Como surgiram os primeiros aviões?

boing

Um dos grandes desafios do homem foi inventar o avião. Para muitos parecia impossível voar numa máquina mais pesada que o ar. Mas não! Depois de muitos estudos e avanços tecnológicos os aviões foram se aperfeiçoando e hoje estão cada vez mais modernos.

O desejo do homem de voar como os pássaros, segundo relatos de crenças e lendas da antiguidade, já existia desde a pré-história. E meio de transporte mais rápido do mundo passou por diferentes etapas durante sua criação, veja só no post que preparamos para você!

santos dumont

Como surgiram os aviões?

De acordo com a lenda grega de Ícaro, o filósofo e matemático da Grécia Antiga, Arquitas de Tarento, construiu uma máquina voadora no ano 400 antes de Cristo.

No século XV foi a vez de Leonardo da Vinci desenvolver um modelo de avião em forma de pássaro.

Mas foi no século XX que se concretizou o surgimento dos primeiros voos. No entanto, há controvérsias sobre quem foi o titular deste feito.

No Brasil e em outros países, Santos Dumont é considerado o inventor do avião e o primeiro a realizar um voo.

Em 23 de outubro de 1906, Dumont sobrevoou Paris com seu famoso “14 Bis”, e tanto a imprensa francesa quanto os moradores da região registraram o acontecimento.

Já em outros países, o título de pai da aviação é dado aos irmãos americanos Wilbur e Orville Wright, ao realizarem o primeiro voo em 1903.

O acontecimento foi registrado somente por algumas pessoas, além de ter sido realizado com a ajuda de um instrumento para impulso.

Já na França, Clément Ader recebe o crédito, ao ter realizado voos em 1890, mas por terem sido feitos em segredos militar, não são considerados por outros países.

É importante destacar que as duas guerras mundiais foram grandes propulsoras no desenvolvimento dos aviões.

Na época, foram realizados muitos testes e investimentos tecnológicos, principalmente nos modelos militares. Em 1950, foi fabricado nos Estados Unidos o primeiro jato comercial, o Boeing 707.

Deste, derivaram os Boeings 737, 727 e 747, que teve o título de maior avião comercial do mundo até 2005. Atualmente, o francês Airbus A380 superou esta marca e tem capacidade para abrigar até 500 passageiros.

A Boeing e a Airbus dominam o mercado mundial de grandes jatos. Além disso, outras novas empresas se destacam na fabricação de outros modelos de aviões como a Lockheed que só produz aviões militares, a brasileira Embraer e a Bombardier, do Canadá.

Existem três tipos de aeronaves:

os modelos monomotores e multimotores, os aviões a jato e os aviões supersônicos.

  1. Com um motor que faz girar uma hélice, os bimotores, trimotores, quadrimotores e monomotores alcançam velocidades e capacidade de carga menores. Geralmente são usados por pequenas companhias de transporte de carga e passageiros, além de pessoas que buscam ter seu próprio avião.
  2. Os aviões a jato são movidos à propulsão do termojato, o que garante mais força e impulso do que os aviões que utilizam hélices. Possuem grande capacidade de carga e podem percorrer uma distância de até 16 mil quilômetros, sem precisar reabastecer. O Boeing e o Airbus são exemplos.
  3. Os aviões supersônicos são os militares, que usam turbinas especiais. Sua fuselagem e aerodinâmica também permitem que alcancem velocidades incríveis. Muitos modelos de aviões supersônicos tripulados podem alcançar velocidade até três vezes maior que um avião comercial.

Depois de saber mais sobre a história dos aviões, quem você considera o pai da aviação? Conte aqui nos comentários ou em nosso Instagram!

Vida de Aeromoça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *