Jornada para se Tornar Comissário de Bordo na CEAB Brasil

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A aviação é um campo que desperta os sonhos de inúmeros indivíduos. Quem nunca observou uma tripulação embarcando ou desembarcando no aeroporto, imaginando o quão incrível deve ser possuir um trabalho que proporciona viagens pelo globo e o encontro com novas pessoas diariamente? Contudo, o que muitos desconhecem é que as responsabilidades do comissário de bordo se estende muito além do acolhimento dos passageiros e da oferta do serviço de bordo.

Quais são as tarefas do comissário de bordo?

Muitos acreditam que a presença dos comissários de bordo nos voos limita-se ao serviço de lanches e café (isto nas empresas que ainda proporcionam tal cortesia, certo?). Porém, suas atribuições são muito mais amplas. Primeiramente, o comissário de bordo é um profissional de segurança, cuja função é assegurar a segurança, o bem-estar, o conforto e a ordem entre os passageiros.

Ser um comissário de bordo implica em estar sempre pronto para o imprevisto. Felizmente, muitos profissionais se aposentam sem jamais terem enfrentado uma situação de emergência. Contudo, na eventualidade de uma despressurização ou de um pouso de emergência, todos estão capacitados a tomar as ações necessárias para assegurar a segurança dos passageiros.

Escola Oficial dos Comissários de Bordo

 

Quais são os pré-requisitos para se tornar um comissário de bordo?

A primeira exigência para seguir na carreira é completar o curso de comissário de voo em uma instituição de ensino de alta qualidade, além de possuir no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino médio.

CEAB Brasil – A escola ideal

A CEAB Brasil é a escola de aviação perfeita para quem aspira tornar-se comissário de bordo. Com uma trajetória de mais de 20 anos formando profissionais de alto padrão, a escola se destaca por sua excelência acadêmica e prática, garantindo uma formação completa e atualizada.

A qualidade do ensino é fruto de uma equipe de instrutores altamente qualificados e com vasta experiência no setor aéreo, assegurando um aprendizado rico e direcionado às demandas do mercado de trabalho. Além disso, a CEAB Brasil oferece uma estrutura de ponta, com equipamentos modernos, permitindo que o aluno vivencie na prática o cotidiano da profissão.

A escola também se preocupa em orientar seus estudantes para os processos seletivos, proporcionando dicas e treinamentos específicos para aumentar as chances de inserção no mercado.

Escolher a CEAB Brasil é garantir um caminho seguro, eficaz e promissor rumo à carreira de comissário de bordo.

CEAB Brasil Full Service

 

CMA e Banca da ANAC

Após a conclusão do curso, o estudante deverá submeter-se a exames médicos para atestar sua aptidão física e mental para desempenhar a função. A comprovação desta capacidade é feita através do Certificado Médico Aeronáutico (CMA).

Com a finalização e aprovação no curso teórico, você estará apto para passar pela conhecida “Banca da ANAC“, que consiste em um exame teórico sobre os conteúdos estudados durante o curso de comissário. O teste conta com 20 questões de cada disciplina, totalizando 80 perguntas, todas de múltipla escolha. Para ser aprovado, é preciso acertar no mínimo 70% das questões de cada módulo.

Após a aprovação, você obterá o Certificado de Conhecimento Teórico (CCT) que, finalmente, permitirá a candidatura para a posição de comissário de bordo em companhias aéreas nacionais. Se o candidato não for aprovado em uma ou duas disciplinas, poderá refazer apenas os exames das matérias em que foi reprovado. Caso seja aprovado em apenas uma, terá que refazer todos os quatro exames. Não há um limite de tentativas, porém a taxa do exame será cobrada em todas as ocasiões. Portanto, a sugestão é estudar intensivamente e ser aprovado na primeira tentativa.

Como se desenrolam os processos de seleção?

