Como é o Curso de Comissário de Voo?

Como é o curso de comissário de voo

Neste artigo, vamos saber um pouco mais sobre como funciona o Curso de Comissário de Voo, que é necessário para aqueles que pretendem ingressar nessa profissão.

comissário de voo

Você vai saber o que é necessário para se matricular, quais são as exigências, o que você vai aprender no decorrer do curso e o que vai precisar fazer após a emissão do seu certificado para então conquistar uma vaga em uma Companhia Aérea e ingressar no mercado de trabalho na área da aviação.

Leia também: O que uma aeromoça precisa saber

O que é necessário para ser um Comissário

A profissão de Comissário de Voo ou de Aeromoça, apesar de ter bastante prestígio, salários bem acima da média da maioria dos mercados e inúmeros benefícios que não se encontram em praticamente nenhuma outra profissão, não faz muitas exigências aos candidatos.

Não é necessário ter um diploma de nível superior em nenhuma área. Apenas o ensino médio completo e idade superior aos 18 anos.

Com esses simples requisitos, você já pode ingressar em um Curso de Aeromoça ou de Comissário de Bordo, que pode ser concluído em até 7 meses apenas.

Imagine ingressar em uma carreira como essa estudando apenas 7 meses?

Pois essa é uma realidade na carreira de comissário de voo!

O curso de Comissário

Durante o curso, os alunos aprendem tudo o que é necessário para desenvolver a função. Os são os responsáveis pela segurança do voo e dos passageiros, além de oferecer alimentos, dar informações sobre uso de equipamentos e segurança, manter todos calmos e tranquilos. Ele precisa também ser carismático, educado e cordial.

Para isso ele vai aprender todos os procedimentos comuns aos voos e às Companhias Aéreas, além de ter aulas com noções de etiqueta, atendimento ao público, postura, maquiagem no caso das Aeromoças, serviço de bordo, conhecimentos básicos de meteorologia, de aeronaves, além de noções de antiterrorismo.

Leia também: Curso aeromoça EAD

 

Mas como assim antiterrorismo?

Sim, os Comissários de Voo se responsabilizam pela segurança dos voos. Isso não quer dizer que eles precisam dominar um terrorista ou desativar uma bomba… calma! Essas não são funções dos comissários.

O Comissário deve estar preparado para situações de crises durante os voos, mesmo que a grande maioria desses profissionais nunca tenham que passar por um problema tão grave em suas carreiras.

É por isso que eles também fazem um treinamento de sobrevivência na selva, pois devem estar aptos a ajudar a tripulação a sobreviver em um caso raríssimo de acidente aéreo.

Mas para a grande maioria dos profissionais da Aviação Civil, as suas carreiras se resumem a viagens e glamour!

Diferenças entre os cursos

A escolha do curso vai impactar diretamente a possibilidade de sua colocação no mercado. A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, é rígida quanto aos novos profissionais e para assegurar que estão aptos, fiscaliza os cursos, que devem ser homologados pela agência, que também aplica uma prova após o recebimento do certificado.

Escolas de Aviação como o CEAB são mais indicadas, pois além de seu curso ser homologado pela ANAC, a grande maioria dos seus alunos não encontram problemas na prova. Outras vantagens incluem:

  1. Certificado reconhecido pelas Companhias Aéreas
  2. Infraestrutura ideal para a preparação
  3. Salas com simulador de voo
  4. Local próprio para treinamento na selva
  5. Cursos de idiomas gratuitos para alunos
  6. Preparação para o mercado de trabalho
  7. Orientação para currículo e entrevista

A preparação para uma carreira de sucesso depende da qualidade do curso em que você vai ingressar. No Centro Educacional de Aviação do Brasil – CEAB, você encontra profissionais com mais de 20 anos de experiência no ramo, em uma das escolas de aviação mais renomadas de todo o país.

Processo Seletivo