Assim como gestantes, lactantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas com criança de colo, idosos e obesos, menores desacompanhados também são passageiros que têm direito a assistência especial dos comissários de bordo.
Isso significa que têm embarque prioritário em relação aos outros passageiros, já o desembarque é feito por último.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) regulamenta que o atendimento oferecido pela companhia aérea deve visar o conforto, a segurança e o bom atendimento do passageiro.
Uma criança viajando sozinha é uma situação comum em voos domésticos e internacionais, por isso as companhias aéreas já estão bem preparadas para esses casos especiais. Vocês sabem quais são?
Comissários de bordo – regras das companhias aéreas para cuidados de crianças
As regras variam pouco entre elas. Em geral, os assentos destas crianças ficam próximos da tripulação, para que fiquem em constante observação. O embarque é supervisionado por funcionários da companhia e a documentação e a passagem do passageiro ficam com o chefe de equipe durante a viagem.
Leia também: Curso comissários de bordo EAD
No desembarque, as crianças são acompanhadas por funcionários até o responsável.
Veja alguns dos serviços especiais oferecidos pelas companhias:
Azul e Gol: são exemplos de companhias que designam um comissário para ficar responsável pela criança até o final do voo.
Air Canadá: é uma das companhias internacionais em que a tripulação fala português, para melhor atender menores de idade que viajam sem os pais. Também oferece material para que a criança fique entretida durante a viagem: um kit com papeis e canetas.
Air France: disponibiliza jogos e filmes infantis, além de refeições especiais.
Lufthansa: muitas companhias internacionais têm salas VIPs para as crianças que viajam desacompanhadas. No caso da Lufthansa, o espaço tem brinquedos e computadores.
Durante o voo, crianças que viajam sozinhas precisam de atenção e cuidados especiais. O comportamento pode variar de acordo com a personalidade, os medos e a insegurança de cada uma. É tarefa da tripulação monitorá-las durante todo o tempo da viagem, para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Mantê-las calmas durante turbulências, checar cintos de segurança, acompanhar idas ao banheiro e mantê-las entretidas durante a viagem são algumas das responsabilidades do comissário de bordo. Em voos nacionais, este tratamento especial é obrigatório para crianças de 5 a 12 anos.
Leia também: Como Funciona o Dia a Dia dos Comissários nas Aeronaves?