Em plena era digital, ainda existem candidatos que optam por enviar currículos via correio, contudo, as empresas tendem a preferir que os interessados se registrem diretamente em seus websites. Algumas até declaram que o site é o único meio pelo qual aceitam candidaturas, descartando currículos físicos.

Em certos sites, o cadastro só é permitido quando a vaga de interesse está aberta para candidatura, enquanto outros possibilitam o registro para um banco de reserva. De qualquer forma, é crucial manter as informações atualizadas, incluindo todas as experiências profissionais, especialmente aquelas relacionadas ao atendimento ao cliente.

Diante do grande número de candidatos, é comum que as empresas apliquem testes online, como de língua portuguesa, raciocínio lógico e língua estrangeira, antes da etapa presencial. Algumas até solicitam a gravação de um vídeo respondendo perguntas escolhidas ao acaso.

Se aprovado nos exames online, a próxima fase será presencial, possivelmente em São Paulo ou Brasília. Os convites para essa etapa não costumam ser enviados com muita antecedência, portanto é importante dispor de uma reserva financeira (ou em milhas) para adquirir uma passagem aérea de última hora.

A etapa presencial geralmente envolve testes de português, geografia, raciocínio lógico e tópicos teóricos do curso de comissário. Também há prova oral de idioma, dinâmicas de grupo e simulações de situações a bordo. Os participantes são informados em cada fase se foram aprovados para as subsequentes.

Após a aprovação o candidato receberá uma lista com os documentos necessários para oficializar a contratação. É fundamental ter em ordem os documentos, como RG e CPF, e estar em dia com as obrigações eleitorais, mesmo antes de ser convocado para uma seleção.

Já os candidatos que forem eliminados em qualquer etapa do processo deverão respeitar um período de carência que varia entre 6 meses e 2 anos para se candidatarem novamente na mesma empresa. No entanto, estarão habilitados para participar de processos seletivos em outras companhias.

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Como se dá o treinamento após a admissão?

Uma vez admitido, a responsabilidade de treinar o comissário para desempenhar suas funções em um modelo específico de avião é da empresa. As companhias possuem verdadeiros centros de formação com equipamentos especiais destinados ao treinamento dos colaboradores.

Esse treinamento, que normalmente dura entre 30 e 60 dias, inclui o “check”, uma prova prática sobre conhecimento da aeronave a cargo dos comissários. O comissário recebe o CHT – Certificado de Habilitação Técnica e está apto para voar. O documento é expedido pela ANAC e é válido por cinco anos. O tripulante não incide em nenhum custo relativo ao treinamento ou à emissão do CHT.

Qual a perspectiva de progressão na carreira?

Cada empresa apresenta um plano de carreira distinto. No entanto, todas valorizam a senioridade, ou seja, o tempo de serviço do funcionário na empresa é sempre considerado. Aqueles com mais tempo de casa podem ter acesso a mais benefícios, como prioridade na marcação de férias, folgas em feriados e maior flexibilidade na escolha das rotas que desejarão trabalhar.

Conclusão

A carreira de comissário de bordo é um caminho empolgante e desafiador, repleto de oportunidades de crescimento, viagens e interações culturais. Porém, é essencial a preparação adequada para entrar nessa profissão. O treinamento rigoroso, a aprovação em diversos exames, a habilidade em lidar com situações inesperadas e a capacidade de fornecer um excelente atendimento ao cliente são apenas alguns dos aspectos que os futuros comissários de bordo devem dominar.

A escolha da escola de aviação é um passo crucial nesse processo. Uma instituição como a CEAB Brasil, que combina uma tradição de excelência, um corpo docente experiente e apoio pós-curso com divulgação de vagas de comissários.

No entanto, além da formação, os futuros comissários de bordo devem também se preparar para os processos seletivos, mantendo seus documentos em ordem e se atualizando constantemente sobre as novas tendências e requisitos do setor. Com dedicação, preparação e perseverança, a carreira de comissário de bordo pode ser não apenas um sonho, mas uma realidade gratificante e enriquecedora.
Bons voos!

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