcentagem são extremamente comuns. Estude e não seja pego desprevenido.

4. Geografia também costuma cair

O Agente de Aeroporto precisa conhecer muito bem a geografia brasileira (estados, capitais, etc.) assim como os fusos horários brasileiros — são quatro!

5. Dinâmicas de grupo são comuns

As dinâmicas visam observar o seu perfil de competências sendo posto em prática diante de uma proposta de trabalho em grupo sob pressão. Isso é dinâmica de grupo. O Agente de Aeroporto trabalha em equipe o tempo todo, e por isso precisa demonstrar claramente toda sua proatividade, poder de improviso, comunicabilidade e relacionamento interpessoal.

6. Por fim, as entrevistas

Para ter calma é necessário treinar. Não adianta eu falar para vocês manterem a calma na hora da entrevista. Se vocês não estiverem treinados, se sentirão inseguros… e essa insegurança é o que provoca o nervosismo. A solução para isso não é tomar Maracujina (embora o fitoterápico até ajude bastante), mas sim treinar, ensaiar antes as respostas, a entonação da voz, a apresentação. Não é decorar respostas, pois isso não funciona!

Por Rodrigo Rocha

Fonte: Webfly

18 COMENTÁRIOS

    • Olá Antônio, tudo bem? Não ministramos cursos em Fortaleza, apenas em São Paulo, ou os cursos de comissário de voo e agente aeroportuário a distância.

    • Olá Samuel, tudo bem? O CEAB fica em São Paulo apenas, mas através da nossa plataforma de ensino a distância você pode se profissionalizar de qualquer lugar do Brasil. Entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 949235084 que um de nossos consultores irá lhe auxiliar com as suas dúvidas.

    • Olá Joice tudo bem? O CEAB fica em São Paulo apenas, mas através da nossa plataforma de ensino a distância você pode se profissionalizar de qualquer lugar do Brasil. Entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 949235084 que um de nossos irá lhe auxiliar com as suas dúvidas.

  1. Olá gostaria de saber se é uma regra para todas companhias a exigência mínima de altura p as mulheres de 1,58 pois tenho mt vontade de fazer o curso de comissária de vôo ou existe exceções?

    • Olá Juliana, a altura mínima é exigência de algumas companhias, principalmente nacionais. As companhias estrangeiras costumam exigir o alcance de 2,12m com a ponta dos dedos. Existem exceções, pois depende do porte das aeronaves que a companhia trabalha, mas para se destacar em uma seleção é necessário ter outros fatores que compensem a falta de altura.

  2. Olá, tudo bem?
    Como faço para concorrer a uma vaga de agente de aeroporto? Deixo currículo nas companhias aéreas ou cadastro currículo no site da companhia?

    • Olá Carla, o ideal é se cadastrar no site das companhias. Hoje em dia a maioria já disponibiliza uma área para isto em seus sites. Se preferir entregar pessoalmente, opte por entregar diretamente na base da companhia, pois nem sempre há responsáveis desta área nos aeroportos.

    • Olá Erika, tudo bem? Oferecemos o curso a distância para o Rio de Janeiro. Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

    • Olá Gesiany, tudo bem? Você não precisa falar inglês, inclusive oferecemos no curso online. Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

  3. Olá, Sou de Recife-PE, já fiz um Curso de Comissaria de Voo, mas pretendo atualmente trabalhar na equipe de terra. Gostaria de saber se o Curso Preparatório para Seleções em Empresas Aéreas, existe também na plataforma online da CEAB? Ou só presencial nas cidades que vocês ministram ? Obrigada!!!

    • Olá Gleyviane, tudo bem? A área de atendimento não necessita obrigatoriamente de curso, mas é bem importante possuir uma qualificação para se destacar entre os demais candidatos. Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 para tirar suas dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here